Muitas pessoas pensam em construir um lago ornamental sem saber quais são os elementos necessários nesse tipo de obra. Entre os itens esquecidos, está um equipamento fundamental para o bom funcionamento e a manutenção do projeto: a bomba para lagos.
Para quem ainda tem dúvidas sobre a utilidade desse equipamento, elaboramos um post bastante informativo. Acompanhe e entenda como funciona a bomba de água para lagos artificiais!
Índice
- 1 O que é uma bomba para lagos e qual sua função?
- 2 Como funciona a bomba para lagos ornamentais?
- 3 Consumo de energia nas bombas para lago
- 4 As quatro principais linhas de bombas para lagos do mercado brasileiro
- 5 Como escolher a bomba certa para o meu lago?
- 6 Posso ter um lago ornamental e não usar uma bomba de água?
O que é uma bomba para lagos e qual sua função?
As bombas de água têm papel importante dentro de diferentes ambientes aquáticos. Elas trabalham movimentando a água pelos filtros biológico e UV. Levam a água para fontes, cascatas ou chafarizes e a fazem circular por todo o tanque. Ou seja, se a bomba para lago parar em algum momento, nada mais funcionará.
Podemos dizer que as bombas são o coração de um lago artificial.
A bomba de água realiza diversas funções para manter o lago bem conservado e adequado às espécies de peixes que vivem no local. Além de fazer a oxigenação e alimentar os filtros, o equipamento também ajuda a esgotar ou drenar o lago. Pode também ser utilizado para transpor a água de um reservatório para outro.
Como funciona a bomba para lagos ornamentais?
As bombas de água são equipamentos que possuem partes bem distintas para o seu funcionamento. Elas são formadas, principalmente, pelo motor (estator e rotor) e impeller.
O motor de uma bomba para lagos
O motor é o componente que faz a bomba funcionar. Ele é dividido em duas partes, o estator e o rotor. O estator é a parte fixa do motor e que gera energia eletromagnética para fazer o rotor girar. O mercado disponibiliza equipamentos com estator de corrente alternada ou de corrente contínua.
O rotor é o componente que gira em um eixo e que leva energia mecânica para o impeller. O impeller, por sua vez, irá produzir a movimentação da água através da força centrífuga. As melhores bombas para lago são aquelas que utilizam eixo e bucha de cerâmica, já que não haverá desgaste do eixo no atrito com a bucha.
O rotor pode ser de indução ou de imã permanente. No tipo de indução, a energia eletromagnética é “transferida” para o rotor por indução. Esse fenômeno é difícil de se entender, pois não pode ser visto. Essa transferência de energia é igual aquela dos fogões por indução, onde não há chama mas o calor é produzido nas panelas. Outro tipo de rotor é o de imã permanente. Esse rotor é fabricado com material magnético e, já possui por si só, a energia magnética necessária para a sua rotação.
Motores de corrente alternada ou corrente contínua
As bombas para lagos mais comuns e confiáveis são as de corrente alternada. As bombas de corrente contínua, chamadas de bombas eletrônicas, são equipamentos que necessitam de um controlador eletrônico e uma fonte para fazer o motor funcionar. Esses controladores eletrônicos e fontes, quando de baixa qualidade, são mais propensos a dar problema fazendo com que a bomba para lago pare de funcionar.
Recentemente a Cubos lançou uma bomba de corrente alternada com o menor consumo de energia da categoria, com apenas 65W para 8.000 l/h.
Consumo de energia nas bombas para lago
Considerando que uma bomba funciona por 24 horas, é importante que o seu consumo de energia seja baixo. Existe uma relação direta entre o consumo (potência em Watts), a vazão e a coluna d`água de uma bomba (altura que a bomba consegue elevar a água). Quanto menor o consumo, menor será a vazão ou a coluna d`água. Bombas para lago de baixo consumo normalmente possuem uma pequena coluna d`água.
Como calcular o gasto mensal de energia elétrica de uma bomba?
De acordo com a marca, a bomba para lago pode apresentar a potência em diversas unidades de medidas como Watts (W), Cavalo-Vapor (CV) ou Força de Cavalo (HP do inglês Horse-power).
Com o valor da potência, no caso em W, conseguimos calcular o consumo mensal que ela gasta de forma muito fácil. Por exemplo, no caso da bomba para lago ORCA 8000, que possui potência de 80W o cálculo é feito assim:
- Multiplicamos a potência da bomba por 24 para achar o consumo em um dia: 24 horas x 80W = 1.920W por dia.
- Multiplicamos o consumo de um dia por 30, assim iremos achar o consumo em W no mês: 1.920W x 30 dias = 57.600W por mês.
- Convertemos o consumo de W para KW, para isso é só dividir por 1.000: 57.600W dividido por 1000 = 57,6KW
- Pegamos o valor do KW/h disponível na conta de luz e multiplicamos pelo consumo, em KW, da bomba em um mês. Por exemplo, R$0,35 x 57,6KW = R$20,16.
Esse cálculo pode ser feito com qualquer tipo de bomba para lagos, a fim de buscar uma solução que traga o melhor custo-benefício ao proprietário do lago artificial. Após a escolha, é importante lembrar que o equipamento tem um tempo de vida útil específico e, portanto, exige verificação constante para a realização de serviços de manutenção.
As quatro principais linhas de bombas para lagos do mercado brasileiro
Na Cubos, você encontrará as três principais linhas de bombas do mercado brasileiro, todas em corrente alternada.
- Linha Jato: apresenta um consumo mais alto, já que tem uma pressão maior. É ideal para trabalhar com filtros pressurizados, passar por venturi (equipamento usado em ozônio) ou jogar água em cascatas e chafarizes;
- Linha Orca: alia alta vazão e consumo baixo, o que reduz um pouco a pressão comparada com a linha Jato. O modelo precisa de uma tubulação maior para trabalhar (tubos de 50mm ou 60mm). A tubulação maior ajuda a reduzir a perda de carga e melhora o desempenho da bomba.
- Linha Vulcano: tem baixíssimo consumo, com pouca pressão e muita vazão. Também precisa de tubulações maiores para funcionar (tubos de 110mm)
- Linha Crabzilla: assim como o caranguejo japonês, a bomba da linha Crabzilla é um monstro. Monstro no desempenho, na durabilidade, na fácil manutenção e na tecnologia. Só não é um monstro no consumo de energia. As bombas Crabzilla da Cubos possuem tecnologia inteligente de frequência variável, alta eficiência energética com baixo consumo de energia elétrica (até 65% menos que bombas tradicionais). São ultra silenciosas e próprias para o uso em água doce ou marinha com ausência total de cobre em contato com a água. E são realmente inteligentes! Elas desligam sozinhas na ausência de água ou se o rotor travar. Isso garante uma vida muito mais longa da bomba, pois evita queimas nas situações mais adversas de utilização.
Como escolher a bomba certa para o meu lago?
A escolha da bomba para lagos pode ser feita a partir da seguinte regra: garantir uma vazão de litros por hora de 3 a 4 vezes o volume do lago. Assim, para um reservatório de 5 mil litros, por exemplo, você pode investir em um modelo de 20 mil litros por hora. Quanto maior o volume do lago menor precisa ser essa relação.
O ideal é que você tenha, no mínimo, duas bombas de água no lago ornamental. Isso porque, se tiver problema com uma delas, pelo menos terá uma extra funcionando e garantindo a oxigenação da água. Para projetos com filtro biológico pressurizado e tubulação de até 1 polegada, a linha Jato é a mais indicada.
Já a linha Orca pode ir melhor em lagos que contenham um filtro por gravidade com tubulação de 50 mm. A Vulcano, por sua vez, deve ser priorizada apenas para trabalhos profissionais com um projeto de filtragem — por se tratar de um modelo que combina muita vazão e pouca pressão
Posso ter um lago ornamental e não usar uma bomba de água?
Ninguém deve arriscar manter o lago sem uma bomba de água. A ausência do equipamento compromete a oxigenação dentro do tanque. Faz com que a água fique suja rapidamente e, a longo prazo, se transforme o lago em uma poça repleta de resíduos.
Entenda que um lago ornamental é um ambiente aquático artificial e que, por isso, não conta com circulação natural. Como o sistema fechado não permite a entrada de água nova, o conteúdo existente precisa ser filtrado de alguma maneira.
Com a bomba para lagos certa, você tem total certeza de que a água passará por um filtro biológico. Esse cuidado vai prevenir o surgimento de algas e o acúmulo de impurezas. Manterá o ambiente limpo e adequado para a vida dos peixes e das plantas aquáticas.
A bomba de água só deve ser desligada na hora de fazer a manutenção do rotor. O ideal é que esse procedimento ocorra, pelo menos, uma vez ao mês. A frequência de limpeza pode variar dependendo do posicionamento da bomba dentro do lago. Para isso, basta abrir o equipamento, tirar o rotor, eliminar a sujeira e montá-lo novamente.
Agora que você entende a importância da bomba de água para lagos ornamentais, não deixe de contar com um fornecedor especializado nesse tipo de produto. Assim, terá os recursos necessários para manter o projeto sempre bonito e conservado.
Quer mais dicas sobre o assunto? Então entre em contato com a Cubos e aproveite para conferir toda a linha de equipamentos para lagos ornamentais!
Somos a Cubos Lagos, empresa líder na fabricação de produtos e equipamentos para lagos ornamentais e que busca ajudar nossos clientes a projetar e construir lagos ornamentais de todos os tipos e tamanhos.
Posso usar bomba orca com tubulação de 30mm ou ñ é recomendável? Se sim ,isso pode me trazer problemas c a bomba? Ou so desempenho? ??
Moacir, não indicamos o uso da Orca com tubulação menor que de 50mm. A bomba não será danificada caso use com 30mm, mas o problema é que você perde desempenho e a vazão final ficará mais baixa. Para tubulação de 30mm o indicado é as bombas da linha Cubos Jato.
Tenho um tanque de 8 000 mil litros. Que potência de bomba usar ?
Oi Genésio, tudo bem? Iremos entrar em contato por e-mail. Abraços.
bom dia tenho um aquário de 2000 lt aonde estou aproveitando um filtro de piscina qual bomba sugere
Olá Leonardo, boa tarde. Iremos entrar em contato por e-mail. Abraços.
Boa tarde ! Meu nome é Marino Ledier. Pretendo fazer um lago artificial em formato de rio com comprimento de 28 metros X largura de 2,5 metros X profundidade de: na cascata 1,8 metros e no final 1,20 metros. Pretendo ter uma boa circulação da água (correnteza mesmo). Pretende criar peixes (Carpas e Tilapias). É possível este projeto ?
Aguardo seu retorno.
Cordialmente.
Marino Ledier.
cel. (11) 97671 – 1548
e-mail: [email protected]
Olá Marini, tudo bem? É possível sim mas recomendo que procure uma empresa especializada em criação de peixes. A Cubos é especializada em lagos ornamentais. Sucesso!
Boa tarde!
Tenho um lago de aproximadamente 7.500 litros, onde está instalada uma bomba de 9000, da CUBOS. Esta bomba seria citada no artigo seria melhor?
Oi Vicente, bom dia. Não é melhor, ela é diferente. O consumo é mais baixo porém tem menos pressão que a Jato 9000. Vou lhe enviar um e-mail para conversarmos melhor.
Abraços.
A bomba Vulcano de 56.000 litros tem alguma válvula retentora ou quando desliga a água sai toda do cano?
Oi Emmanuel, tudo bem?
A bomba Vulcano não possui válvula de retenção, quando desligar a água do cano vai descer toda.
Boa tarde, e no caso de um lago de 240 mil litros, como seria a bomba? Pois o volume é muito grande, como faria dimensionamento?
Oi Guilherme. A bomba vai depender muito de alguns fatores, como quantidade de peixes, plantas e tipos de filtros. Vou lhe enviar um e-mail para entender melhor o seu caso.
Quero fazer um tanque para criar peixe com aproximadamente 10.000 lts, existe algum equipamento para tipo temporizador para acionar a bomba algumas vezes durante o dia?
Onésimo, boa tarde. As bombas de lagos devem funcionar sem interrupções. Mas existem timers no mercado que podem acionar de acordo com a programação.
Boa tarde
Para uma piscina natural com aproximadamente uns 80.000 litros, qual bomba mais adequada e qual potencia!
Grato pela atenção.
Sds
Olá Alexandre, bom dia. Eu recomendo o uso da Cubos Vulcano 56000, acho que duas unidades ficaria legal.
Estou pra montar um pequeno lago no meu jardim aproximadamente 100 l. Qual bomba me sugere?
Oi Fernanda, para o seu lago pode ser a Cubos Jato 2500. Vou te enviar um e-mail para entender melhor o seu projeto.
Boa tarde, tenho vontade de fazer um lago pequeno, 1.000lt, gostaria que me indicasse o material necessário!!!
Grato!!!
Oi Marcelo, boa tarde. Faremos contato por email.
caro amigo, quero montar um lago artificial, com uma caixa d’ água de 250 litros. algo bem artesanal mesmo. qual a bomba ou melhor qual a potência dessa bomba que devo utilizar?
Severo, bom dia. Uma boa bomba seria a Cubos Jato 2500 em conjunto com o filtro Cubos Multi 2000G.
Olá, quais equipamentos voce me recomenda (bomba/filtros) pra uma piscina natural com no máximo 36 mil litros? Tenho planos de fazer uma com 4,5mx4,9m com 1,6m de profundidade.
Oi Matheus, vou te enviar um e-mail. Abraços.
Boa noite, estou construindo um lago de aproximadamente 2.5m cúbicos, e com uma cascata com 1 metro acima do lago , qual a bomba recomenda??
Oi Marcos, tudo bem? Vamos entrar em contato por e-mail.
Estou fazendo um lago de 12 metros por 4,5 metros, por 0,80centímetros de altura, qual seria a bomba ideal?
A bomba vai depender muito, temos que entender melhor o seu projeto.
Preciso de uma bomba de 20 mil Lhs trifásico 220w e um filtro UV para essa bomba. O Lago tem 10 mil litros de agua
oi Cácia. tudo bem? Vou te chamar no e-mail.
Como sempre aquele abraço para ti Caio,dicas maravilhosas.
Muito obribado por nos acompanhar Altino. Grande abraço.
estou construindo um lago de aproximadamente 250000 l ,qual bomba usar
Amigo, o ideal seriam duas bombas de uns 25000 l/h cada. Eu vou te chamar no e-mail para a gente conversar.