Alimentação dos peixes

Carboidratos na alimentação dos peixes

Sem comentários

Os carboidratos são nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo, eles são basicamente compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles proporcionam energia para as células do corpo, principalmente ao cérebro que é um órgão que precisa bastante desse nutriente.

Esses nutrientes podem ser divididos em 2 grupos. São eles: os carboidratos simples ou monossacarídeos e os carboidratos complexos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Carboidratos simples

São formados por estruturas pequenas, que podem ser quebradas em glicose, frutose e galactose. Eles são digeridos e absorvidos bem rápido.

Carboidratos complexos

Os dissacarídeos são formados por dois monossacarídeos como por exemplo a sacarose, maltose e lactose. Os polissacarídeos são formados por várias moléculas de carboidratos, na maioria das vezes ligada a fibras e por isso possui uma digestão mais lenta como por exemplo a celulose e amido.

Carboidratos para os peixes

Os peixes possuem baixa exigência de energia porque não precisam manter a temperatura corporal constante. Eles gastam menos energia para sua movimentação. Isso acontece pelo fato de serem pecilotérmicos, ou seja, sua temperatura varia de acordo com o ambiente que eles vivem, no caso o ambiente aquático.

Para os peixes o aproveitamento dos carboidratos varia de acordo com o habito alimentar e de como esse nutriente foi processado. Algumas espécies utilizam como fonte de energia, mas outras não. Essa utilização também pode estar ligada a temperatura. Os peixes geralmente não têm exigência para carboidrato, mas ele é utilizado como fonte de energia e com menor custo que fontes protéicas.

Peixes carnívoros, herbívoros e onívoros

Como eu disse anteriormente, a utilização de carboidratos na ração dos peixes vai depender do habito alimentar deles. Podemos definir os peixes em três grupos de acordo com seus hábitos alimentares. São eles: carnívoros, herbívoros e onívoros.

Os peixes carnívoros são aqueles que só se alimentam de outros animais. Os herbívoros são os que se alimentam somente de vegetais. Já, os peixes onívoros são os que se alimenta tanto de outros animais como de vegetais.

A quantidade necessária de carboidratos vai variar de 7% a 40%,  de acordo com o tipo de hábito alimentar. Estudos dizem que peixes herbívoros admitem por volta de até 40%, em onívoros até 20% e carnívoros até 10%. Alguns estudiosos acham que o limite de carboidratos deve ser de até 25%.

A carpa é um peixe onívoro

Peixes onívoros como a carpa utilizam melhor os carboidratos, por isso nas suas rações podem ser colocadas maiores quantidades. Eles conseguem assimilar melhor carboidratos complexos do que simples.

Alguns estudos mostraram que os peixes que toleram pouca quantidade de carboidratos na alimentação, quando são submetidos a altas concentrações, podem apresentar alguns sintomas como inchaço e aumento de gordura no fígado. Na carpa, uma alta concentração de carboidratos pode ocoasionar uma descoloração do fígado.

As fontes de carboidratos mais utilizadas em ração de peixes são: milho, soja, farelo de arroz, trigo e cevada.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *