Filtragem do lago

Gerador de ozônio para lagos: como utilizar sem erros?

111 Comentários

O ozônio é um gás instável composto por três átomos de oxigênio que, ao reagir e se autodecompor, dá origem a radicais livres, que são altamente reativos e têm vida útil de curta duração.

Ele é considerado um potencial germicida e também um dos maiores oxidante presente na terra, ficando atrás da hidroxila e do flúor. Assim, a geração de ozônio para lagos por meio de um processo de esterilização automatizado é capaz de eliminar vírus, protozoários, bactérias e fungos, de qualquer ambiente.

Levando em conta esse potencial, você já pensou em usar um gerador de ozônio para lagos? Para saber um pouco mais sobre esse mecanismo, como ele é capaz de purificar a água do seu lago ornamental e quais as principais vantagens da sua utilização, acompanhe o nosso conteúdo.

Quais as técnicas de desinfecção com ozônio?

Existem basicamente duas técnicas para geração de ozônio em lagos ornamentais. A primeira delas é com lâmpada ultravioleta (UV), que diz respeito à geração de ozônio por meio da radiação ultravioleta. É um processo considerado mais simples do que a outra técnica de descarga elétrica.

A vantagem desse tipo de geração de ozônio é que a radiação ultravioleta também tem forte poder de desinfecção, além de gerar a hidroxila que é ainda mais oxidante que o próprio ozônio. Além disso, essa técnica é mesmo bastante simples de ser executada.

A outra técnica comum para geração de ozônio para lagos ornamentais é a de descarga elétrica. Através dela é possível separar as moléculas em dois átomos de oxigênio, que serão ligados a um terceiro átomo de oxigênio, formando o O3.

A principal vantagem dessa técnica é a maior capacidade de geração do ozônio, com uma potência relativamente menor. É importante destacar ainda que a geração de ozônio, por meio da descarga elétrica, é feita por um equipamento mais complexo que o ultravioleta e por preços similares.

Ozônio para lagos

Como funciona a desinfecção com ozônio?

A processo acontece por meio de uma motobomba, que transporta a água pelo equipamento de geração de ozônio, com a ajuda de uma peça chamada venturi. Conforme a água passa por ele, o venturi suga o ozônio gerado e injeta-o na água, misturando as duas substâncias. Ao entrar em contato com a água, o ozônio deixa de exercer suas funções no ar e começa a atuar na desinfecção da água do lago ornamental.

Esse processo de mistura do ozônio com a água acontece de forma imediata, ou seja, quando o venturi suga o ozônio pelo gerador de ozônio, ele logo entra na água e começa a agir em poucos segundos, atacando as moléculas de impurezas que dão cor e odor à água, como as moléculas de amônia e matéria orgânica.

O ozônio age imediatamente em todas as impurezas que encontra e, caso ainda sobre o ozônio nesse processo de desinfecção, ele se transforma novamente em oxigênio.

Quais as aplicações do ozônio na limpeza?

A aplicação do ozônio na limpeza acontece pelo venturi, que suga o ozônio e o coloca na água, ou pelo compressor de ar, que também leva o ozônio para dentro da água do lago ornamental. Os dois têm o mesmo objetivo, mas o venturi é mais simples de ser usado, por ser uma peça mecânica, enquanto o compressor é um motor.

Qual a maneira correta de usar um esterilizador de ozônio?

A principal dica para o correto uso do gerador de ozônio para lagos é o dimensionamento do equipamento. É importante procurar por uma empresa que saiba fazer o dimensionamento correto, para comprar o equipamento mais adequado para o seu lago ornamental.

Alguns fabricantes informam a geração de ozônio (em g/h) de forma totalmente errada, superdimensionando esse valor. Por isso, o ideal não é se basear na geração em g/h mas sim no volume que o equipamento consegue tratar de acordo com as informações fornecidas pelo fabricante.

Daí a importância de comprar o equipamento de uma empresa que saiba dimensionar corretamente o melhor esterilizador para lagos, o que depende da concentração de oxigênio no ar do local onde o seu lago ornamental está instalado, da umidade do ar, e também da velocidade de sucção do venturi ou do compressor. São muitas as variáveis que influenciam nesse dimensionamento.

Além disso, o dimensionamento está também diretamente relacionado ao volume de água do lago ornamental e à quantidade de peixes presentes na água, isso porque, quanto mais peixes, maior a presença de carga orgânica e impurezas no lago ornamental, algo que requer um esterilizador ainda mais potente.

Quais as opções para desinfecção com ozônio no mercado?

A técnica da descarga elétrica é a mais usada e a mais comum no mercado.  Já a ultravioleta não é tão difundida, nem todos que têm lagos a conhecem.

O esterilizador de ozônio pode ser usado também em aquários marinhos — água salgada —, comuns às residências. Vale destacar que, quando ele for usado nos aquários, precisa ser usado junto de um controlador de ORP, potencial de oxirredução.

É o controlador de ORP o responsável por ligar e desligar o ozônio, conforme a medição feita na água, que indica a necessidade de sua presença. Se o ozônio for gerado de forma excessiva, ele pode até mesmo tirar a vida dos peixes do aquário. Na maioria dos casos. o controlador de ORP não precisa ser utilizado em lagos, mas é sempre necessário em aquários, que possuem menores volumes de água.

O esterilizador de ozônio ultravioleta tem a capacidade de gerar a hidroxila, portanto, se você precisar gerar a hidroxila no esterilizador de descarga elétrica, é necessário instalar a radiação ultravioleta depois do venturi, para que ela consiga transformar a molécula do ozônio em hidroxila.

No Brasil, desde 2016, é crescente o uso do esterilizador de ozônio em lagos e aquários. Isso porque ele garante a transparência da água que dificilmente é conseguida com outros equipamentos. Mas é preciso usar a quantidade certa de ozônio, de acordo com o volume de água, cuidando para não superdimensionar o uso do gerador de ozônio para lagos.

Acha que precisa de um esterilizador de ozônio para lagos, mas ainda tem dúvidas de qual é o mais adequado e de como usá-lo sem nenhum erro? Entre em contato com a Cubos e tire esclareça tudo sobre o assunto antes de adquirir o produto.

111 comentários

  1. Gostei da matéria, queria saber por exemplo, se para um lago de 3000 litros de água pode ficar com um gerador de ozônio para 3000 litros ligado 24 horas todos os dias? Ou tem que ser um gerador de maior potência de geração de ozônio e quanto tempo também pode ficar ligado? É porque na matéria não tem essa informação. Fico no aguardo.

    1. Oi Paulo, muito obrigado por nos acompanhar. Para o seu lago de 3 mil litros pode utilizar o nosso Cubos Ozônio Enamel 1G e deixar a regulagem dele em 30% da potência. Assim poderá deixar funcionando 24h por dia, que é o ideal.

        1. BOM DIA CAIO.
          TENHO UM LAGO DE 8.000L 1 PIRARARA DE 5KG 1 PINTADO DE 3 KG E 5 OSCAR. QUAL O APARELHO QUE DEVO USAR?

  2. Tenho um lago de peixes, com aproximadamente 30000 lts.
    o lago está sempre recebendo sol e, a agua fica verde.
    qual o melhor sistema de Ozonio e preço e, condições de pagamento???

    1. Oi Severino, tudo bem? Para o seu lago de 30 mil litros tem que ser o Cubos Ozônio Enamel 3G. Pelo site da para comprar em até 12x, mas vou lhe enviar um e-mail para conversarmos melhor. Abraços.

  3. boa tarde Caio, e para um lago de 40 mil litros,quanto fica,e quanto eu gasto de energia,muito obrigado boa tarde

  4. Tenho um lago de aproximadamente 23.000 litros. Tenho algumas perguntas a fazer :
    1 – gerador de ozônio para este volume de água e também o custo .

  5. Olá, este equipamento gerador de ozônio é capaz de eliminar as algas que se prendem as pedras deixando-as verdes?
    Deixando claro que minha agua é cristalina, apenas as pedras ficam tomadas por essas algas.
    Meu lago tem 1500 Litros e Utilizo o Cubos MultiG2000 com UV16w e outro filtro caseiro com 12litros de bioglass.. mas nada resolve.

    1. Oi Felipe,

      O ozônio não tira as algas que ficam presas nas pedras. Ele pode atá ajudar e reduzir mas não é uma garantia, pois isso depende de vários outros fatores. Se der, nos mande fotos do do seu lago para [email protected] para que possamos lhe orientar melhor. Abraços.

    1. Tenho um lago de seis mil litros, e 45 carpas, qual aparelho de ozônio seria bom pra mim, tenho muito verde nas pedras laterais o fundo e coberto com areia branca e pedregulho de Rio. E qual o valor??

  6. Olá
    Parabéns pela matéria.
    Gostaria de saber se posso usar o seu gerador de ozônio para um aquário de 800 litros.

    1. Silvio, para o ozônio funcionar você precisa ou de um pequeno compressor de ar ou de um venturi. Dependendo da bomba do seu aquário, pode ser que tenha um venturi acoplado. Se a bomba tiver aquela mangueirinha para puxada de ar da para usar para sugar o ozônio do gerador.

  7. Seria saudável usar osônio em caixas d’água para consumo humano?
    Poderia filtrar minha caixa d’água dessa forma?
    Obrigado

    1. Olá Heloize, tudo bem? Para o seu lago pode usar o Cubos Enamel 1G. A instalação é simples e pode ser feita com uma bomba da Cubos Jato 2500 utilizando um mini venturi.

  8. Olá gostaria de saber se o aparelho tem que ficar protegido do tempo ou posso instalar junto ao lago e camuflar com plantas.

        1. Oi Roberto, boa tarde. Sim, é muito recomendado o uso de um gerador de ozônio. Para o volume do seu lago você pode utilizar o Cubos Enamel 3G em conjunto com uma bomba Jato 2500 e um mini venturi.

          Abraços e fico a sua disposição.

  9. Caio
    tenho um lago com 60.000 litros, uso um sistema de
    filtro biologico, que do nada de vez em quando a agua fica esverdeada, qual o tipo de aparelho que devo usar/
    O ozonio pode ser instalado na tubulacao antes do filtro biologico ou nao?

      1. Wagner, pode sim. A distancia pode ser qualquer uma. Porém, quanto mais longe maior tem que ser a sucção do venturi. No caso de 6m é perto, não tem problema, pode instalar normalmente.

  10. Tenho um lago residencial com aproximadamente 1600 L, uso um filtro pressurizado com lâmpada UV de 11W, a qualidade da água é bastante satisfatória, porem creio que super povoei meu lago com a quantidade de carpas, tendo que fazer limpeza do filtro com uma frequência maior, alem disso as pedras ficaram verdes, um sistema de ozônio seria o mais indicado para potencializar meu lago e eliminar a coloração verde das pedras?
    Qual seria o melhor sistema e qual a regulagem?

    1. Oi Silvino, bom dia. Para 10 mil litros eu lhe recomendo o Cubos Ozônio Enamel 3G com uma bomba Cubos Jato 4000 com o mini venturi. Vou te passar mais informações por e-mail. Abraços.

  11. Adquiri o Ozônio Enamel 1G, quero usar um Compressor de ar ligado a um filtro de sílica e ligado ao Enamel 1G
    Exite vários compressores no mercado, qual vc recomenda? 25l/m, 30l/m, 40l/m …… ?????
    Vou usar o Ozônio passando pelo Venture no UV pra usar a molécula Hidroxila, em meu aquário Marinho 800 litro Total.

    desde já obrigado pela resposta.

    1. Olá Pablo, tudo bem?

      Se você for usar o venturi não tem porque usar o compressor. O próprio venturi já fará a sucção do ozônio. Caso use somente o compressor, pode optar por um de 25l/m que está ótimo.

      Veja se ficou claro e me avise.

  12. Olá, tenho um lago ornamental com peixes, 15 mil litros. Tenho filtragem mecânica, mídia e UV. A água se mantem clara mas mesmo assim gostaria de introduzir um ozonizador. Qual modelo seria apropriado?

    1. Olá Mário, tudo bem? Para o seu lago eu recomendo o Cubos Ozônio Enamel 3G em conjunto com uma bomba Cubos Jato 2500 com o mini venturi. Vou lhe enviar um e-mail para conversarmos melhor. Abraços.

  13. Tenho um lago com 400 carpas, com aproximadamente 220 mil litros.
    O lago está sempre recebendo sol a água fica verde.
    Qual o melhor sistema de Ozônio?

  14. Eu tenho um lago de 6000 litros e vou comprar os componentes para ele ficar sadio e bonito. Que componentes deveria comprar?

    Alcir.

  15. Olá, Caio,
    tenho um lago de 5.000 L. Nele, tenho 18 carpas, 3 tartarugas e dois marrecos mandarim. Gostaria de saber qual o filtro biológico, o UV, o de ozônio e a bomba que deveria adquirir para uma melhor qualidade da água? Verifiquei que vocês têm vários modelos de várias potências e vazões. Quais seriam os ideais para o meu caso?
    Obrigado,

    César

  16. Boa tarde Caio
    Estou pretendendo adquirir um aparelho de ozônio e gostaria de saber se vcs tem pessoas que possam dar acessoria qual comprar e fazer a instalação do mesmo .
    Devo dizer que meu lago está com o sistema de lampadas e não estamos conseguindo deixar o lago bem limpo .
    Aguardo uma resposta

    Obrigada

  17. Projetei uma piscina natural e pretendo usar alguns equipamentos da Cubo Lagos, dentre os quais o ozônio e UV e a bomba Orca. São 60 mil litros de água. Qual o equipamento de tratamento da água que vocês recomendam?

  18. Boa tarde. A julgar pelos nomes (Enamel 1G; Enamel 3G e CEramic 7G), os geradores da Cubos parecem produzir, nominalmente, 1, 3 e 7 gramas de O3 por hora, respectivamente . Isso é correto? Qual a produção real de O3 de cada modelo? Há certificação ou outra forma de atestar os valores? Por último, esses equipamentos são produzidos pela Cubos no Brasil ou são importados, total ou parcialmente?

    1. Olá Albert. Isso mesmo, os modelos correspondem as gramas por hora gerada. Esse valor é válido para: concentração de O >99%, Temp. 25ºC, ponto de condensação >-45ºC. Os equipamentos possuem algumas partes importadas. Abraços.

  19. Gostaria de saber qual o ORP ideal para lagos com carpas para reduzir ao máximo o aparecimento de algas nas rochas…. Desde já agradeço

  20. Olá comprei o gerador de ozônio 3G, pois tenho um lago de 23000lts, o meu sistema de filtragem consiste num filtro depois a bomba e a instalação do gerador vai ser feita depois da bomba .
    Está correto assim?

  21. Tenho um lago de 6mil lts, com um filtro pressurizado Puri Press 15k c/ uv de 18w (com 6 carpas no momento mas pretendo aumentar para 12), porem não estou conseguindo deixar a água com qualidade, está sempre turva. Com o Ozonio será que vai resolver ? como não tenho filtro biologico onde devo instalar o gerador de ozonio ?

  22. Boa tarde
    Possuo um gerador de ozônio enamel 3g ligado a um compressor de ar de 60l/min. Minhas mangueiras de saída entupiram todas com uma substância esbranquiçada. Alguma ideia do que poderia estar causando. Alguma substância reagindo com o ozônio?

  23. Ola Caio,

    Compramos 2 geradores de vcs, de 3G, e gostaria de saber se ao ligar o gerador pela primeira vez influencia no tempo de geração de ozonio. Estamos tendo esse problema, toda vez que iniciamos no começo do dia, demora muito mais tempo para atingir o nivel correto de PPM na agua, comparado as próximas vezes. Obrigado.

  24. Olá Caio!
    Tenho um aquário marinho de 4000 Lts com +- 70 peixes e muitos corais, e gostaria de colocar um ozonizador e 2 UVs no meu sistema. Qual a potência do ozonizador e de duas UVs com Venturi e qual a potência da bomba a utilizar.

  25. Bom dia Caio
    Por favor outra dúvida
    Qual a ORP que considera-se ideal para o meu sistema?
    No meu sistema preciso ter venturi pagará a mistura do ozônio com a UV.
    Obrigado!

  26. Tenho um lago de aproximadamente 5000L, que tem uma bomba submersa de 9500L/h que envia a água para um filtro que fica localizado no alto de uma cachoeira, por onde a água retorna ao lago. Gostaria de orientação sobre a configuração do gerador de ozônio e como instalar. Obrigado

  27. Para lago de 8.000 posso usar o de 3G? Existe a necessidade de colocar algum controle? O que seria ORP?
    Abçs,
    Obrigado

  28. Bom dia eu tenho um lago de 5000 litros , tenho uma cascata ,pode ser usado ozônio na cascata junto com o filtro uv, usando a mesma bomba

  29. boa tarde, tenho um lago de 3000 litros, com uma bomba submersa 16000 mil litros hora , um filtro pressurizado com UV de 5W , e um filtro biológico , 3 cascatas e 10 carpas adultas. A agua porem fica meia amarelada ( meia turva). uma maquina de ozónio de 1 g resolve o problema? obrigado.

  30. Bom dia, tenho um lago de 130mil/L sem peixes pretendíamos instalar vários 3G, em pontos diferente, daria certo!
    Outro ponto o venturo de 1.1/3″ polegadas pode ser instalada no 3G ou só o venture de 1″, tem limite de potencia da bomba para o 3G.
    Elimina o cloro da água?
    obrigado…

  31. Boas Caio, eu tenho uma dúvida, eu posso usar o ozônio sem usar o uv? Ou tenho que obrigatoriamente ter os dois, tenho um lago relativamente pequeno, tem por volta de 700lt

  32. Grande Caio, boa noite! Estou projetando um lago aprox 5 mil lts. A principio pensei no Multi 6000G (com UV) com uma Medusa 12000. Penso em colocar uma segunda bomba, talvez a Jato 2500 só por conta do Enamel 1G com o mini venturi. Minha pergunta é: Acredita que dessa forma terei um lago cristalino?
    Outra dúvida: O ozônio pode ir direto pro lago sem necessidade de passar pelo Multi 6000G? Pergunto isso, pois pretendo esconder a Jato entre pedras e deixar as bolhas subirem por entre as pedras como se fosse uma nascente entende? Grande abraço meu amigo, sucesso nos negócios!!!

  33. Caio, comprei um gerador de Ozônio Enamel 3G com Venturi 1″ + um UV Cubo de 60W saída 50mm vou ampliar meu lago para 8.000 Litro já comprei o Ozônio de 3G Por causa da facilidade da regulagem ai vejo a ORP para deixar na medida exata, Pergunta qual a atura que coloco a saída de ozônio para o lago altura da agua vai ficar em 1 metro (4C x 1A x 1,5L) e coloco no final o no meio do lago (qual comprimento coloco a saída a Bomba para tocar o ozônio é 9,000l e de recalque é 15.000 Grato Rogério

  34. Boa tarde! Posso instalar o gerador a 6 metros do local de aplicação na agua, caso eu instale nessa distancia, como saberei que o produto estará sendo aplicado?

  35. Bom dia. Tenho 2 aquários no pátio, interligados por 1 bomba que pega água do primeiro, leva até o segundo passando por uma lâmpada de UV, e dali ela volta para o primeiro por desnível.

    São aproximadamente 13.000 litros de água no total.

    Qual o gerador de ozônio indicado?

  36. Bom dia, adquiri recentemete uma aparelho gerador de Ozônio 3G, para tentar acabar ou diminuir a incidência de algas no meu lago.
    Após pouco mais de 10 dias de uso, ainda não consegui obter o mínimo de transparência que me proporcionasse um fio de esperença em continuar usando o aparelho.
    Meu lago possui aproximadamente 22m3 e conta ainda com um UV de 36. Gostaria de saber se é possível testar se está saindo ozônio ou simplesmente ar e se existe alguma de forma de saber se a lâmpada UV está produzindo radiação?
    Ressalto que realizei todas as ligações recomendadas pelo fabricante.
    GRATO.

  37. Olá Caio, tenho um aquário de 3000 litros com sistema de aquaponia. Gostaria de saber se posso usar o ozônio sem prejudicar as plantas e se a resposta for sim qual equipamento (ozônio) devo comprar.

    1. Anderson, a parte de aquaponia eu não tenho conhecimento, mas vou te passar o site do Claudio que poderá lhe ajudar, veja se consegue entrar em contato com ele. https:/www.aquaponica.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *