Blog da Cubos Lagos

Filtragem do lago ornamental. Saiba como dimensionar de forma eficiente.

Água verde, cheirando mal, peixes morrendo, são problemas que assombram vários proprietários de lagos ornamentais. Geralmente isso acontece por algum desequilíbrio biológico no tanque. Filtragem ineficiente (dimensionada de forma errada) ou por incrível que pareça, ausência total de filtros. O sistema de filtragem é o que garante uma água cristalina, permitindo melhor apreciação dos peixes além de melhorar a estética do lago e saúde para os peixes. Veja agora como dimensionar corretamente a filtragem do lago ornamental.

O que é importante na filtragem do lago?

No momento da construção do lago, os fatores decisivos para o sucesso do projeto são a impermeabilização do tanque e o sistema de filtragem. A impermeabilização deve ser feita de forma a nunca se ter o contato da terra com o lago. Isso irá garantir que a água do lago não tenha entrada de sujeira vinda de fora.

É muito comum encontrar sistemas de filtragem impróprios para lagos. Por exemplo, filtros de areia de piscina, bombas ou filtros para aquários, filtros caseiros, bombas de piscina e etc. Os filtros e as bombas são dois itens obrigatórios na filtragem de um lago. O indicado é utilizar produtos e equipamentos com procedência e próprios para uso em lagos ornamentais.

Aprenda a regra básica para dimensionar a filtragem do lago ornamental

Os itens mais importantes que devemos observar na hora de dimensionar a filtragem de um lago é a vazão da bomba, o filtro mecânico, o filtro biológico e o filtro UV. Enquanto o lago ainda é novo, uma filtragem mal dimensiona poderá funcionar, pois a biologia ainda não está completamente formada, porém, quando o lago começa a maturar, com aproximadamente 2 meses, a mesma filtragem que funcionava agora já não irá funcionar mais.

Estamos considerando que o lago não tenha mais de uma carpa adulta para cada 500 litros de água e que a ração utilizada seja especial para lagos ornamentais e oferecida para os peixes sem excesso. A superpopulação de peixes no lago e uma ração de má qualidade, podem fazer com que, mesmo uma filtragem bem dimensionada não funcione. Nesse caso, será necessário aumentar ainda mais o dimensionamento dos filtros e bombas.

Bomba para lago

As bombas são o coração do lago ornamental. São elas que irão oxigenar e fazer com que a água passe pelos filtros do lago.

O ideal é que, o volume total de água do lago, passe 3 a 4 vezes por hora através do sistema de filtragem.

Quanto maior o tanque, menor precisa ser esse fator de dimensionamento. Para facilitar na hora de dimensionar a bomba do lago, podemos considerar a seguinte fórmula: Vazão da bomba = (4  x volume do lago) por hora. Por exemplo: um lago de 5m³ (5 mil litros) temos:

Vazão da bomba = (4 x 5m3)/h   = 20m³/h. Então, para um lago com 5 mil litros de água devemos usar uma bomba de 20m³/hora e um filtro que suporte essa vazão.

bomba eletrônica para aquário e lago

Podemos também dividir a vazão total necessária em duas ou mais bombas. Inclusive, isso é o mais indicado. Não devemos ter somente uma bomba no lago, porque se ela apresentar algum defeito, ainda teremos a segunda bomba funcionando e, pelo menos, oxigenando a água do lago ornamental.

Filtro mecânico

Responsável pela retenção da sujeira, a filtragem mecânica pode ser feita com diversos tipos de materiais. Um dos filtros mecânicos mais eficientes que existem no mercado são as escovas especiais para lagos.

Essas escovas, parecidas com as escovas de limpar mamadeira, conseguem reter uma grande quantidade de sujeira sem entupir. Dessa forma, é possível manter uma alta vazão nas bombas sem comprometer a filtragem do lago. Além disso, com a utilização das escovas, a frequência de manutenção pode ser reduzida, trazendo mais comodidade para quem cuida do lago artificial.

Existem dois tipos de escovas no mercado. A primeira, é aquela em que as cerdas ficam presas por um fio enrolado de aço inox, a segunda, é aquela em que tufos de cerdas são fixados em um tubo central.

Dê sempre preferência para as escovas onde as cerdas são fixadas no tubo central, já que essas conseguem uma densidade muito maior de cerdas, reduzindo o espaço entre elas.

O tamanho do filtro mecânico está diretamente ligado ao tipo de material utilizado e a frequência de manutenção desejada. Com as escovas de filtragem podemos dimensionar uma escova de 40cm de diâmetro por 28cm de altura para cada 6000 litros de água.

Filtro biológico

O filtro biológico tem a função de colonizar as bactérias responsáveis pelo ciclo do nitrogênio. Ele é o principal filtro de um lago ornamental e também o mais sensível e delicado. Uma desestabilização na filtragem biológica pode acarretar em um desastre total no lago.

Praticamente qualquer material existente irá servir de mídia para fixação das bactérias. Porém, devemos dar preferência para materiais que consigam colonizar uma grande quantidade de bactérias em um pequeno espaço.

A mídia mais indicada para esse trabalho é o Bioglass, que são anéis muito porosos e que irão oferecer um alto desempenho na filtragem biológica.

A recomendação para a quantidade de Bioglass é a de 2,2 litros do material para cada 500 litros de água.  

Filtro UV

O filtro UV irá contribuir muito com a qualidade da água. Ele consegue remover completamente aquela água verde causada por algas em suspensão. Além das algas em suspensão, o filtro UV é muito eficiente para eliminar vírus, bactérias, fungos e protozoários presentes na água.

As bactérias do filtro biológico não são afetadas pelo filtro UV, já que elas ficam, quase em sua totalidade, fixadas às mídias e não suspensas na água.

O correto dimensionamento do filtro UV pode ser feito seguindo a indicação da tabela abaixo. Devemos ter atenção especial para filtros UVs importados, pois estes utilizam um dimensionamento não indicado para as condições climáticas do Brasil.

CUBOS UV 9W 16W 36W 1″ 60W 1″ 95W 1″ 36W 50MM 60W 50MM 95W 50MM
Garantia 10 anos* 10 anos* 10 anos* 10 anos* 10 anos* 10 anos* 10 anos* 10 anos*
Volme máximo do lago 2.000L 3.500L 8.000L 15.000L 20.000L 10.000L 15.000L 20.000L
Vazão máxima 4.000L/h 8.000L/h 10.000L/h 15.000L/h 20.000L/h 10.000L/h 15.000L/h 20.000L/h
Entrada e saída Rosca de 1″ Rosca de 1″ Rosca de 1″ Rosca de 1″ Rosca de 1″ União de 50mm União de 50mm União de 50mm
Sensor de temperatura Não Não Não Sim Sim Não Sim Sim
Ventilação forçada Não Não Não Sim Sim Não Sim Sim
Potência da lâmpada 9W 16W 36W 60W 95W 36W 60W 95W
Peso  2,5Kg  2,9Kg  4,0Kg  4,9Kg  5,0Kg  4,3Kg  5,2Kg  5,3Kg
Dimensões LxAxP (mm) 140x75x290 150x75x440 150x75x550 150x75x550 220x85x660 220x75x620 220x75x620 220x85x660

A Cubos disponibiliza uma linha completa de filtros para lagos ornamentais. Não deixe de consultar um de nossos especialistas sobre o melhor filtro para o seu lago.

Sair da versão mobile