Blog da Cubos Lagos

Gerador de ozônio para lagos: como utilizar sem erros?

O ozônio é um gás instável composto por três átomos de oxigênio que, ao reagir e se autodecompor, dá origem a radicais livres, que são altamente reativos e têm vida útil de curta duração.

Ele é considerado um potencial germicida e também um dos maiores oxidante presente na terra, ficando atrás da hidroxila e do flúor. Assim, a geração de ozônio para lagos por meio de um processo de esterilização automatizado é capaz de eliminar vírus, protozoários, bactérias e fungos, de qualquer ambiente.

Levando em conta esse potencial, você já pensou em usar um gerador de ozônio para lagos? Para saber um pouco mais sobre esse mecanismo, como ele é capaz de purificar a água do seu lago ornamental e quais as principais vantagens da sua utilização, acompanhe o nosso conteúdo.

Quais as técnicas de desinfecção com ozônio?

Existem basicamente duas técnicas para geração de ozônio em lagos ornamentais. A primeira delas é com lâmpada ultravioleta (UV), que diz respeito à geração de ozônio por meio da radiação ultravioleta. É um processo considerado mais simples do que a outra técnica de descarga elétrica.

A vantagem desse tipo de geração de ozônio é que a radiação ultravioleta também tem forte poder de desinfecção, além de gerar a hidroxila que é ainda mais oxidante que o próprio ozônio. Além disso, essa técnica é mesmo bastante simples de ser executada.

A outra técnica comum para geração de ozônio para lagos ornamentais é a de descarga elétrica. Através dela é possível separar as moléculas em dois átomos de oxigênio, que serão ligados a um terceiro átomo de oxigênio, formando o O3.

A principal vantagem dessa técnica é a maior capacidade de geração do ozônio, com uma potência relativamente menor. É importante destacar ainda que a geração de ozônio, por meio da descarga elétrica, é feita por um equipamento mais complexo que o ultravioleta e por preços similares.

Ozônio para lagos

Como funciona a desinfecção com ozônio?

A processo acontece por meio de uma motobomba, que transporta a água pelo equipamento de geração de ozônio, com a ajuda de uma peça chamada venturi. Conforme a água passa por ele, o venturi suga o ozônio gerado e injeta-o na água, misturando as duas substâncias. Ao entrar em contato com a água, o ozônio deixa de exercer suas funções no ar e começa a atuar na desinfecção da água do lago ornamental.

Esse processo de mistura do ozônio com a água acontece de forma imediata, ou seja, quando o venturi suga o ozônio pelo gerador de ozônio, ele logo entra na água e começa a agir em poucos segundos, atacando as moléculas de impurezas que dão cor e odor à água, como as moléculas de amônia e matéria orgânica.

O ozônio age imediatamente em todas as impurezas que encontra e, caso ainda sobre o ozônio nesse processo de desinfecção, ele se transforma novamente em oxigênio.

Quais as aplicações do ozônio na limpeza?

A aplicação do ozônio na limpeza acontece pelo venturi, que suga o ozônio e o coloca na água, ou pelo compressor de ar, que também leva o ozônio para dentro da água do lago ornamental. Os dois têm o mesmo objetivo, mas o venturi é mais simples de ser usado, por ser uma peça mecânica, enquanto o compressor é um motor.

Qual a maneira correta de usar um esterilizador de ozônio?

A principal dica para o correto uso do gerador de ozônio para lagos é o dimensionamento do equipamento. É importante procurar por uma empresa que saiba fazer o dimensionamento correto, para comprar o equipamento mais adequado para o seu lago ornamental.

Alguns fabricantes informam a geração de ozônio (em g/h) de forma totalmente errada, superdimensionando esse valor. Por isso, o ideal não é se basear na geração em g/h mas sim no volume que o equipamento consegue tratar de acordo com as informações fornecidas pelo fabricante.

Daí a importância de comprar o equipamento de uma empresa que saiba dimensionar corretamente o melhor esterilizador para lagos, o que depende da concentração de oxigênio no ar do local onde o seu lago ornamental está instalado, da umidade do ar, e também da velocidade de sucção do venturi ou do compressor. São muitas as variáveis que influenciam nesse dimensionamento.

Além disso, o dimensionamento está também diretamente relacionado ao volume de água do lago ornamental e à quantidade de peixes presentes na água, isso porque, quanto mais peixes, maior a presença de carga orgânica e impurezas no lago ornamental, algo que requer um esterilizador ainda mais potente.

Quais as opções para desinfecção com ozônio no mercado?

A técnica da descarga elétrica é a mais usada e a mais comum no mercado.  Já a ultravioleta não é tão difundida, nem todos que têm lagos a conhecem.

O esterilizador de ozônio pode ser usado também em aquários marinhos — água salgada —, comuns às residências. Vale destacar que, quando ele for usado nos aquários, precisa ser usado junto de um controlador de ORP, potencial de oxirredução.

É o controlador de ORP o responsável por ligar e desligar o ozônio, conforme a medição feita na água, que indica a necessidade de sua presença. Se o ozônio for gerado de forma excessiva, ele pode até mesmo tirar a vida dos peixes do aquário. Na maioria dos casos. o controlador de ORP não precisa ser utilizado em lagos, mas é sempre necessário em aquários, que possuem menores volumes de água.

O esterilizador de ozônio ultravioleta tem a capacidade de gerar a hidroxila, portanto, se você precisar gerar a hidroxila no esterilizador de descarga elétrica, é necessário instalar a radiação ultravioleta depois do venturi, para que ela consiga transformar a molécula do ozônio em hidroxila.

No Brasil, desde 2016, é crescente o uso do esterilizador de ozônio em lagos e aquários. Isso porque ele garante a transparência da água que dificilmente é conseguida com outros equipamentos. Mas é preciso usar a quantidade certa de ozônio, de acordo com o volume de água, cuidando para não superdimensionar o uso do gerador de ozônio para lagos.

Acha que precisa de um esterilizador de ozônio para lagos, mas ainda tem dúvidas de qual é o mais adequado e de como usá-lo sem nenhum erro? Entre em contato com a Cubos e tire esclareça tudo sobre o assunto antes de adquirir o produto.

Sair da versão mobile