Blog da Cubos Lagos

Começar um novo passa tempo em casa? Veja como encontrar um hobby.

Encontrar um hobby

Com toda a correria do dia a dia, nossa rotina pode ser muito desgastante, ainda mais quando não fazemos nada além de trabalhar e voltar para casa. Por isso, é muito importante desviar um pouco o foco. Encontrar um hobby para preencher os seus dias pode fazer um bem muito maior do que você imagina.

Passatempo ou hobby é aquilo que você faz apenas para o seu prazer, sem precisar gerar qualquer lucro com ele. Agora você pode estar se perguntando: mas como encontrar um, se eu não faço ideia do que eu gosto de verdade? Saiba que encontrá-lo é quase como encontrar um novo emprego. Você vai precisar de uma dose de dedicação e outra de paciência.

Mas pode ficar tranquilo! Nós te ajudaremos nessa tarefa. Com as dicas do nosso post, ao terminar de ler, você já terá um hobby para chamar de seu. Confira!

Por que um hobby é tão importante?

Em primeiro lugar, você precisa entender a função de um hobby. Com o estresse costumeiro, é fundamental que você dê uma pausa na rotina para conseguir respirar um pouco. Reservar um tempo para você mesmo e tirar da cabeça os seus problemas corriqueiros, também é um jeito de ter mais qualidade de vida.

O seu passatempo preferido é capaz de desviar você de possíveis causas que podem ser o estopim para a depressão, estresse ou outras doenças prejudiciais à mente, e isso acaba se refletindo na saúde do corpo.

Além disso, quando estamos em contato com o nosso hobby, o corpo produz doses de endorfina, substância responsável pela euforia e pelo prazer. Isso traz uma sensação de relaxamento e melhora o humor, ou seja, só traz benefícios.

Estudos ainda mostram que aqueles que possuem algum passatempo — como a leitura ou o artesanato, por exemplo — diminuem entre 30% a 50% a perda da memória. E mais: seguir uma atividade que relaxa a mente e o corpo pode contribuir para a sua produtividade.

Portanto, se você achava que não conseguiria ter um hobby por trabalhar muito, pode ter a certeza de que ele influencia positivamente nos negócios. Viu só como ter além de benéfico, é vantajoso?

Afinal, como saber qual é o meu passatempo?

Agora que você já sabe a importância de encontrar uma atividade que tem tudo a ver com você, chegou a hora de saber qual ocupação é essa.

Tem algo que você sempre quis fazer? Já quis escrever, costurar, praticar yoga, ou algo do tipo? Se a resposta foi positiva, foque em praticar essa atividade e veja se ela faz você se sentir bem e com vontade de sempre realizá-la. Sair da zona de conforto também pode ser uma alternativa. Experimentar coisas novas é uma das melhores maneiras de se achar um hobby que combine com você.

Outra saída é fazer uma lista de assuntos que você gosta de ler e colocá-los em prática. Por exemplo: se você adora ler sobre culinária ou ver programas relacionados ao tema, pode ser que colocar a mão na massa dentro da cozinha seja seu hobby.

Também é importante tentar inserir na sua rotina passatempos que possam ser praticados em locais em que você goste de estar. Adora o ar livre? Tente algo no jardim da sua própria casa. Prefere o silêncio? Talvez a resposta seja se dedicar à leitura em um canto mais tranquilo para relaxar em casa.

Outra ideia para se encontrar um hobby é participar de um clube que se dedica a um determinado assunto. A maioria dos clubes tem integrantes experientes que poderão ajudar você nessa fase de aprendizado.

Quais são os tipos de hobbies mais apreciados?

A lista de atividades às quais as pessoas se dedicam por prazer é infinita. Selecionamos aqui algumas delas que podem ser ideais para você fazer em casa. Com essas inspirações te ajudaremos a definir o seu hobby. Veja:

Montar e cuidar de um lago ornamental é uma forma de encontrar um hobby muito prazeroso

Criar um lago ornamental em casa pode ser uma grande terapia. Todo tipo de contato com a natureza é muito relaxante e ajuda a aliviar o desânimo habitual. Além disso, é uma prática que faz muito bem à sua saúde mental e ainda traz mais beleza à decoração da sua casa.

O prazer de montar seu próprio projeto e pensar em tudo com muita criatividade requer empenho, mas, ao mesmo tempo, ajuda você a se distrair. A manutenção pode ser encarada como uma atividade frequente e o cuidado com os belos peixes é um hobby e tanto.

No mercado já existem alguns KITs prontos para quem quer começar o seu lago artificial do jeito certo. Dessa forma não precisamos ficar batendo a cabeça cometendo erros que podem acabar desanimando no início desse novo passatempo.

Cozinhar

Se você adora cozinhar pratos diferentes de vez em quando, então seu hobby pode estar mais próximo do que você imagina. Comece se matriculando em um curso de culinária para melhorar os seus dotes na cozinha e exercite em casa quando tiver um tempinho.

Com o tempo e a prática, seu hobby beneficiará sua família e amigos quando você fizer almoços deliciosos e inesquecíveis. Sim! Pode ser que dentro de você exista um grande chef de cozinha prestes a ser descoberto.

Dedicar-se à jardinagem

Assim como o lago ornamental, a jardinagem também é uma atividade que pode ser encarada como um hobby. Encontrar as plantas ideais para um espaço, adubar, tirar as folhas velhas e colocar água são passatempos incríveis para quem gosta de mexer com o verde. Além disso, as plantas e flores possuem o poder de deixar a sua casa ainda mais bonita e cheia de vida.

Fazer artesanato

Sempre gostou de trabalhos manuais? Então a dica é tentar algo nesse sentido. Hoje ficou fácil aprender tricô ou crochê pela internet, em tutoriais no Youtube. E você ainda pode praticar enquanto assiste televisão, unindo o útil ao agradável — literalmente.

Praticar yoga

E se você juntar o hobby com uma atividade física? A yoga trabalha os músculos do seu corpo, deixando-os mais fortes e flexíveis. Ajudanda também a melhorar a respiração e a circulação sanguínea. Você ainda pode praticá-la no jardim ou na varanda da sua casa, onde o contato com a natureza pode ser maior.

Viu quantas ideias boas que podem ser colocadas em prática hoje mesmo? Seguindo nossas dicas, fica mais fácil achar o seu passatempo preferido e inclui-lo na sua rotina.

E se você já se interessou em começar uma atividade relacionada à natureza, confira 7 dicas de jardinagem e paisagismo e aplique na sua casa agora mesmo!

Sair da versão mobile