Lago no paisagismo

Relaxar em casa: 5 ideias para ter o seu cantinho aconchegante

Sem comentários

Depois de um dia corrido no trabalho, não há nada melhor do que ter um lugar especial para relaxar em casa, não é mesmo? Tomar um banho agradável, ou ter um espaço confortável para colocar a leitura em dia e para contemplar, pode deixar a nossa rotina muito mais leve, além de proporcionar diversos benefícios para a saúde.

Por isso, separamos algumas dicas criativas para que você possa ter o seu cantinho aconchegante, para você relaxar em casa, sempre que quiser. Confira!

1. Transforme o seu banheiro em um spa

Com algumas mudanças, você pode transformar o seu banheiro comum em um verdadeiro spa de relaxamento.

Elementos naturais

Para começar, você pode escolher materiais que remetam ao relaxamento, como pedras e madeiras. Alguns tipos de revestimentos também podem ajudar nesse processo, como as pastilhas e os tijolinhos.

O ideal é conferir um ar mais orgânico ao ambiente, sendo que os elementos naturais são essenciais para isso. Os tons escolhidos devem ser mais leves, mesmo que o ambiente receba pontos coloridos. Optar por um azulejo azul claro, por exemplo, pode ser uma boa ideia.

Cromoterapia e iluminação

As cores também desempenham um papel importante na iluminação. A cromoterapia no banho é usada, até mesmo, como tratamento auxiliar para vários distúrbios e doenças. Para o descanso, o ideal é apostar nas cores verde, azul, turquesa e violeta.

Além disso, é interessante que a arquitetura do banheiro se beneficie bastante da luz natural, com janelas grandes e abertas. Durante a noite, uma luz indireta pode ajudar a criar um clima mais intimista.

Banhos relaxantes

Não há quem não tire proveito de um bom banho relaxante. Por isso, invista em uma ducha de qualidade e, se possível, em uma banheira para os banhos mais longos. O contato com a água é extremamente benéfico no processo de relaxamento.

O uso de sais, de espumas de banho e de velas aromáticas pode deixar esse momento ainda mais especial.

2. Aposte em um cantinho da leitura

Tirar um momento do dia para colocar a leitura em dia, ou somente para descansar em uma poltrona confortável, pode ajudar a organizar os pensamentos, aliviando o estresse cotidiano. Por isso, investir em um cantinho da leitura pode ser ideal para quem busca um espaço para relaxar em casa.

Móveis confortáveis

Escolha móveis confortáveis e ergonômicos, que permitam que você possa relaxar por bastante tempo, sem sentir nenhuma dor ou desconforto. Poltronas e sofás com apoios podem ser ideais para esse objetivo.

Para uma decoração ainda mais agradável, você também pode apostar nas redes e cadeiras de balanço. Existem modelos no mercado para todos os estilos, dos mais despojados aos mais requintados.

Não se esqueça de deixar seus livros e revistas preferidas ao alcance. Você pode fazer isso com uma estante, com nichos de apoio ou com um revisteiro, por exemplo.

A melhor iluminação

Para decorar um cantinho de leitura relaxante, é essencial se preocupar com a iluminação adequada. Um quarto muito escuro pode prejudicar a visão de quem utiliza o espaço, enquanto uma luz muito branca e forte pode quebrar o efeito de relaxamento.

Pendentes e abajures são muito eficientes em propiciar um ponto de luz focal e aconchegante. Prefira peças com cores e revestimentos leves e orgânicos.

3. Aproveite das propriedades benéficas das plantas

Em qualquer cômodo da casa, as plantas podem trazer diversos benefícios para o seu bem-estar. Além de purificar o ar, elas ajudam a controlar a temperatura, trazem boas energias e ainda podem deixar a casa com um aroma incrível.

O contato com a natureza é muito agradável e estimula as interações positivas entre os moradores!

As melhores espécies

Para trazer a natureza para dentro de casa, é preciso pesquisar quais plantas se adaptam melhor à área interna e à quantidade de luz que você tem disponível.

A clássica samambaia é uma das melhores opções, já que sobrevive bem à meia luz e cria um efeito decorativo lindo.  As orquídeas também se adaptam bem à área interna, principalmente aos cômodos mais frios, como o banheiro.

As suculentas e as espadas de São Jorge são outras opções que podem ser cultivadas com iluminação indireta. Outra vantagem é que elas não precisam de muita água e manutenção. Espécies aromáticas, como a lavanda e o alecrim, também são boas escolhas.

4. Valorize a aromaterapia

A aromaterapia é uma ótima aliada na hora de criar um ambiente com um clima zen e relaxante. Para isso, além de aproveitar as plantas aromáticas, apresentadas no tópico anterior, você também pode utilizar difusores e óleos essenciais.

Os aromas de Patchouli, Lavanda, Olíbano, Camomila, Bergamota e Capim Limão são muito recomendados para o relaxamento. Escolha o seu preferido!

5. Invista na ampliação e melhoria da área externa

Criar um espaço para relaxar dentro de casa é uma ótima ideia, mas a área externa ainda continua sendo a mais propicia para isso. Por isso, invista em melhorias no seu quintal, criando um espaço de descanso, diversão e descontração.

Construa um lago artificial para relaxar em casa

Como você já viu, o contato com a água é altamente benéfico para quem busca o relaxamento. E não é preciso estar dentro dela para conseguir esse efeito, sendo que, a presença em um ambiente com água já é suficiente para proporcionar o descanso.

Há quem diga, por exemplo, que o barulho de água caindo nos remete aos sons do útero materno, ou que as partículas aquáticas ajudam a purificar o ambiente. O fato é que, sem dúvida, a água passa uma sensação de bem-estar incrível.

Por isso, uma boa ideia é investir na construção de lagos ornamentais. Essa mudança na sua área externa, além de trazer mais qualidade de vida para a sua família, também contribuirá para a valorização do seu imóvel.

Criar espaços aconchegantes para relaxar em casa é essencial para deixar o dia a dia mais tranquilo e saudável. Quer saber mais sobre os lagos ornamentais? Então participe do nosso grupo de discussão no Facebook.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *