Biologia e química no lago

A filtragem biológica: O mecanismo mais importante para o equilíbrio do ecossistema de um lago

Sem comentários

A filtragem biológica é o mecanismo de filtragem mais importante do ecossistema do lago, aquário ou tanque, seja para criação ou produção.

Mídias de alto desempenho fazem toda a diferença na filtragem biológica

Na filtragem biológica utilizamos mídias que serão a “casa” das bactérias. Nessas mídias formam-se colônias de bactérias de dois tipos: aeróbicas e anaeróbicas. Quando mais eficiente for a mídia, mais colônias de bactérias conseguirão se formar. Dessa forma, conseguimos otimizar a eficiência o filtro biológico aumentando seu desempenho e diminuindo o seu tamanho.

Mídia biológica para aquários.

Bactérias aeróbicas

Na água, acontece um processo chamado hidrólise que em uma de suas transformações, converte nitrogênio orgânico em amônia. A amônia também é liberada diretamente pela respiração dos peies e em sua urina. A amônia é altamente tóxica aos peixes e mesmo em baixas concentrações pode ser fatal.

As bactérias aeróbicas transformam a amônia em nitrito através das bactérias do tipo Nitrossomonas.  Posteriormente o nitrito é transformado em  nitrato pelas bactérias do tipo Nitrobactérias. O nitrato é menos tóxico que o nitrito que por sua vez é menos tóxico que a amônia. O nitrato, vai se acumulando na água e pode ser reduzido com trocas parciais de água ou através das bactérias anaeróbicas.

Bactérias anaeróbicas

Nos canais mais profundos das mídias, e em locais sem oxigênio e luz, bactérias anaeróbicas dos tipos Pseudomonase e Clostridium irão se formar. Essas bactérias são responsáveis pelo processo de desnitrificação. Na desnitrificação, as bactérias anaeróbicas convertem o nitrato em gás nitrogênio que se dispersa na atmosfera.

Já reparou aquelas bolhas que costumam sair do fundo da areia dos lagos ornamentais? Elas são justamente o gás nitrogênio escapando para a atmosfera após serem formados pelas bactérias anaeróbicas. Se isso não acontece no seu lago, pode ser que a camada de areia seja muito baixa. Tente sempre utilizar uma camada de 10cm para garantir a formação das bactérias anaeróbicas.

O estudo do ciclo do nitrogênio pode ajudar nessa compreensão.

Qual é o certo? Anaeróbio ou anaeróbico, areróbico ou aeróbio?

Vemos muita discussão em cima desse assunto mas a verdade é que as duas formas de escrever estão totalmente corretas.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *