Fisiologia dos peixes

Saiba como diferenciar uma carpa macho de uma fêmea

14 Comentários

Os animais possuem característica que diferenciam seu sexo. Algumas espécies possuem características físicas e outras são diferenciadas apenas por exames laboratoriais ou através de verificação manual, como é o caso de alguns répteis. Nas carpas, a identificação é difícil até para profissionais mais experientes. Veja como diferenciar carpa macho e fêmea.

Dimorfismo sexual

As carpas kois possuem características físicas e o dimorfismo sexual é mais evidente no estágio juvenil para o adulto, quando estão próximos da época de reprodução. Em alevinos a diferença é muito mais difícil de ser observada. Kois alcançam a maturidade sexual quando estão com aproximadamente 25cm e a partir de um ano de vida. Nessa época machos e fêmeas adquirem diferenças morfológicas.

Carpa macho e fêmea

Os machos são mais precoces, podendo alcançar a maturidade antes do primeiro ano de vida (500g a 600g). São menores e o corpo é mais esguio (cabeça e corpo). Já, as fêmeas, possuem cabeça e corpo mais largos principalmente na região do ventre. Essa formação será necessária para manter milhares de ovos futuramente.

Outra diferença está nas barbatanas peitorais chamadas de aletas. As aletas do macho são menores e as pontas são arredondadas com cores mais fortes. Enquanto nas fêmeas, as aletas são maiores com cores menos marcantes.

Carpa macho e fêmea. Como diferenciar?

Na época da reprodução se for feito a compressão da região abdominal contraria a região anogenital, os machos excretaram esperma e as fêmeas um liquido sanguíneo com algumas ovas.

Uma dica para criadores

Kois do sexo feminino tendem a crescer mais e a desenvolver suas cores mais lentamente que o macho. A maioria dos prêmios de exposições são ganhos pelos kois machos e a maioria dos prêmios para kois grandes são vencidos por fêmeas. Se você tem um lago menor, considere a compra de machos. Os machos tendem a custar menos, mas também desenvolvem suas cores em uma idade mais jovem e tendem a ficar menores que as fêmeas.

14 comentários

    1. Olá Neuza, bom dia. Que legal que está interessada em lagos de carpas, realmente é um excelente hobby. Vou cadastrar o seu e-mail em nossa base de dados para que você receba nossas novidades. Se tiver alguma dúvida não deixe de nos procurar. Abraços.

      1. Estou construindo um lago gostaria de novidades para montar um jardim em torno do lago com grama plantas e dec de madeira

          1. Olá gostaria de desenvolver alevinos de carpa capim, a indução hormonal e a mesma usada para carpas comuns? Pode ser feito manualmente?

      2. Boa Tarde!
        Muito bom, essas explicações. Sobre as carpas. Tenho um pequeno Lago que construí. Alguns Kinguios e algumas carpas. Os Kinguios já estou reproduzindo. Agora vou tentar com as carpas. Se puder me dar mais algumas dicas de como reproduzir as carpas, lhe agradeço. Segue meu e-mail.
        Fique com a paz de nosso JESUS MISERICORDIO. SHALOM
        João Carlos

  1. Boa noite posso ter carpas em aquário em casa , como devo cuidar , ganhei de presente no dia das mães, um aquário com 5 carpas , não sei se são machos ou fêmea, não conheço vc pode me ajudar?

    1. Rejane, bom dia. O ideal é você ter sistema de filtragem correto para as carpas. Recomendo que procura uma loja de aquário próximo a sua casa para ver a questão da filtragem pois na Cubos nossos filtros são muito grande para aquários. Fico a sua disposição. Abraços.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *