Lago no paisagismo

Deck: por que ele pode ser um diferencial na decoração externa da sua casa?

Sem comentários

Você sabia que aquela área externa da sua casa pode ser transformada em um ambiente muito agradável para passar momentos especiais com a família e com os amigos? Já está pensando em fazer isso? Se você gosta de trabalhos manuais e deseja decorar esse espaço por conta própria, este post é para você!

Trazendo elementos da natureza, harmonia e beleza ao seu lar, o deck é um revestimento utilizado no entorno de piscinas, varandas e jardins. Neste post nós daremos dicas de como ele pode ser o diferencial na decoração dos espaços externos da sua casa.

Acompanhe!

Veja os benefícios de ter um deck em sua casa

O deck pode ser utilizado para pisos, paredes e áreas ao redor de casas, piscinas, lagos, saunas e muito mais. Dependendo do tipo de instalação, ele pode deixar o ambiente rústico ou moderno — além de bastante sofisticado.

Se você pretende construir um lago ou piscina, a segurança é de extrema importância: alguns pisos ficam escorregadios e podem provocar acidentes quando estão molhados. Assim, o deck é o piso ideal, pois oferece a proteção necessária contra deslizamentos — ele também proporcionará beleza, durabilidade e resistência.

Conheça os principais modelos e tipos existentes

Deck modular

Se você precisa de praticidade para construir, o deck modular é a opção perfeita. Como o próprio nome diz, ele já vem pré-moldado e é necessário somente encaixar uma peça na outra. Com esse tipo de deck não é necessário gastar com profissionais especializados, o que reduz o custo da obra.

Madeira tradicional

Outra opção para construir seu deck é a madeira. Como ela é um pouco mais complicada de ser manuseada, é importante buscar a ajuda de um profissional. Além de trazer aconchego ao ambiente, ela é resistente e oferece uma durabilidade incrível quando tratada corretamente.

Materiais sustentáveis

Existem algumas opções tradicionais de materiais para decks — como cerâmica e cimento. No entanto, com o crescimento da demanda, certas empresas do segmento criaram alternativas: já é possível construir decks de materiais recicláveis, como cascas de arroz, garrafa pet e tubos recicláveis. Saiba mais:

Casca de arroz

Se você quiser apostar em opções sustentáveis, uma boa alternativa são os decks feitos com casca de arroz. Eles são fabricados a partir de materiais como resíduos e fibras vegetais e apresentam muitas vantagens em relação à madeira. Afinal, os decks de casca de arroz são mais leves e mais duráveis.

Bambu, madeira ecológica e a WPC

Também é possível construir seu deck com madeira ecológica, bambu e WPC. O bambu cresce mais rápido que a madeira comum, causando um menor impacto ambiental. A madeira plástica (WPC) é um composto de plástico reciclado e serragem de madeira, tornando-se uma superfície rugosa e antiderrapante. Por fim, a madeira ecológica é feita de plásticos com fibras naturais recicladas, como o algodão.

Escolha o material mais adequado

Prós e contras da madeira

A madeira é muito utilizada em construções, pois proporciona sofisticação e leveza para a decoração do ambiente. Caso escolha esse material, é fundamental que você esteja atento à manutenção — nesse quesito, a madeira deixa um pouco a desejar e dá mais trabalho para que fique sempre com um bom aspecto.

O PVC atrai por sua durabilidade

O deck de PVC é uma ótima alternativa para quem quer fugir da madeira. Ele é considerado um dos melhores em custo-benefício do mercado. Além de substituir o acabamento de madeira sem prejuízos estéticos, ele é durável e bem resistente às alterações climáticas.

Construa seu próprio deck

Se você deseja colocar a mão na massa e ser o responsável pela revolução da sua área externa, saiba que, em primeiro lugar, é preciso planejar tudo. As madeiras geralmente são vendidas com tamanho fixo e, por isso, talvez seja necessário cortá-las com o auxílio de um marceneiro.

Se necessário, procure a ajuda de um profissional para elaborar seu projeto — assim você evita erros e retrabalhos. A escolha do material também é de extrema importância, pois, a partir dele, você definirá o orçamento e a instalação.

Siga as nossas dicas para montar seu próprio deck e veja o que fazer para deixar a área de lazer da sua casa ainda mais aconchegante:

Nivele o terreno

Para começar a construção do deck é preciso delimitar a área em que ele será construído. Para nivelar o terreno, você pode utilizar pequenas varas em cada canto e um fio de nylon suspenso, por exemplo. Também será preciso medir a área para calcular a quantidade de material necessária.

Encaixe as madeiras

O deck pré-moldado tem uma instalação muito simples: basta encaixar as peças umas nas outras. Ele oferece um sistema de encaixe “macho e fêmea”, que torna a montagem muito intuitiva.

Caso você tenha optado pelo deck de madeira comum, coloque as tábuas uma ao lado da outra e use uma outra tábua perpendicular para unir todas — use pregos de cabeça de inox. Você pode utilizar um lápis para fazer as marcações para manter a distância correta entre as madeiras. Faça isso até chegar ao tamanho ideal para o deck.

Impermeabilização

Para aumentar a durabilidade das madeiras vale investir em uma impermeabilização. Com a ajuda de um pincel, espalhe sobre toda a superfície do deck um stain ou um verniz comum para madeiras.

Para que você possa escolher melhor entre eles, o stain oferece uma durabilidade maior. Se optar pelo verniz, será necessário envernizar novamente com o passar do tempo — afinal, como dissemos, a madeira exige uma manutenção mais frequente.

Aproveite o novo charme da sua área externa

Se você deseja ter um diferencial em sua área externa, utilize o deck na parede para criar um jardim vertical. Invista em iluminação entre as plantas e abuse do verde, pois ele tem o poder de transformar a decoração. Um ambiente bem ornamentado ao ar livre, com um bom projeto de paisagismo e jardinagem, melhora a qualidade de vida e do ar.

Para transformar a sua área externa em um verdadeiro oásis, construa um lago ornamental. Ele é capaz de trazer o frescor e a sensação de paz para dentro da sua casa. Acrescente objetos decorativos ao ambiente para completar o décor — invista em itens como poltronas, mesas, cadeiras e em uma linda churrasqueira.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos na construção de um deck!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *