Blog da Cubos Lagos

Saiba como diferenciar uma carpa macho de uma fêmea

Os animais possuem característica que diferenciam seu sexo. Algumas espécies possuem características físicas e outras são diferenciadas apenas por exames laboratoriais ou através de verificação manual, como é o caso de alguns répteis. Nas carpas, a identificação é difícil até para profissionais mais experientes. Veja como diferenciar carpa macho e fêmea.

Dimorfismo sexual

As carpas kois possuem características físicas e o dimorfismo sexual é mais evidente no estágio juvenil para o adulto, quando estão próximos da época de reprodução. Em alevinos a diferença é muito mais difícil de ser observada. Kois alcançam a maturidade sexual quando estão com aproximadamente 25cm e a partir de um ano de vida. Nessa época machos e fêmeas adquirem diferenças morfológicas.

Carpa macho e fêmea

Os machos são mais precoces, podendo alcançar a maturidade antes do primeiro ano de vida (500g a 600g). São menores e o corpo é mais esguio (cabeça e corpo). Já, as fêmeas, possuem cabeça e corpo mais largos principalmente na região do ventre. Essa formação será necessária para manter milhares de ovos futuramente.

Outra diferença está nas barbatanas peitorais chamadas de aletas. As aletas do macho são menores e as pontas são arredondadas com cores mais fortes. Enquanto nas fêmeas, as aletas são maiores com cores menos marcantes.

Carpa macho e fêmea. Como diferenciar?

Na época da reprodução se for feito a compressão da região abdominal contraria a região anogenital, os machos excretaram esperma e as fêmeas um liquido sanguíneo com algumas ovas.

Uma dica para criadores

Kois do sexo feminino tendem a crescer mais e a desenvolver suas cores mais lentamente que o macho. A maioria dos prêmios de exposições são ganhos pelos kois machos e a maioria dos prêmios para kois grandes são vencidos por fêmeas. Se você tem um lago menor, considere a compra de machos. Os machos tendem a custar menos, mas também desenvolvem suas cores em uma idade mais jovem e tendem a ficar menores que as fêmeas.

Sair da versão mobile