Blog da Cubos Lagos

5 acessórios necessários para cuidar do seu lago ornamental

Os lagos ornamentais ou artificiais, como também são conhecidos, são bastante usados para compor jardins. Eles cumprem um objetivo estético no projeto paisagístico da sua casa, sendo que a maioria deles é construído na área de lazer. Esses lagos ainda têm o papel de estocar a água das chuvas e de, assim, economizar o recurso para ser usado em outras atividades domésticas.

Embora pareça difícil, montar um lago ornamental é uma tarefa simples. Contudo, é preciso estar atento a alguns detalhes, como o tamanho e a profundidade do lago, a assimetria e a regularidade da escavação, a localização da cascata, a instalação da bomba para lago, a escolha da diversidade de peixes e os detalhes estéticos.

Não existem regras para a sua criação, mas reunimos aqui algumas dicas de acessórios essenciais, que vão permitir o perfeito funcionamento, a necessária manutenção e os cuidados ideais para o seu lago. Acompanhe!

1. Sistema de filtragem mecânico e biológico

O equipamento mais importante para o lago ornamental é o sistema de filtragem. O ideal é que esse filtro ele exerça, pelo menos, as funções mecânicas e biológicas.

A filtragem mecânica tem a função de reter as partículas sólidas e mais grossas em suspensão no lago, enquanto a biológica fica por conta da decomposição da matéria orgânica (folhas, coliformes fecais dos peixes, entre outros restos orgânicos que podem causar danos à saúde dos peixes). Esse filtragem biológica é feita por bactérias especializadas que ficam presas às mídias dos filtros.

Esse sistema de filtragem é ideal para manter o equilíbrio do lago ornamental. São sistemas compactos e de fácil instalação.

2. Bomba para lagos

A bomba de água para lagos ornamentais é o equipamento que irá fazer com que todos os filtros funcionem de forma correta. Devido a sua enorme importância, o recomendado é que sempre se tenha pelo menos duas bombas funcionando no lago ornamental. Caso uma das bombas para de funcionar por qualquer motivo, você ainda terá a outra bomba do lago funcionando e oxigenando a água para os peixes não morrerem.

3. Filtro ultravioleta dimensionado corretamente

O filtro ultravioleta (UV) é outro acessório indispensável para os lagos ornamentais. Esse filtro é composto por uma lâmpada interna que emite a radiação ultravioleta, sendo essa luz capaz de destruir o DNA das algas e de evitar que elas se proliferem na água do lago.

O filtro ultravioleta tem lâmpadas disponíveis nas potências 9W, 18W, 36W, 60W, 95W e 150W, para lagos de até 40 mil litros. É importante lembrar que essas lâmpadas têm vide útil de um ano e, portanto, é preciso ficar atento à manutenção e à troca no tempo certo.

4. Filtro de ozônio

O sistema gerador de ozônio é uma tendência bem moderna, com uso recente no Brasil. Ele libera ozônio na água para realizar a degradação de toda a matéria orgânica do lago ornamental. Essa filtragem feita pelo ozônio possibilita a limpeza, a assepsia e a oxigenação da água, tornando-a mais cristalina. O ozônio é capaz de até mesmo destruir as moléculas de amônia. Lembre-se de que a geração de ozônio deve ser feita na medida certa para o volume do lago. O recomendado é usar esse filtro em conjunto com o filtro UV no seu lago ornamental.

5. Carvão ativado

O uso do carvão ativado também é importante para os cuidados com o lago ornamental. Isso porque ele realiza uma filtragem química da água, removendo, principalmente, compostos que colorem e contaminam a água.

O produto é indicado, pois retira odores ruins, melhora a coloração da água e adsorve a pigmentação proveniente da decomposição das folhas que caem sobre o lago. O carvão ativado deve ser usado constantemente na manutenção do lago ornamental e substituído de 3 em 3 meses.

Outros acessórios não menos importantes

Para tornar o seu lago ornamental ainda mais equipado, vale também investir em:

A perneira de nylon facilita o dia a dia de quem fará a manutenção do lago ornamental. Isso porque, com ela, é possível entrar no lago sem precisar trocar de roupa, evitando molhar a roupa do corpo ou mesmo sentir frio devido ao contato com a água. Para maior praticidade, essa perneira pode ser fixada na cintura. Assim, há maior flexibilidade dentro do lago.

O passaguá também é um acessório interessante para quem tem as carpas koi no lago ornamental. É a melhor forma de capturar essa espécie de peixes delicados.

Outros cuidados

Mais do que usar esses acessórios que listamos até aqui, é preciso ainda tomar alguns cuidados importantes com o seu lago ornamental. O 1º deles é realizar um teste de pH. O ideal é que o pH esteja entre 7,2 a 7,8, já que essa é a melhor faixa para as carpas que irão povoar o lago ornamental.

Outro cuidado é em relação ao teste de amônia. Deve ser usado um reagente durante o teste para verificar as condições químicas da água e, a partir dessa análise, será possível tomar as medidas necessárias para garantir que ela esteja equilibrada. A água do lago deve ser coletada, e os reagentes serão aplicados para que ocorra então a avaliação dos parâmetros da água. O ideal é que o nível de amônia no lago ornamental seja correspondente a 0. Até porque, se o pH estiver muito alto, a amônia pode ficar ainda mais tóxica para os peixes que vivem no lago artificial.

A ração para os peixes é outro ponto de destaque. É importante prezar pela qualidade da ração, pois é ela que vai ajudar na absorção dos nutrientes. Outro ponto é que a ração de boa qualidade dificilmente vai gerar muitas impurezas na água.

Vale ainda ter um medidor para alimentar os peixes do lago ornamental com a quantidade adequada de ração, evitando desperdícios e impurezas extras no reservatório de água.

E então, o que achou das nossas dicas de acessórios para equipar o seu lago ornamental? Se você quer garantir o perfeito funcionamento e maior vida útil para o seu reservatório, entre em contato com a Cubos e conheça os produtos que você pode adquirir para a sua área de lazer.

Sair da versão mobile