Lago no paisagismo

Como utilizar a água no paisagismo residencial

Sem comentários

O som, o ritmo e a aparência da água são características cada vez mais valorizadas nos projetos com água no paisagismo residencial. Isso porque, além de beleza, esse elemento também transmite sensações agradáveis às pessoas que circulam pelo ambiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira os benefícios da água no paisagismo e descubra algumas maneiras de utilizá-la em sua casa!

Os benefícios da água no paisagismo residencial

O paisagismo contemporâneo valoriza muito os elementos naturais. Entre eles, a água ganha destaque por permitir inúmeras composições. Veja, abaixo, os principais benefícios para quem usa esse recurso nas áreas da residência.

Valorização do ambiente

Se na natureza a água atrai pessoas, no ambiente doméstico não poderia ser diferente. Quando é inserida em um projeto, ela facilmente se transforma em ponto focal.

É difícil ignorar a presença desse elemento, principalmente quando ele aparece em espaços construídos e decorados pelo homem. Detalhes como o barulho, o movimento e a transparência de um “enfeite líquido” são capazes de valorizar qualquer paisagem ou arquitetura.

Sensação de bem-estar

É praticamente impossível encontrar alguém que não se sinta confortável perto de ambientes com água. Afinal, o som gerado quando ela percorre as pedras, ramos e plantas transmite a sensação de paz, equilíbrio e relaxamento.

Há quem diga que o barulho da água também traz lembranças do útero materno. Não é à toa que quem permanece ao lado de um lago ou de uma fonte sinta um contato mais próximo com a vida e a natureza.

Ar limpo e de qualidade

A qualidade do ar nos espaços fechados tende a ser baixa quando comparada com o ar encontrado em um ambiente natural. A situação só piora com o uso constante do ar-condicionado, já que o aparelho elimina parte da umidade que é importante para o funcionamento do sistema respiratório.

Felizmente, a água pode resolver o problema da falta de umidade em espaços residenciais. Mantida em recipientes ou em reservatórios, ela passa a ser liberada no ambiente aos poucos, na forma de vapor. Tal condição ajuda a manter o ar úmido e adequado à saúde dos usuários.

Maneiras de usar a água no paisagismo residencial

O mercado oferece muitas opções para quem quer decorar a casa com água. Entre acessórios prontos e projetos personalizados, o consumidor tem a possibilidade de escolher a solução que melhor atenda seus objetivos.

Veja 5 maneiras interessantes de utilizar água no paisagismo residencial:

1. Cascatas

As cascatas para jardins lembram as grandes cachoeiras e são valorizadas por produzirem sons agradáveis e constantes. Quanto maior o modelo e a queda d’água, maior a chance de abafar os sons indesejados que vêm da rua.

A instalação da cascata é simples: você pode aproveitar um declive existente no terreno ou escavar a área desejada. Independentemente da escolha, o ideal é manter sempre uma inclinação de 5 centímetros para cada 3 metros de córrego.

A base e a borda da cascata podem ser cobertas com 3 tipos de pedras:

  • modelos grandes para emoldurar;
  • modelos pequenos para fazer conexões;
  • cascalhos para preencher as fendas e o fundo do córrego.

Para finalizar, use plantas aquáticas e terrestres e, se possível, instale luminárias tipo spot ou balizadores ao redor da cascata. Essa solução vai iluminar o local no período noturno e deixar o seu quintal ainda mais encantador.

2. Espelhos d’água

O espelho d’água nada mais é do que um lago sem vida com pouca profundidade. O seu nome representa exatamente a função desse tipo de projeto: refletir as nuvens do céu, os objetos e as paisagens que o circundam.

Os espelhos podem ser instalados dentro ou fora de casa, pois são mantidos sobre um piso impermeabilizado. O tamanho total vai depender da área disponível para o projeto, mas é interessante que a profundidade fique em torno de 20 a 40 centímetros.

Seja composto de linhas orgânicas ou retilíneas, o espelho d’água é perfeito para decorar quintais de residências modernas e minimalistas. Para um melhor resultado, experimente incrementá-lo com vasos de plantas e esculturas distribuídas sobre a água.

3. Aquários

Quem nunca perdeu a noção do tempo observando a beleza de um aquário? Pois essa opção continua sendo valiosa para decorar ambientes internos com água.

Algumas pessoas vão além do básico e já apostam no aquário embutido na parede ou no tanque transformado em base para móveis.

Outra solução que vem ganhando destaque é a técnica de aquapaisagismo. Trata-se de uma arte que transforma simples aquários em belas paisagens em miniatura. Para um efeito mais realista, são usados diversos materiais naturais e artificiais, como plantas, pedras, troncos e substratos.

É claro que você também pode criar peixes nesse ambiente artístico submerso. E quanto maior a variedade de recursos, mais bonita a aparência do aquário.

4. Fontes

Da mesma forma que as cascatas, as fontes também geram sons que acalmam e inspiram. A principal diferença entre elas está no tamanho, já que as fontes são pequenas quedas d’água despejadas em recipientes.

As melhores opções para os cômodos internos são os modelos em vasos, em jarros ou em esculturas, que podem ser fabricados em plástico, cerâmica ou até pedra sabão. É importante que a fonte seja mantida perto de uma tomada que forneça energia à bomba.

As fontes externas, por outro lado, são maiores e costumam ser esculpidas em pedra ou em concreto. A maleabilidade desses materiais permite que os fabricantes forneçam modelos de diferentes formatos. Para o consumidor, a variedade de opções facilita a escolha de uma fonte que harmonize com o projeto paisagístico.

5. Lagos ornamentais

Mais profundo do que um espelho d’água comum, o lago ornamental é indicado para as pessoas que querem um pouco mais de natureza em casa com o uso da água no paisagismo. A vantagem é que esse tipo de tanque possibilita a criação de peixes, como as belas carpas.

Você pode adquirir um lago sob encomenda se quiser definir os detalhes do formato, da largura, da profundidade e da decoração. Apesar disso, saiba que alguns fabricantes já fornecem kits prontos contendo todos os produtos e os materiais necessários para a construção do lago ornamental.

Viu como a água pode estar presente em diferentes tipos de projetos? Agora que conhece as principais soluções, é só escolher o melhor modelo de paisagismo residencial que combine com você!

Quer mais dicas para a casa? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook! Assim, você fica por dentro das novidades e ainda tem acesso a conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *