Blog da Cubos Lagos

EPDM para impermeabilização de lagos ornamentais

Fabricada nos EUA a geomembrana EPDM é uma borracha para impermeabilização especificamente desenvolvida para uso em projetos onde a durabilidade da membrana é o mais importante. Foi formulada para ser compatível com a vida aquática (fauna e flora). Também é aprovada para reservatórios de água potável, sendo totalmente atóxica.

Uma membrana para várias aplicações

Pode ser utilizada no lazer para construção de lagos ornamentais ou artificiais. É utilizada também na aquicultura comercial, em fazenda de criação de peixes, e na contenção de água industrial. Também são utilizadas com sucesso em sistemas de biodigestores, águas residuais agrícolas, reservatórios comerciais e industriais, bacias de retenção de águas pluviais, canais de aquicultura e reservatórios em geral.

As principais características do EPDM em lagos ornamentais

Lagos decorativos

A geomembrana EPDM é particularmente indicada para uso em lagos. É recomendada em projetos de paisagismo de qualquer dimensão, campos de golfe, parques de lazer e jardins. A manta não é tóxica para plantas e animais aquáticos.

Alto alongamento

Possui ótimas características de alongamento, até 400%, que lhe permite moldar-se sobre praticamente qualquer tipo de substrato. Acomodações e erosões do substrato, dentro deste valor, são plenamente suportadas pela geomembrana.

Extrema durabilidade

Devido a sua composição química, o EPDM apresenta uma grande resistência à radiação UV, ao ozônio e ao envelhecimento por calor. Este é um pré-requisito básico para as margens de lagos e canais, onde a linha d’água varia, expondo a manta. Estas propriedades fazem do EPDM a opção para revestimento de lagos e canais mais durável existente no mercado.

Alta flexibilidade

O EPDM permanece flexível numa ampla faixa de temperaturas – de -45°C até +80°C, sendo que sua composição não inclui plastificantes, que poderiam enrugar com o tempo, causando trincas ou rasgos na manta.

EPDM para lagos

EPDM com garantia de 20 anos e durabilidade de mais de 60 anos

A geomembrana ou manta EPDM da Cubos possui 1,14mm de espessura e 20 anos de garantia. Sua durabilidade é superior a 60 anos mesmo exposta totalmente ao tempo. É resistente a radiação UV solar, ozônio e oxidação. Além de tudo isso, possui uma elasticidade de 400% o que garante muito mais segurança nas aplicações.

Com bobinas que chegam a 15 metros de largura por 61 metros de comprimento, as membranas EPDM conseguem cobrir um lago ornamental com uma área muito grande. Dessa forma, a maioria dos lagos ornamentais poderão ser totalmente cobertos com apenas uma peça de EPDM sem emendas.

Pode ser instalada direto no solo ou sobre tanques de alvenaria. Nesse último caso, a instalação pode ser flutuante (solta) sobre o fundo do tanque e colada nas paredes. Pode ser também totalmente aderida (colada). Para se ter uma instalação correta em alvenaria e validar a garantia de 20 anos, é necessário que um técnico certificado realize o trabalho.

Veja nesse vídeo como é feita a emenda de EPDM (em inglês) e aproveite para curtir o nosso canal do Youtube.

Sair da versão mobile