Lago no paisagismo

Paisagismo e jardinagem: como começar a cuidar da área externa da casa

Sem comentários

Com tantas preocupações do dia a dia, estamos sempre em busca de atividades que amenizem o estresse e nos tragam mais tranquilidade. Algumas pequenas atitudes como cuidar do paisagismo e jardinagem da nossa casa podem ajudar muito a alcançar essa meta.

Por si só, o ritual de cuidar das plantas já traz diversos benefícios para o bem-estar físico e emocional. Para muita gente, essa é uma atividade terapêutica. Sem falar que uma área externa bonita e bem cuidada é convidativa para um maior convívio familiar e também um grande incentivo para uma rotina mais saudável.

Portanto, que tal aprender um pouco sobre como trabalhar o paisagismo e jardinagem em casa? Confira as orientações que separamos para que você melhore sua qualidade de vida e dê uma nova cara para o seu lar!

Faça uma sala de estar ao ar livre

A sua área externa pode ser uma extensão da sala de estar e se transformar em mais um espaço de relaxamento e convivência. Lá, você poderá curtir momentos agradáveis com a família, receber os amigos com conforto e sofisticação e também relaxar com tranquilidade nos momentos de descanso.

Falando nisso, para deixar o espaço ainda mais relaxante, que tal separar um cantinho especialmente para esse objetivo? Você verá que ter um espaço zen na sua área externa vai trazer muitos benefícios para o seu dia a dia.

E quanto ao lado estético, você pode se inspirar nas tendências de decoração externa, como usar elementos rústicos e apostar nas cores do momento — segundo a Pantone, maior autoridade no assunto, a cor de 2018 é o Ultra Violet.

Escolha móveis próprios para áreas externas

Além de pensar na beleza dos móveis escolhidos para a área de estar do seu jardim, você deve lembrar que essas peças ficarão submetidas a intempéries típicas de áreas externas, como chuvas, umidade e exposição ao sol.

Por isso, é muito importante que você escolha peças que são adequadas para esse tipo de ambiente, isto é, que sejam construídas com materiais resistentes às condições citadas acima.

Procure também incluir uma pequena área coberta no seu jardim, como um toldo, uma cobertura de telhas ou grandes ombrelones. Assim, você também poderá aproveitar o espaço nos dias de chuva ou de sol forte.

Escolha bem as espécies de plantas

Executar um bom projeto de paisagismo e jardinagem requer que você entenda as condições naturais da sua área externa. Isso inclui analisar o clima, a incidência de sol e até o tipo de solo do seu quintal.

Nesse sentido, você precisa saber quais são as plantas mais adequadas para o local. Existem espécies, por exemplo, que não vingam em ambientes muito quentes, e outras que precisam de uma incidência direta de calor para sobreviver. Escolher espécies adequadas às condições da sua área é essencial para que as plantas cresçam fortes e saudáveis.

Depois de saber quais espécies podem ser plantadas no seu quintal, é hora de pensar na questão estética. Para criar um efeito visual bem interessante, você pode mesclar plantas de vários tipos e cores, além de apostar na variedade de texturas e tamanhos.

Aprenda os cuidados necessários para cada planta

Além de estudar quais plantas combinam mais com o clima do seu quintal, você também deve aprender os cuidados necessários para cada uma delas. Algumas espécies, por exemplo, precisam de uma frequência diária de rega, enquanto outras vivem melhor com pouca água.

Da mesma forma que as plantas podem morrer se não receberem a quantidade mínima de água que necessitam, a vida delas também pode ser prejudicada com a rega em excesso.

Não se esqueça da poda e da adubação

Normalmente, quando se trata de cuidados com as plantas, só pensamos nas tarefas do dia a dia — como a rega e o cuidado com o sol. Mas é preciso lembrar que o jardim também precisa de cuidados especiais, como poda, adubação e até mesmo tratamentos contra pragas.

Monte um calendário de tarefas

As preocupações com um jardim são muitas e é importante bolar algumas estratégias para não se confundir. Montar um calendário de tarefas, por exemplo, vai te ajudar a lembrar de tudo que deve ser feito, garantindo que as plantas recebam todo o cuidado que necessitam.

Outra dica interessante é agrupar as espécies por afinidade, de modo que cada zona do seu jardim será composta de plantas que necessitem de preocupações semelhantes.

Aposte em uma boa iluminação

De nada adianta apostar em paisagismo e jardinagem para criar uma área externa incrível se esse espaço vai ficar no escuro, não é mesmo? Por isso, é muito importante instalar uma boa iluminação, que vai trazer mais segurança e garantir que você possa aproveitar o ambiente a qualquer hora do dia.

Para tanto, invista nos itens apropriados. Assim como acontece com o mobiliário, também é imprescindível buscar peças de iluminação que sejam adequadas aos ambientes externos. Artigos próprios para dentro de casa podem ter uma vida útil reduzida ao serem expostos a determinadas condições, além de trazer riscos para a segurança.

Monte um lago ornamental

Construir um lago ornamental é uma excelente ideia para deixar o seu projeto de paisagismo e jardinagem ainda mais completo. Além de trazer um toque a mais de beleza e requinte para a sua área externa, já é cientificamente comprovado que a proximidade com a água traz diversas vantagens para a saúde.

Além disso, para tornar sua rotina ainda mais interessante, considere também a criação de carpas domésticas, que é um hobby bem fácil e vai te ajudar a relaxar.

O contato com a água vai intensificar ainda mais as vantagens de uma bela área externa, propiciando momentos de lazer e relaxamento e te ajudando a ter mais qualidade de vida.

Por fim, vale ressaltar que, assim como em todo o processo de paisagismo e jardinagem, o seu lago ornamental também precisa de alguns cuidados especiais para ser montado com sucesso.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso artigo sobre como construir um lago artificial e deixe sua área externa ainda mais bonita!

Nã deixe se seguir a nossa página no Facebook para ficar por dentro das ultimas novidades nos lagos ornamentais.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *