Filtragem do lago

Filtro biológico para lagos ornamentais: por que e como você deve usar?

64 Comentários

O filtro biológico para lagos ornamentais é um equipamento fundamental para a manutenção da qualidade e boa aparência da água. Ele previne problemas comuns que costumam incomodar os proprietários de tanques artificiais: sujeira, maus odores e, até mesmo, a morte dos peixes.

Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de filtro, seu funcionamento e importância em qualquer projeto. Acompanhe e elimine dúvidas!

O que é um filtro biológico para lagos ornamentais?

O filtro biológico é o principal equipamento utilizado para filtragem de lagos ornamentais. Diferentemente das piscinas, que não abrigam nenhum tipo de vida (plantas e peixes) e permitem o tratamento da água de diferentes maneiras, os lagos precisam de um filtro biológico que dispense o uso de produtos químicos.

Esse equipamento pode, portanto, ser considerado uma espécie de casa para bactérias especializadas. São elas as responsáveis por realizar a limpeza da água do tanque. Para isso, se alojam dentro do filtro e passam a transformar moléculas tóxicas em moléculas menos tóxicas para os peixes, em um processo conhecido como ciclo do nitrogênio.

O ciclo do nitrogênio é essencial para a saúde dos peixes porque transforma amônia em nitrito. Este, por sua vez, gera o nitrato, que é modificado em gás nitrogênio. Então, as bactérias convertem o nitrogênio em moléculas cada vez menos tóxicas até a completa remoção da água.

Como funciona o filtro biológico?

É importante garantir condições adequadas para a manutenção do ciclo do nitrogênio. Logo, o suporte destinado à colonização de bactérias deve ser espaçoso para garantir a eficiência do filtro biológico para lagos ornamentais:

  • Bioglass: material altamente poroso, feito de vidro e que ajuda na formação das bactérias em um espaço menor do que aquele utilizado em mídias tradicionais, como as plásticas ou cerâmcas;
  • BioZ: o material com maior área superficial do mercado, com um desempenho de até 50x quando comparado com o Bioglass. Apenas 170 gramas do BioZ possuem uma área superficial do tamanho de um campo de futebol.
  • Aceleradores de biologia: alimentos probióticos (como o Water Bio) para as bactérias.

Em geral, são necessários 36 dias para a obtenção de uma colônia de bactérias consistente e capaz de tratar a água do tanque. Com os produtos citados acima, é possível acelerar a formação dos pequenos — e importantes — organismos e, assim, colocar os peixes no lago no mesmo dia em que o projeto for montado.

Filtro biológico ou filtro de piscina?

É comum ver pessoas empregando o tradicional filtro de areia (para piscinas) na construção de um lago ornamental. Trata-se de uma prática totalmente errada, visto que esse tipo de equipamento é usado para remover a sujeira de piscinas. Se for colocado em lagos, o filtro de areia pode entupir muito rapidamente, por isso é contraindicado.

Outro erro cometido é pensar que apenas o uso da bomba é suficiente para a água do tanque. Isso porque o processo não garante a formação biológica das bactérias que são necessárias para remover moléculas tóxicas. Além do mais, os micro-organismos que se formam na parede e substratos dos lagos não são suficientes para tal.

Quais são as vantagens do filtro biológico para lagos ornamentais?

Os benefícios do filtro biológico são tantos que tornam o uso desse equipamento obrigatório em qualquer lago ornamental. Veja outras vantagens que vão além da remoção das moléculas tóxicas ou que são consequência desse processo:

  • manter a limpeza do tanque, evitando a aparência de lago turvo;
  • combater a formação de algas;
  • evitar mau cheiro no lago;
  • eliminar a presença de amônia na água, a fim de prevenir doenças e a fragilidade dos peixes;
  • proporcionar vida longa às espécies presentes no lago;
  • contribuir para o bem estar da fauna, já que oferece a mesma qualidade de vida que o peixe teria na natureza, ou seja, um ambiente adequado e com água limpa.

Mídia biológica para lagos e aquários Cubos BioZ

Quais são os principais tipos existentes no mercado e como usá-los?

O mercado oferece uma infinidade de tipos de filtro para lagos ornamentais. Além do biológico, existem outros modelos utilizados para complementar a limpeza da água:

  • mecânico: atua removendo a sujeira visível;
  • químico: funciona com carvão ativado e ajuda a eliminar o odor da água, bem como moléculas tóxicas;
  • físico: ultravioleta ou ozônio, contribuem para a remoção de algas, evitando que o lago fique esverdeado.

Quando o assunto é filtro biológico, existem basicamente dois tipos: filtro biológico por gravidadefiltro pressurizado (ambos não exigem obras para instalação). Saiba mais sobre os modelos e como funcionam:

Filtro biológico por gravidade

É o mais usado e deve ser instalado acima da superfície do lago. A água entra no equipamento pela força da bomba e volta para o tanque pela ação da gravidade. A instalação desse tipo de filtro é mais simples e sua manutenção é mais prática. Além disso, a oxigenação para as bactérias é maior com o uso desse modelo.

Filtro pressurizado

Permite ser instalado abaixo do nível da água. Trata-se de um compartimento totalmente fechado (assim como o filtro de piscina) e pode ficar na casa de máquina do lago. Nesse caso, a água do tanque entra no equipamento por meio da pressurização da bomba, mas não escorre de volta para o lago.

Em vez disso, a água entra e sai na mesma pressão, podendo ser elevada para uma cascata (na altura em que a potência da bomba permitir). O filtro pressurizado leva mais tempo para ser instalado, já que envolve um processo mais trabalhoso.

Quais são os diferenciais dos filtros da Cubos?

A Cubos possui um grande diferencial entre outras marcas por dimensionar o filtro para a realidade do clima brasileiro. Além de ser a única fabricante no país, consegue adequar o tamanho do filtro e a qualidade das mídias (bioglass) às necessidades de cada cliente.

Cabe destacar que os filtros importados costumam ser menores que os da Cubos e possuem menos mídias. Eles são inadequados para o clima mais quente das regiões brasileiras, que contribui para a formação de algas e uma baixa qualidade da água.

Os filtros Cubos ainda fazem o tratamento correto da água porque também são focados na filtragem mecânica. Para isso, empregam um sistema de escovas que ajuda a remover a sujeira de maneira eficiente, sem entupir rapidamente.

Por fim, cabe destacar que a manutenção do filtro biológico para lagos ornamentais Cubos é simples: recomenda-se fazer a limpeza das escovas mensalmente. Já a limpeza da própria mídia deve ser realizada uma vez ao ano, de maneira profunda e utilizando a água do próprio tanque.

E você, está precisando de um equipamento específico para seu lago ou quer saber mais sobre o produto? Para qualquer necessidade, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

64 comentários

      1. Olá Caio! Estou na mesma situação que o João Carlos, tenho um sistema de filtragem de areia de uma piscina transformada em lago ornamental. Utilizo um pequeno filtro biologico, que não está dando muito conta do recado. Essa substituição da areia é total ou parcial? Como tenho um filtro de piscina pressurizado é possível?

  1. Tenho um lago para peixes ornamentais com capacidade para 5000 litros de água, todo em alvenaria e revestimento de pastilhas, quero tratar a água pois está verde.

    1. Tenho uma piscina de fibra de 25 mil litros. Seria possível transforma- la em uma piscina natural com peixes?

  2. OI TENHO UM LAGO QUE A AGUA FICA MUITO CHEIA DE LODO O QUE POSSO FAZER DESDE JA AGRADEÇO

      1. Oi Paulo, boa tarde. O BioZ é uma mídia biológica, deve ser instalada dentro do filtro biológico do lago. Para ajudar na instalação, temos uns saquinhos com zipper que dá para colocar o material dentro.

  3. Olá! Tenho uma fonte de 2,50 por 2,50. Gostaria de deixar a água mais limpa pq fica verde. Tenho nela uma tartaruga e 11peixes entre eles 3 cascudos mas não dão conta de comer o limo. Qual filtro devo comprar?!?

  4. Bom dia. Qual o preço do bioglass? quero montar um filtro biológico para um lago de 1500 L. Valor do frete para Curitiba? Grata

  5. Boa tarde. Meu nome é Maria José meu marido tem um lago e fica verde com freguesia gostaria de saber se te alguma solução.

  6. Bom dia, e filtros biológicos para piscinas/lagos não habitados por peixes ou plantas, um lago para nadar. Como ficaria esse filtro?

      1. Boa tarde Caio, obrigado por responder. Talvez tenha me expressado mau. Para não utilizar mais produtos químicos na piscina como seria a filtragem, a mesma de um lago?

  7. Boa tarde
    Tenho um lago com cerca de 3500-4000 litros. Tenho um filtro mecânico com lâmpada de UV. Mudei de filtro há meio ano ( marca Laguna – sou de Portugal).
    Tem uma bomba subaquática que leva ao filtro exterior. O lago tem cerca de 80 cm de altura. É feito em alvenaria . Tenho peixes e uma fonte ao meio com pedras de onde a água sai. Começou a ficar tudo verde. Já me aconteceu mas agora está muito pior. Quando tal acontece tenho que mudar a água toda e lavar o lago algo que faço na media uma vez por ano.
    Mas agora está pior.
    O que me recomenda por favor?

  8. Olá construi um lago com mais ou mens 550 litros. Coloquei agua com um pouco de areia no fundo, porem a agua não esta ficando cristalina. Hoje é o segundo dia apos enchimento do nesmo. Isso é normal?

    Qual melhor tipo de filtro?

  9. Prezados senhores, tenho interesse em um filtro para opção de algas de um sistema de lagoas eutrofizadas. O tratamento requerido é somente a remoção de algas para que a qualidade da agua na lagoa seja adequada a irrigação na agricultura. Quais opções voces tem para esse caso onde não se exige tratamento de agua potavel e simirrigação. a lagoa tem dimensões de 60mX20m X3,00m

  10. Boa tarde! Temos um lago ornamental que eu estou montando um filtro permanente, com bioglass e manta, bomba oceantech, tubulação, tudo direitinho como vejo em diversos videos de aquarismo/lagos ornamentais, construindo os filtros da mesma forma. Meu volume total é de 2.000 litros. A Água é própria de mina, não recebe cloro ou qualquer tratamento. Quando terminar a instalação do novo filtro e tubulações etc, e encher o lago, minha dúvida é como fazer a ativação biológica? Vejo tantos produtos, já utilizei os da Seachem no passado quando o filtro era provisório, mas agora sendo permanente quero realmente fazer esse processo direitinho. Obrigado!

    1. Tenho um lago com peixes e tem bomba e filtro caseiro mais a água está verde. O que devo comprar pra colocar no filtro ou na água pra clarear?

  11. Boa noite Caio, graças as suas orientações meu lago está funcionando perfeitamente, sua dica do ozônio antes da UV foi fundamental, forte abraço.

  12. Boa tarde, Caio! Tudo bem? Tenho um lago de cerca de 5000L. Utilizo um filtro pressurizado 15000L, com espumas e UV e, uma bomba de 20000L/h, com uma compensação de distância entre a bomba e o filtro, para equalizar a diferença de pressão. Se eu for usar o BioZ como filtro biológico, qual a quantidade?

    PS: Iniciei com o filtro da cubos, que é excelente! Mas o sistema de escovas, não deu conta de realizar a filtragem mecânica. Precisei associar compartimento a parte, com espumas. Alguma sugestão?

  13. Ola, tenho um lago ornamental de 900 litros, ja equipado com Fitro pessurizado com UV para 10000L/h e ozonio, gostaria de adicionar mais um filtro por gravidade biológico.
    Qual a quantidade de midia BioZ que preciso dimensionar ???

  14. Bom dia tenho um lago com aproximadamente 4000 l .Este lago tem uma bomba que manda a agua para cascata e assim sucessivamente.
    Coloquei um filtro UV Ocean Tech (UV36W) e uma bomba Jeneca HM-5063 que envia agua passando pelo filtro UV retornando ao lago.
    Meu grande desafio é eliminar a agua verde ,com filtro biológico conseguirei eliminar esse desconforto?

  15. Estou a fazer um lago de 10 mil litros já comprei um saco de 25 kilos de Bioz e gostaria de mais informações pra montar um filtro e valores das bombas que vou precisar

  16. Bom dia! Tem um lago porém só ligo a bombinha uma a duas vezes na semana, como usar o filtro biológico nesta situação? Ele é todo revestido com pedra sabão e tem areia no fundo.

  17. Booa tarde, estou pensando em fazer um lago ornamental pequeno com cascata em pedras para criar alguns kinguios, porém, gostaria de manter a água cristalina e com fundo dele claro como se fosse areia. posso utilizar a própria areia, ou tem algum material específico?

    Segue um link para visualização de referência: https://flores.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/plantas-para-lagos-ornamentais-3-1/Plantas-Para-Lagos-Ornamentais-7.jpg

    1. Sim, o correto é aplicar o Cubos Water Bio quando fizer a lavagem das mídias. Lembrando que essa lavagem deve ser feita com água do lago e nunca com água clorada da rede de abastecimento.

  18. Olá, eu queria instalar um filtro pressurizado com lâmpada UV para lagos na minha piscina.
    Você acha que teria uma melhor eficiência? Ou seria pior que o filtro de areia?

  19. Artigo top.
    Aprendi muito. A Cubos Lagos está de parabéns, tanto pelo comprometimento com o meio ambiente e também pelo excelente atendimento ao cliente e ao público em geral.
    Empresa nota 10 dez.
    Sucesso pra todos aí.

  20. boa tarde Caio.
    tenho um lago de peixes com aproximadamente 2000.000 ( duzentos mil litros.
    tenho como filtros 3 caixas de agua de pe e a agua passa de uma caixa para outra. porem a agua fica muito suja.
    tem alguma sugestao como posso melhorar a filtração?
    grato

  21. Boa tarde Caio, tudo bem? Estou interessado em construir uma piscina natural, com uma zona de purificação com plantas. Fiquei na dúvida se adicionando um filtro biológico não facilitaria o processo. A piscina seria de mais de 20mil litros. Vi que os filtros são designados para volumes bem menores de água. Faz sentido usar o filtro biológico nesse caso? Mesmo atendendo a um volume menor?

    Obrigado!

    1. Raphael, boa tarde. A filtragem biológica é sempre importante ter e ela deve ser dimensionada de acordo com o voluma do lago. Vou lhe enviar um e-mail para entender melhor o seu caso.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *