Cuidados com o lago Filtragem do lago

O coração do seu lago ornamental são as bombas de água

8 Comentários

Os equipamentos de um lago precisam de cuidados especiais e de manutenção periódica para que se obtenha o melhor desempenho e prolongue sua vida útil e a bomba para lago não é diferente. Importante também é saber dimensionar e entender como a bomba para lago funcionam na hora de escolher a melhor opção para o seu projeto.

A bomba para lago é um equipamento fundamental para o “bem-estar” do lago. Ela possui diversas funções como enviar água para filtros biológicos, filtros ultravioletas (UVs), fontes ou cascatas, movimentar a água para aumentar a oxigenação, esgotar ou drenar água do lago e fazer a transposição de água de um lago para outro reservatório.

Saiba como calcular o consumo da sua bomba para lago

De acordo com a marca,  a bomba para lago pode apresentar a potência em diversas unidades de medidas como Watts (W), Cavalo-Vapor (CV) ou Força de Cavalo (HP do inglês Horse-power). Com o valor da potência, no caso em W, conseguimos calcular o consumo mensal que ele gasta, o que é muito fácil. Por exemplo, no caso da nossa bomba para lago ORCA 8000, marca Cubos, que possui potência de 80W. Com a bomba trabalhando 24 h por dia consumirá 1920W e, por mês (apenas multiplicar por 30), 57600W ou 57,6 KW/mês. Assim, se o KW da região for R$0,35, ela terá um custo mensal de energia elétrica de R$20,16. Desta forma, você consegue verificar o consumo mensal de qualquer bomba através da potência.

O consumo de uma bomba para lago tem sempre relação com a vazão e coluna de água

Não se deixe enganar por bombas milagrosas que prometem baixíssimo consumo, consulte sempre um especialista para saber se realmente essa é a bomba ideal para o seu projeto. Outra especificação importante que as bombas possuem é a vazão (l/h ou m³/h) e coluna d´água. Esses valores são apresentados juntos no gráfico denominado “curva de desempenho”. Através dele, conseguimos verificar qual a bomba de lago ideal para enviar água para uma cascata ou fonte com altura já conhecida. No caso das bombas Cubos linha Orca, você pode verificar a curva de desempenho na figura abaixo:

Curva de desempenho da bomba para lago da Cubos linha Orca

Após escolhermos a bomba ideal para uma determinada aplicação, é importante lembrarmos que ela possui, como qualquer equipamento elétrico, um tempo de vida útil.  Devemos considerar como relevante a periódica verificação e manutenção. Para isso, neste post tivemos o auxílio do técnico Pedro Eduardo Lourena. Ele demonstra como fazer a limpeza de uma bomba para lago da linha ORCA e os problemas que ocorrem caso haja negligência nisso.

8 comentários

  1. Boa noite.meu lago para peixes ê pequeno 2.00×1.60×0.50 .para tartarugas 03 e cascudo e tilapia em numeros de ate 12 unidades total. Como oxigenar essa agua?do q preciso? No aguardo.

  2. Bom dia. Tenho uma duvida:
    Por quanto tempo a motobomba deverá ficar ligada, considerando que ela irá recirculae e filtrar a água do Lago, em 4hs.
    Obrigado

    1. Arnaldo, boa tarde. As bombas em lagos ornamentais devem ficar ligadas 24h por dia sem interrupções. Isso porque o filtro biológico necessita de constante oxigenação para as bactérias nitrificantes.

    1. Oi Adilson, para o seu lago pode trabalhar com uma Cubos Orca 15000. Mas tudo vai depender também do tipo de filtro. Vou lhe enviar um e-mail para entender melhor o seu caso. Att.

  3. Boa noite, vou fazer uma lago de aproximadamente 100.000 litros, pesquisei bastante na internet sobre filtragem, ozônio, etc e pela que vi a cubos é uma das melhores empresas nesse segmento. Podem fazer um orçamento pra mim desse lago? Entrem em contato via e-mail ou whatssapp por gentileza.
    Muito obrigado.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *