Lago no paisagismo

Confira 7 dicas de jardinagem e paisagismo e aplique na sua casa

3 Comentários

Jardinagem e paisagismo nunca foram tão valorizados como atualmente. Cultivar e decorar com plantas tanto a área externa quanto a interna traz beleza e agrega muito valor ao imóvel — afinal, a consciência ecológica e sustentável está em alta. No jardim, a natureza é um convite ao descanso e às atividades de lazer prazerosas. As plantas tornam o ar mais leve, fresco, oxigenado e purificado. Dicas de jardinagem e paisagismo podem fazer com que você abra a mente para novas possibilidades.

Tendo em mente que paisagismo é a criação funcional e estética de uma paisagem, e jardinagem é o plantio e manutenção de jardins, fica claro que o projeto paisagístico só se concretiza através da jardinagem. Portanto, um completa o outro. Que tal aplicar, você mesmo, algumas sugestões em sua casa?

Confira o conteúdo cheio de dicas de jardinagem e paisagismo que preparamos pensando especialmente em você, que valoriza o verde, ama a natureza e curte cuidar da vegetação da sua casa.

1. Lago ornamental, uma das grande dicas de jardinagem e paisagismo do momento

Um pequeno lago artificial feito em casa recebe o nome de lago ornamental. Ele se destina à criação de peixes muito bonitos — como as carpas e os kinguios— e plantas aquáticas, que garantem beleza e o charme da “natureza viva” para a sua casa.

Esse tipo de lago aliado a um belo projeto de paisagismo, valoriza a estética do ambiente e colabora para o bem-estar de toda a família. Alívio do estresse acumulado do dia a dia,  equilíbrio mental e recuperação da energia do corpo são alguns dos benefícios que um lago ornamental pode proporcionar à sua saúde.

Todos esses benefícios se dão pelo movimento e também pelo barulhinho gostoso da água e dos peixes, do ar purificado, da beleza e da energia positiva trazida pelas pedras e pela vegetação. Além disso, o ambiente fica mais fresco e o ar mais puro.

Aproveite para ver como montar um lago ornamental passo a passo.

2. Canteiros com pedras e arbustos

Montar um pequeno espaço da área externa ou um aconchegante jardim de inverno decorado com canteiros contendo pedras e arbustos é mais fácil do que se imagina.

Esses canteiros também podem ter grama e vasos, além de terminar em um deck de madeira. Podem acomodar uma bela fonte de água, que tem efeito muito bonito quando as quedas d’água são altas, pois colaboram para umidificar o ar e deixá-lo mais leve e com uma brisa fresca.

Para curtir esse jardim invista em bancos ou cadeiras inseridos no canteiro. Não se esqueça de fazer um caminho entre as pedras para o acesso aos bancos. Se o espaço não comportar tais itens coloque futons nas muretas que o delimitam. Mas se a área for maior vale colocar uma mesa para tomar café da manhã ou da tarde.

3. Jardim vertical, perfeito pra espaços urbanos

Os primeiros jardins verticais ou paredes verdes surgiram, provavelmente, pelo desejo dos donos de apartamentos pequenos de cultivar plantas nesses ambientes pouco espaçosos. A importância de levar o verde para áreas urbanas também teve uma forte influencia no seu surgimento.

Mas a ideia vingou e paisagistas passaram a criar jardins verticais em projetos de todos os tamanhos. Projetos esses que acabaram refletindo em enorme beleza e melhor qualidade do ar, garantindo mais frescor e ar puro para nosso bem-estar. Entre essas áreas se destacam: varandas, paredes de jardins de inverno, salas e áreas de lazer. Samambaias, trepadeiras, vasos de parede e até uma horta podem compor a decoração de seu jardim vertical.

4. Vasos com suculentas

As suculentas são plantas resistentes a altas temperaturas e precisam de pouca água. Portanto regue-as com pouca água a cada 10 ou 15 dias aproximadamente. Essa indicação pode variar dependendo do clima da região.

Como existem inúmeras espécies de suculentas, é costume agrupar várias delas em vasos grandes ou plantar cada uma em um vaso pequeno dispondo-os lado a lado.

Algumas são pendentes, ideais para vasos de parede ou pendurados. Já outras, atingem uma altura maior e ficam perfeitas em vasos únicos. Um exemplo é a Haworthia Fasciata, que possui folhas longas e pontudas rajadas de verde e branco.

Seu cultivo é uma boa solução para quem quer preservar jardins em cidades de clima quente. Também é uma ótima ideia para quem adora plantas e deseja manter a vegetação sempre bela em qualquer estação do ano.

5. Objetos de decoração

O jardim fica muito mais aconchegante se decorado com objetos que você gosta. No lago artificial, por exemplo, a cor das pedras podem se contrastar com o verde da vegetação ou com o tom do fundo do lago ou mesmo com uma luminária submersa.

Colocar um belo chafariz ou uma cascata, dentro do lago ou com queda para seu interior, traz um efeito surpreendente e impactante para o ambiente.

Pendure gaiolas e luminárias de arame em pontos estratégicos. Use enfeites que remetem à natureza, como quadrinhos de aves, peixes e corujas.

Invista em vasos e cachepôs coloridos, peças que remetem aos países orientais e reaproveite objetos antigos, como aquela velha chaleira que pode ser transformada em um lindo suporte para plantas.

6. Iluminação especial

Qualquer jardim ganha destaque se estiver com a iluminação adequada. As luzes podem deixar um ambiente mais acolhedor, divertido ou mesmo dramático. Para conseguir o primeiro efeito aposte em luzes de tons quentes. Um local de diversão aceita muito bem uma iluminação colorida.

Já, a dramaticidade, é conseguida de duas maneiras: mirando o feixe contínuo de luz diretamente para o chão ou vindo dele e iluminando uma área específica da parede.

7. Jardim perfumado

Beleza e sensação de bem-estar também podem ser despertadas pelo olfato, sabia? Investir em plantas com flores que, além de bonitas, são também cheirosas é uma aposta certeira para deixar o jardim perfumado e muito mais convidativo e aconchegante.

Que flores escolher? Aposte em gardênia, jasmim, laranjeira, madressilva, dama-da-noite, manacá-de-cheiro, murta, viburno, ervas aromáticas e, é claro, rosas.

Ao optar por investir nessas flores, tome o cuidado de não colocar flores com perfumes diferentes uma ao lado da outra. Dessa forma, os odores não irão brigar entre si.

Use seus talentos como criatividade, gosto por realizar trabalhos manuais, paixão pela natureza e vontade de agradar parentes e amigos. Ponha em prática nossas dicas de jardinagem e paisagismo hoje mesmo.

Aproveite para assinar nossa lista de e-mail e receber mais conteúdos interessantes como esse direto na sua caixa postal.

3 comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *