Construção do lago

Por que se preocupar com a impermeabilização de lagos artificiais

Sem comentários

Um lago artificial pode ser a solução para deixar sua casa mais bonita e seus dias mais relaxantes. Além do apelo estético, eles são um ótimo hobby e ajudam a canalizar as energias estressantes da rotina.

Agora, se você deseja construir um, precisa ficar atento a uma série de fatores. Além do tamanho, estilo e decoração, é essencial pensar na impermeabilização de lagos artificiais. Afinal, ela é essencial para o sucesso do seu projeto.

Quer saber mais? Siga a leitura e confira o post que preparamos para você!

O que é impermeabilização de lagos artificiais

Independentemente do tipo de lago que você está construindo, é preciso fazer a impermeabilização. Ela nada mais é do que um isolamento entre a parte interna e externa do seu espaço.

Cada técnica de construção demanda um tipo de impermeabilização. As mais comuns são com as geomembranas e as mantas líquidas.

As primeiras são utilizadas em lagos ornamentais com visual mais natural. Neste caso, a obra é feita escavando-se a terra de forma irregular, criando curvas orgânicas e até mesmo diferenças de profundidade.

Já a manta líquida costuma ser usada em lagos de alvenaria. Sobre a camada de concreto, ela é aplicada como uma tinta, fazendo a vedação final e evitando a troca de água e substâncias entre o interior e o exterior do lago.

Por que impermeabilizar um lago artificial

Um lago artificial pode ser pensado como um pequeno ecossistema que precisa permanecer sob controle. A impermeabilização tem papel fundamental nesse processo por meio de algumas propriedades. Confira:

Evitar vazamentos

É preciso que a quantidade de água contida no lago seja mais ou menos a mesma o tempo todo. Pequenas variações são naturais, mas a perda de uma grande parte do volume repentinamente pode prejudicar os peixes, por exemplo.

A impermeabilização de lagos artificiais tem papel importante na prevenção de vazamentos e traz mais segurança ao seu projeto. Afinal, um grande volume de água perdido pode trazer danos até mesmo ao terreno.

Impedir a contaminação

O solo onde o lago será construído pode conter elementos danosos para a vida das plantas e peixes. Por isso, realizar a impermeabilização é uma maneira de evitar a contaminação da água.

Manter as características da água

A alteração do pH ou mudanças bruscas na temperatura da água também podem prejudicar a saúde dos peixes. Esse é mais um dos benefícios da impermeabilização, já que ela impede que qualquer líquido fora do padrão entre no lago através do solo.

Como peixes e plantas usados em lagos ornamentais costumam ser bastante sensíveis, a impermeabilização é a melhor maneira de aumentar a segurança da vida no seu espaço. Além disso, com a estabilidade do terreno, também são ganhos pontos de tranquilidade.

Quais os tipos de impermeabilizantes que existem e seus benefícios

O mercado oferece uma série de produtos para a impermeabilização de lagos artificiais. Cada um tem características e indicações específicas. Para facilitar sua vida, separamos tudo sobre os tipos mais comuns.

Manta líquida

Conhecida no mercado de lagos como Ecoply, a manta líquida funciona como uma pintura. Ela é indicada para lagos de alvenaria, e você deve aplicá-la exatamente como uma tinta nas paredes e fundo da obra.

A Ecoply é indicada para projetos com formas retas, paredes em 90 graus e estilo formal. Normalmente, esses lagos artificiais são parte integrada do projeto de arquitetura da casa e construídos em alvenaria.

A manta líquida é indicada para impermeabilizar um local desse tipo por trazer facilidade na hora de dar cobertura aos cantos formados pelos ângulos retos das paredes.

A garantia oferecida para esse tipo de impermeabilizante é de 10 anos, mas sua durabilidade é de tempo indeterminado, já que não resseca com o sol.

Geomembrana

Este é um tipo de manta que pode ser feita de EPDM ou PVC. Existe também a de PEAD, mas sua qualidade não costuma trazer bons resultados dependendo da marca utilizada.

A geomembrana é indicada para a impermeabilização de lagos artificiais que são escavados diretamente na terra. Esse tipo de projeto geralmente tem formato orgânico — bordas irregulares que se assemelham mais ao encontrado na natureza.

A aplicação da geomembrana é feita após a finalização do processo de escavação. Ela deve ser acomodada sobre o solo e parede, respeitando as diferenças de profundidade e ondulações planejadas.

Manta EPDM

A EPDM (Etileno, Propileno, Dieno, Monômero) é uma manta de borracha que se apresenta como uma das melhores soluções para a impermeabilização de lagos artificiais. Isso porque, entre outras características, ela pode durar mais de 100 anos e a garantia fornecida é de cerca de 20 anos.

A manta EPDM é fácil de instalar, pois é extremamente elástica — até 400% — e se acomoda às irregularidades do terreno sem dificuldades. Fabricada em diversas larguras, ela permite que um número maior de projetos seja feito sem emendas. Ainda assim, se for necessário, unir as partes não costuma ser complicado.

Manta PVC

A geomembrana de PVC (Policloreto de Vinila) é uma opção muito interessante na hora de impermeabilizar o lago ornamental. Ela tem uma ótima qualidade e possui um custo muito mais atraente que o do EPDM.

Entretanto, a manta de PVC tem menor elasticidade, se comparada à EPDM. Sua garantia é de 5 anos e a durabilidade gira em torno de 10 anos quando exposta ao sol. Quando dentro da água e protegida por pedras, a durabilidade é indeterminada.

Se você ficou inspirado para iniciar uma obra dessas na sua casa, pode optar pelo kit para construção de lagos artificiais. Ele facilita bastante o processo, pois já traz todos os materiais necessários.

Não se esqueça de calcular corretamente a quantidade de manta necessária para impermeabilização do lago artificial e de contar sempre com materiais de qualidade. É importante que eles sejam atóxicos e não alterem o pH da água.

Vale também investir no paisagismo e jardinagem, para deixar sua área externa ainda mais bonita. Pedras decorativas também são ótimas parceiras dos lagos artificiais e ajudam a completar o estilo de decoração escolhido para o ambiente.

Agora que você já sabe tudo sobre a impermeabilização de lagos artificiais, é só colocar a mão na massa. Entre em contato conosco e veja todas as soluções que oferecemos para te ajudar nessa tarefa!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *