Construção do lago

Kits para lagos artificiais: conheça os componentes essenciais e vantagens

12 Comentários

Não há nada melhor do que chegar em casa depois de um dia estressante de trabalho e ter um cantinho especial para relaxar com a família, não é mesmo? Uma boa forma de deixar o nosso lar mais aconchegante é trazer para ele alguns elementos da natureza, como plantas e lagos decorativos — que ainda possuem a vantagem de que o contato com a água pode ter diversas propriedades relaxantes. Muita gente pode até ficar um pouco receosa com a instalação e manutenção dessa estrutura. Só que o processo, na verdade, é bem simples. Existem no mercado alguns kits para lagos artificiais que permitem que qualquer pessoa consiga instalar o seu lago em casa, seguindo algumas instruções simples e didáticas. Quer saber mais? Acompanhe!

O que são kits para lagos artificiais

Um kit para lagos artificiais é um pacote de elementos essenciais para quem quer ter um lago ornamental em casa. A grande vantagem é que os melhores kits contam com um manual de instruções muito bem explicado, que podem até ser acompanhados por um vídeo com o passo a passo.

Isso permite que a instalação possa ser feita com tranquilidade até mesmo por quem não tem experiência no assunto.

Vantagens do pacote

Além de possuir um material explicativo bem didático, um kit para lagos artificiais é completo e reúne todos os principais elementos necessários para que você mesmo possa fazer a instalação do seu lago decorativo.

Encontrar todos esses itens de uma só vez é uma ótima maneira de garantir a compra de todos os elementos essenciais de forma prática e rápida e com um custo mais acessível. Assim, você tem a certeza de que possui tudo o que precisa para instalar o seu lago, economiza e ainda poupa bastante tempo!

Como instalar um lago artificial

Instalar um lago artificial não é uma tarefa difícil, mas alguns cuidados devem ser observados. De preferência, ele deve ser inserido em uma estrutura plana e longe de árvores. Após o local ser escolhido, é feita a demarcação do perímetro e a escavação da área.

É importante prever uma elevação de cerca de 5 centímetros de solo ao redor da estrutura para garantir uma barreira natural contra o escoamento de águas de chuva para dentro do lago.

Já com a área escavada, é fundamental que seja feita uma preparação cuidadosa do solo, a fim de garantir que não haverá nenhum dano à estrutura futura. Por isso, é preciso retirar todas as pedras e outros possíveis materiais cortantes da terra.

Componentes essenciais em um kit de lagos artificiais

Um lago ornamental pode deixar a sua casa ainda mais elegante e ajudar você a relaxar com tranquilidade e ter uma qualidade de vida melhor. Para garantir que a instalação seja bem-sucedida, alguns itens são fundamentais e devem conter no seu kit de lagos artificiais.

Manta EPDM impermeabilizante

Necessária para garantir a impermeabilização do lago. É importante que ela seja feita de material atóxico para garantir a saúde da água, das plantas e dos animais.

Manta Geotêxtil de proteção

Ela vai garantir que a manta impermeabilizante fique em contato direto com o solo, protegendo o material de possíveis danos como rasgos e furos.

Filtro biológico

Ele é essencial para manter a água limpa e a qualidade de vida para peixes e plantas, pois ajudar a “limpar” algumas substâncias tóxicas que são resultantes da decomposição de matéria orgânica no lago. É interessante que esse filtro tenha um design atraente, já que ele ainda pode ajudar a compor o seu projeto paisagístico .

Filtro UV

Ele é fundamental para garantir uma água limpa, cristalina e livre de impurezas.

Carvão ativado

O carvão ativado é importante pois ele ajuda a adsorver a matéria orgânica dissolvida na água e também a remover metais pesados e remédios contidos na água. É ele que garante uma água cristalina e livre de odores.

Mangueira

É usada para ligar os equipamentos uns aos outros de forma prática e rápida.

Bombas para lagos

Elas são utilizadas para bombear a água no lago através do filtro biológico e do filtro UV. Ajudam a manter a oxigenação da água através das cascatas.

Acelerador biológico

Esse item é importante pois ajuda a garantir um bom desenvolvimento das bactérias do filtro biológico. Dessa forma, a inclusão dos peixes pode ser feita no mesmo dia da montagem do lago.

Condicionador de água

Necessário para a eliminação de cloro, cloramina e metais pesados da água de torneira. Ele permite a proteção dos peixes e plantas.

Holofotes subaquáticos e externos de led

Uma iluminação adequada é essencial para que você possa aproveitar todo o potencial do seu lago ornamental. As luzes de led são de baixo consumo e resistem melhor no ambiente externo. Elas irão dar um toque especial para o projeto do lago artificial.

O que observar na hora de escolher um kit

Na hora de escolher o seu kit para lagos artificiais é importante tomar alguns cuidados e observar questões, como a qualidade dos produtos separados. No caso da manta, por exemplo, uma matéria prima inferior pode comprometer a durabilidade e a vida útil da estrutura.

Os produtos de filtração e tratamento da água também devem ser bem observados. Caso o kit não possua esses produtos, ou eles não sejam de boa qualidade, a saúde dos peixes pode ser comprometida.

Dicas de manutenção para lagos artificiais

  • é preciso trocar a lâmpada do filtro UV anualmente;
  • as espumas do filtro biológico devem ser limpas uma vez por semana;
  • a ração oferecida aos peixes deve ser própria para carpa ornamental, para evitar rejeitos que possam sujar a água e sobrecarregar os filtros;
  • é necessário aplicar o acelerador biológico quinzenalmente, junto com produtos específicos para eliminar algas e decantar a água;
  • o carvão ativado deve ser substituído a cada 3 meses;
  • é importante trocar parte da água (cerca de 20%) toda semana para garantir a renovação da água;
  • o funcionamento de equipamentos elétricos (bombas e filtros UV) deve ser verificado com frequência. A limpeza mensal da bomba ainda pode ajudar a prolongar sua vida útil.

Com certeza, escolher bem um dos kits para lagos artificiais vai ajudar a garantir um bom resultado para o seu lago ornamental. A praticidade de encontrar todos os itens em um só lugar e a facilidade proporcionada pelos materiais explicativos vai fazer com que a instalação seja um momento divertido que ainda pode ser dividido com toda a família.

Que tal conhecer melhor os produtos necessários para o seu lago ornamental? Entre em contato conosco!

12 comentários

  1. Tenho vontade de fazer o meu , porem penso na manutenção , Qual seria aproximadamente o custo mensal para um lago com +- 10.000 L ? E quanto sairia um Kit para 10 metros cúbicos ?

  2. Oi,
    Meu primeiro lago terá 2,50×1,20×0,45 (formato de feijão). Qto fica o Kit contendo Manta EPDM, filtro biológico e filtro UV, bomba, 2 holofotes (subaquático e externo)?

  3. tenho um espaço no meu terreno de 3 x2gostaria de fazer um lago artificial ,quanto ficaria um quite para esse meu lago.obrigado pela atenção.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *