Blog da Cubos Lagos

Como lidar com um “boom” de algas?

Algas no lago

Neste post explicaremos uma das formas de tratamento do lago após ter desenvolvido um “boom” de algas. Quem não quer um lago com a água sempre cristalina, não é verdade? É comum o desenvolvimento de algas no lago que se formam no substrato, pedras, seixos, e na própria água. No entanto, essa multiplicação pode ocorrer de forma desenfreada, facilitada pela presença da radiação solar direta, grande quantidade de matéria orgânica (excesso de nutrientes) e oxigênio.

Veja como controlar as algas no lago ornamental

O legal é ter informações de como evitar a proliferação das algas no lago ornamental. Isso antes mesmo de montá-lo. Dessa forma, teremos maior sucesso para corrigir estes problemas. Porém, quando a proliferação de algas já ocorreu, não é o fim do mundo! Há diversos produtos no mercado que matam as algas. Existem, por exemplo, os algicidas, mas é importante verificar se estes não farão mal para os peixes e que são fabricados especialmente para lagos ornamentaos. Geralmente, os algicidas devem ser utilizados em conjunto com um produto clareador, também chamado de floculador. A função do clareador é de aglutinar a sujeira vinda das algas mortas. E com as partículas aglutinadas e maiores, os filtros conseguem captar essas algas com mais facilidade.

A correta aplicação dos produtos é fundamental para um bom resultado

Estes produtos, o algicida e o clareador, possuem uma ordem e forma correta de aplicação independente da marca utilizada. A sequência é a seguinte:

Um dos erros que acontece é utilizar o clareador com as bombas do lago funcionando. Com o movimento da água, a matéria orgânica não consegue sedimentar e, por fim, a bomba não enviará a sujeira para o filtro. Assim, o lago continuará com a sujeira em suspensão e, consequentemente, esta sujeira se tornará substrato para o desenvolvimento de mais algas. Portanto, seguir a sequência orientada pelos fabricantes é importante para a limpeza do lago.

O uso do filtro UV

Outro erro é utilizar o filtro UV mal dimensionado para a quantidade total do volume de água do lago. Isto acontece quando utilizamos um filtro UV de potência inferior da recomendada pelo fabricante. Muitos filtros UVs chineses ou importados possuem a especificação errada para o clima do Brasil. Por isso, opte sempre por produtos de fabricação nacional. Outro erro é não fazer a reposição da lâmpada do filtro UV no tempo adequado. Ela possui um tempo de vida útil em que a radiação ultravioleta é eficiente e, após isso, perde a radiação gradualmente. As lâmpadas UVs devem ser trocadas de 10 a 12 meses, apesar de poderem continuar acesa por diversos anos, mas sem eficiência.

Bibliografia

Adamse, P.; Britz, S. (1992) Spectral quality of two fluorescente UV sources during long-term use. Photochemistry and Photobiology, 56:641-644.

Sair da versão mobile