Lago no paisagismo

Áreas verdes urbanas: sinônimo de qualidade de vida para cidades e pessoas

3 Comentários

Pequenos oásis em meio ao caos da cidade grande, as áreas verdes urbanas promovem diversos benefícios. Muito mais do que apenas bonitas e agradáveis, elas ajudam a melhorar a saúde da população, a recuperar a qualidade de vida das cidades e ainda são uma ótima opção de lazer para os moradores.

Por isso, hoje separamos os maiores benefícios de jardins e outras áreas plantadas dentro das cidades. Confira!

Contato com a natureza

Nem só de carros, prédios e barulheira deve ser feita uma grande cidade. Os parques, as praças e áreas verdes em geral são essenciais para que a população também possa ter contato com a natureza, já que vários estudos comprovam os benefícios para a saúde física e mental de se ter um ponto de tranquilidade e descanso em meio a árvores, plantas e fontes de água.

E não é preciso morar no interior para colher esses privilégios: uma pesquisa finlandesa comprovou que passar pequenos períodos diários em espaços verdes, mesmo dentro da cidade, também traz mudanças muito positivas para o humor e a saúde!

Cidades mais bonitas e harmônicas

Quem é que não gosta de viver em uma casa bonita e bem arquitetada? Pois, com certeza, a regra também se aplica ao planejamento urbano dos espaços públicos. Uma cidade com árvores, parques, praças e lagos é uma cidade harmônica e agradável.

Isso melhora o humor dos moradores, que se beneficiam do clima aprazível, mesmo sem frequentar as áreas verdes diariamente. Trabalhar com uma vista bonita, ou dirigir por uma via arborizada, com certeza, são formas mais leves de enfrentar as tarefas do dia a dia.

Menos poluição sonora

Outro benefício das áreas verdes, que deixa mais agradável a rotina das cidades, é que elas abafam e aliviam a poluição sonora. O excesso de barulho e ruídos externos traz grandes prejuízos para a população, como aumento dos níveis de estresse, insônia e transtornos de ansiedade.

Manutenção do clima

As ilhas de calor são um fenômeno climático que afeta a maioria dos grandes centros urbanos. Por conta delas, a temperatura da cidade pode variar em até, aproximadamente, 10º C. Isso traz muitos problemas para a população, como o aumento do gasto de energia elétrica e um desconforto generalizado.

Normalmente, as áreas com uma grande concentração de edifícios são as mais afetadas, mas as áreas verdes podem ajudar a combater esse problema. Isso, porque a vegetação ajuda com o processo de evaporação, que é muito importante para manter o clima mais ameno.

As vantagens são ainda maiores nas áreas beneficiadas com algum tipo de fonte aquática, como nas praças com lagos ornamentais, já que, nesses pontos, a evaporação é mais intensa.

Equilíbrio hídrico

Quase não há espaço para os rios e cursos d’água nas cidades. Por isso, os espaços verdes e as reservas ambientais urbanas são fundamentais para o balanço hídrico de uma região.

Maior permeabilidade do solo em áreas verdes urbanas

Outra grande vantagem de se ter zonas de cobertura vegetal espalhados pela cidade é o aumento da permeabilidade do solo. Isso faz com que a água da chuva retorne diretamente para a terra e não acumule sobre revestimentos artificiais.

Uma permeabilidade satisfatória é essencial para evitar desastres socioambientais, como inundações, alagamentos e deslizamentos de terra causados pela água da chuva. Ela também ajuda e repor os lençóis freáticos, mantendo vivos os cursos de água naturais.

Purificação do ar

As áreas verdes urbanas também ajudam a melhorar a qualidade atmosférica. Naturalmente, a limpeza do ar acontece por conta dos processos de respiração das plantas e fotossíntese, que retiram gases prejudiciais e impurezas do ar e liberam oxigênio limpo.

Além disso, os espaços ricos em vegetação propiciam bioindicadores naturais da qualidade do ar. É o caso dos liquens, uma espécie de fungo que, em geral, habita folhas, troncos, galhos e pedras, como se fosse uma manchinha que varia entre os tons de branco, verde, amarelo e marrom. Quanto mais liquens existirem um lugar, mais limpo é o ar ao redor.

Melhoria na saúde pública

Por todos os motivos que já citamos aqui, espaços verdes dentro de grandes centros urbanos trazem diversos benefícios para a saúde da população. Alguns deles são o alívio de estresse, a melhora do sono, a redução da pressão arterial, a prevenção do diabetes e a melhoria da função do sistema imunológico.

Preservação da fauna

Não é só para a saúde das pessoas que é importante a implantação e manutenção de zonas verdes nas cidades. Esses espaços são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema e para a preservação de diversas espécies de animais, como pássaros, peixes, insetos e pequenos mamíferos.

Áreas verdes urbanas propiciam opções de lazer

Parques, praças, jardins e áreas verdes em geral propiciam uma excelente opção de espaço de convivência para atividades de lazer e esportes ao ar livre. Assim, além de serem uma boa opção de divertimento, elas ainda incentivam o hábito da prática de esportes.

Para as crianças, esses espaços são uma ótima alternativa para a televisão, o videogame e as brincadeiras em áreas restritas. Assim, os pequenos se exercitam mais, têm a oportunidade de conviver com outras pessoas e crescem com mais contato com a natureza e com a cidade em geral.

Atividades físicas ao ar livre

Além de ser uma forma mais barata e acessível de se exercitar, normalmente os esportes de rua trazem ainda mais benefícios para os seus praticantes. No entanto, antes de começar uma atividade, é sempre muito importante ter a orientação de um especialista.

A boa notícia é que muitos profissionais oferecem consultorias e aulas coletivas em praças e parques! Veja alguns exemplos de atividades físicas que podem ser realizadas nesses espaços verdes:

  • corrida;
  • ioga;
  • alongamento;
  • exercícios funcionais;
  • tai chi chuan;
  • ciclismo.

Como você viu, as áreas verdes urbanas trazem diversos benefícios para as pessoas e para as cidades. Que tal trazer essa ideia para dentro de casa e reproduzir esses ambientes em jardins, quintais e lagos ornamentais? Com certeza, isso vai ajudar a melhorar a qualidade de vida da sua família e todos vão adorar!

Quer saber mais sobre o assunto? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos! Estamos te esperando no Facebook, no Instagram, no Youtube, no Twitter e no Flickr!

3 comentários

  1. estou fazendo um projeto de pesquisa com areas verdes urbanas e achei muito legal esse artigo, gostaria de citar mas preciso da referencia

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *