Neste post explicaremos uma das formas de tratamento do lago após ter desenvolvido um “boom” de algas. Quem não quer um lago com a água sempre cristalina, não é verdade? É comum o desenvolvimento de algas no lago que se formam no substrato, pedras, seixos, e na própria água. No entanto, essa multiplicação pode ocorrer de forma desenfreada, facilitada pela presença da radiação solar direta, grande quantidade de matéria orgânica (excesso de nutrientes) e oxigênio.
Índice
Veja como controlar as algas no lago ornamental
O legal é ter informações de como evitar a proliferação das algas no lago ornamental. Isso antes mesmo de montá-lo. Dessa forma, teremos maior sucesso para corrigir estes problemas. Porém, quando a proliferação de algas já ocorreu, não é o fim do mundo! Há diversos produtos no mercado que matam as algas. Existem, por exemplo, os algicidas, mas é importante verificar se estes não farão mal para os peixes e que são fabricados especialmente para lagos ornamentaos. Geralmente, os algicidas devem ser utilizados em conjunto com um produto clareador, também chamado de floculador. A função do clareador é de aglutinar a sujeira vinda das algas mortas. E com as partículas aglutinadas e maiores, os filtros conseguem captar essas algas com mais facilidade.
A correta aplicação dos produtos é fundamental para um bom resultado
Estes produtos, o algicida e o clareador, possuem uma ordem e forma correta de aplicação independente da marca utilizada. A sequência é a seguinte:
- Primeiro, deve-se colocar o algicida com todas as bombas do lago funcionando durante pelo menos três horas. Desta maneira, o produto se espalhará por toda água do lago agindo para matar as algas. Principalmente aquelas em suspensão.
- Após isto, desligar a bomba e colocar o clareador ao longo de todo o lago e deixá-lo agir por uma hora. Assim, ocorrerá a sedimentação e aglutinação da matéria orgânica produzida pelos peixes e das algas mortas.
- Por fim, ligar todas as bombas do lago para que elas enviem a sujeira sedimentada para dentro do filtro.
- As bombas e o filtro UV devem ser mantidos ligados 24 horas para que a água se mantenha cristalina.
Um dos erros que acontece é utilizar o clareador com as bombas do lago funcionando. Com o movimento da água, a matéria orgânica não consegue sedimentar e, por fim, a bomba não enviará a sujeira para o filtro. Assim, o lago continuará com a sujeira em suspensão e, consequentemente, esta sujeira se tornará substrato para o desenvolvimento de mais algas. Portanto, seguir a sequência orientada pelos fabricantes é importante para a limpeza do lago.
O uso do filtro UV
Outro erro é utilizar o filtro UV mal dimensionado para a quantidade total do volume de água do lago. Isto acontece quando utilizamos um filtro UV de potência inferior da recomendada pelo fabricante. Muitos filtros UVs chineses ou importados possuem a especificação errada para o clima do Brasil. Por isso, opte sempre por produtos de fabricação nacional. Outro erro é não fazer a reposição da lâmpada do filtro UV no tempo adequado. Ela possui um tempo de vida útil em que a radiação ultravioleta é eficiente e, após isso, perde a radiação gradualmente. As lâmpadas UVs devem ser trocadas de 10 a 12 meses, apesar de poderem continuar acesa por diversos anos, mas sem eficiência.
Bibliografia
Adamse, P.; Britz, S. (1992) Spectral quality of two fluorescente UV sources during long-term use. Photochemistry and Photobiology, 56:641-644.
Thiago de Campos Belão é Biólogo, mestre e doutor em Ciências Fisiológicas pela UFSCar. Especializou-se em fisiologia animal com enfase em peixes tropicais e, principalmente, nas áreas de comportamento animal, metabolismo, toxicologia e nos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central e periférico.
Eu fiz um lago suspenso acho que as algas verdes e por que está batendo muito sol será
Oi Lizete, bom dia. As algas aparecem muito por conta do sol sim. Vou lhe enviar um e-mail para conversarmos melhor. Abraços.
Preciso de ajuda meu lago está verde e meus peixes não querem comer a ração e ainda está faltando oxigênio.
O que fazer ?
Wany, se os peixes não estão comendo é possível que a amônia da água esteja alta. Faça uma troca parcial (água sem cloro ou usando o Cubos Water Protect) de 50% e suspenda a ração por uns 7 dias. Vou entrar em contato por e-mail para entender melhor o seu caso.
Depois que eu acabar com as algas , posso desligar o filtro UV ? Pois estou com um filtro UV temporario aqui para acabar com as algas verdes. O aquario não recebe luz solar
Oi Carlos, o ideal é deixar ligado mesmo sem algas na água. O UV tem a função de desinfecção da água, isso ajuda a prevenir doenças nos peixes. Abraços.
Construi um lago, mas não consigo deixar a água clara. Sem algas principalmente. Preciso de ajuda.
Oi Ronaldo, vamos lhe enviar um e-mail.
Oi! Sabe me dizer se algicidas matam caramujos? Eu crio caramujos no lago e não queria prejudicar eles
Não temos esse teste, seria interessante você fazer um teste com uma pequena amostra.
boa tarde, tenho um lago e esta ficando verde, instalei a uv de 18w, mais ainda esta, oque eu faço?
Vamos lhe enviar um e-mail Carlos.
Minhas pedras então cheias de algas o que faço . Não sei o que fazer sao muitas
Oi José, para que possamos lhe orientar melhor, teria como entrar em contato pelo Whatsapp com algumas fotos ou vídeo? O número é o 11 3043-6800.