Lago no paisagismo

Faça você mesmo: saiba como fazer a decoração externa da casa

Sem comentários

Hoje em dia, existem inúmeras formas para que você mesmo faça a decoração externa da casa, não é mesmo? Esse é um ambiente que merece uma atenção especial, uma vez que proporciona momentos agradáveis e de relaxamento. Além disso, espaços externos, como varandas, quintais e jardins, possibilitam um contato mais próximo com a natureza e, consequentemente, mais bem-estar e qualidade de vida.

Com base nisso, resolvemos apresentar no artigo de hoje incríveis dicas para que você mesmo mude a sua área externa residencial. Vale mencionar que, mesmo que pequenas, mudanças feitas manualmente são capazes de incrementar ainda mais a decoração e deixam o ambiente muito mais aconchegante. Se você tem curiosidade sobre o assunto, continue com essa leitura e confira as nossas sugestões para decoração externa da casa!

1. Construa um lago ornamental para ter um elemento diferenciado na decoração externa da casa

Embora pareça uma tarefa difícil, a construção de um lago ornamental pode facilmente ser realizada com equipamentos e ferramentas adequadas, além de dicas sobre a instalação. O processo se baseia em algumas etapas principais:

  • escolher e preparar o local;
  • fazer um buraco;
  • impermeabilizar o espaço;
  • instalar a filtragem para lago;
  • e finalizar, colocando a água e escolhendo os itens decorativos.

Escolha o local do lago ornamental

Inicialmente, é importante escolher o local que será feito o lago e demarcá-lo de acordo com o formato que você quer que ele tenha. Os formatos mais usuais são o oval, em formato de feijão, em formato de oito ou em formato de gota. Essa demarcação pode ser feita com qualquer material, incluindo pedras, areias, sprays, cal e cordas.

Cave o buraco

Feito isso, é o momento de cavar o buraco, que vai funcionar como a base do lago. Com uma pá, remova toda a terra que se encontra dentro do perímetro marcado. As paredes devem ser cavadas a 45 graus, facilitando o acabamento e evitando o desmoronamento de terra.

Já a profundidade deve ser, no mínimo, 40cm em partes mais fundas e 20cm em partes mais rasas. Em locais mais frios, recomenda-se fazer o buraco com, pelo menos, 80cm, garantindo que os peixes fiquem protegidos das baixas temperaturas.

Impermeabilize com mantas especiais para lagos

Com a base do lago feita, é o momento de impermeabilizá-la. Normalmente, são aplicadas mantas de PVC ou EPDM e, por cima, mantas de geotêxtil, ideais para proteger o lago dos elementos de decoração, como das pedras. Para instalar, é importante deixar a manta bem solta, sem tensionar nenhuma parte, e com cerca de 30cm de borda para fora, garantindo mais segurança.

Instale os filtros para o lago

Um lago ornamental precisa de um sistema de filtragem adequado e dimensionado especialmente para o volume de água a ser tratada. O lago deve contar com filtro biológico, filtro UV, gerador de ozônio e bombas para lagos. Com todos os equipamentos instalados corretamente, o lago ficará sempre com água cristalina, sem cheiro e com os peixes saudáveis.

Finalize com decoração e peixes

Com tudo isso pronto, basta decorar o local com areia, pedras e enchê-lo com a água. Com o tempo, inclua a vegetação, a iluminação e peixes no seu lago e aproveite!

2. Utilize flores na decoração

Ter um jardim na área externa de uma casa é uma maneira de se aproximar ainda mais da natureza e ainda de levar beleza e frescor ao ambiente. Por esse motivo, a nossa sugestão é que você crie a sua própria área verde, escolhendo as plantas que mais gostar.

Uma boa dica é apostar em diferentes tipos e cores de flores, tornando o espaço mais alegre. Utilize as begônias, antúrios, astromélias, hortênsias, margaridas, azaleias, gérberas, petúnias, lírios, crisântemos e narcisos.

Vale citar ainda que, para jardins menores, é possível reaproveitar latinhas e potinhos de alimentos para servir como o próprio vasinho da planta. Para isso, deixe completamente aberta uma das extremidades e faça alguns furos na outra. Depois, pinte as embalagens ou faça um revestimento com adesivos para ficar mais bonito.

3. Decore com móveis reutilizados

Além de ser uma forma de economizar na decoração de sua casa, utilizar móveis antigos em áreas externas é um jeito de levar rusticidade e, ao mesmo tempo, inovação ao ambiente.

Gavetas soltas e quebradas, cadeiras, pequenas cômodas, mesinhas de centro, escadas não utilizadas e criados-mudos, por exemplo, podem virar um ótimo local para colocar os vasos das flores e incrementar a decoração do espaço. Se os móveis forem feitos em madeira maciça, o resultado é visualmente ainda mais agradável.

Se você quiser dar um toque de cor ao espaço, também é possível pintar os móveis. Inicialmente, passe uma camada de tinta branca e depois a cor desejada. Para garantir uma durabilidade maior do item, também é interessante impermeabilizá-lo ou passar uma camada de verniz.

4. Utilize caixotes e gaiolas

Caixotes de feiras e gaiolas reformadas são capazes de levar um estilo mais vintage para a decoração. Por isso, a nossa sugestão é que você aproveite esses itens, transformando-os em incríveis peças decorativas.

As gaiolas, por exemplo, podem ser pintadas e utilizadas como arranjos de flores, sejam eles suspensos ou não. Já os caixotes devem ser lixados e, caso queira, pintados com uma cor bem bonita. Nesse caso, é possível utilizá-los de várias formas.

Algumas sugestões são:

  • usar como base de vasos de flores e de cactos;
  • prender na parede com o auxílio de pregos e utilizar como uma prateleira suspensa;
  • colocar duas pequenas almofadas sofre o item e usar como um delicado banco.

5. Coloque uma iluminação diferenciada

Por fim, a iluminação do espaço também deve ser personalizada, a fim de que o ambiente ofereça mais aconchego. Para isso, a sugestão é que você mesmo faça luminárias criativas, utilizando garrafas de vidro de diferentes cores.

Para isso, higienize e espere que as garrafinhas sequem. Depois, coloque dentro delas um pisca-pisca, também conhecido como luzinhas de Natal, deixando a tomada para fora. Finalmente, utilize a luminária em pontos estratégicos da área externa, como no centro de mesas ou até mesmo próximo ao lago ornamental, levando um toque de delicadeza e criatividade.

Não se esqueça de que para a decoração externa da casa ficar bem iluminada, é importante investir em outros métodos de iluminação, como luminárias de teto, pequenos postes de jardins e luminárias de embutir no solo. Além disso, essa é uma maneira de enfatizar os itens decorativos, como as flores e o lago. Por isso, sempre que quiser evidenciar, lembre-se de direcionar a iluminação para aquele local.

Aproveite nossas dicas e ponha a mão na massa

Pronto, agora que você já viu incríveis dicas para que você mesmo faça a decoração externa da casa, não perca tempo e deixe esse espaço ainda mais aconchegante. É válido falar ainda que esse é um jeito de oferecer requinte ao ambiente de um jeito simples, mas, ao mesmo tempo, surpreendente.

Se você gostou do post de hoje, compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem  fazer a decoração externa da casa. Até mais! Não deixe de seguir nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *