Construção do lago

Lagos formais: tenha um lindo em sua casa!

3 Comentários

Os lagos formais, também chamados de lagos geométricos, são itens ornamentais que valorizam muito um imóvel por conta da sua grande beleza. Eles adicionam não apenas o aspecto estético a um projeto, mas também uma grande quantidade de vida em forma de plantas, peixes e outros seres vivos nele presentes.

Para isso, deve-se selecionar muito bem as espécies que ali viverão com o objetivo de criar um ambiente harmonioso e que simule com bastante proximidade aquele encontrado na natureza.

Muitas pessoas têm vontade de ter um lago como esse em suas residências, mas não sabem exatamente como. Se você é uma delas, continue lendo este artigo para aprender um pouco mais sobre esse tipo de lago artificial e para saber como ter um na sua casa. Vamos lá?

Mas, afinal, o que são lagos formais?

Lagos formais são lagos artificiais geométricos. Os mais comuns são os com cantos bem definidos, projetados tendo como base o quadrado e o retângulo. Também existem, porém, lagos redondos, triangulares e em formatos de outros polígonos.

É importante salientar que lagos formais são diferentes de espelhos d’água. Os espelhos são tanques onde não há vida, sendo utilizados apenas como valorização do projeto arquitetônico e com o objetivo de refletir o edifício através da água.

Os lagos formais, por sua vez, são projetados para abrigar espécies animais e vegetais e precisam de um cuidado muito maior com relação aos equipamentos hidráulicos, filtragem, revestimentos e até mesmo com a profundidade a ser utilizada para sua instalação.

Isso é necessário para que os peixes e plantas que ali viverão tenham um ambiente agradável que simule as condições encontradas na natureza, garantindo sua saúde e qualidade de vida.

Se comparado aos lagos artificiais mais tradicionais e orgânicos, a principal diferença é o próprio visual retilíneo e moderno — embora os lagos formais também sejam mais comumente construídos de alvenaria, enquanto os tradicionais costumam utilizar geomembrana.

A técnica da geomembrana é mais maleável, por isso é muito mais fácil para produzir formatos orgânicos. Entretanto, a maior durabilidade dos lagos feitos de alvenaria é seu grande diferencial.

Outra diferença acaba sendo a escolha das pedras e das espécies de peixes e outros seres vivos que habitarão o lago, afinal, cada um dos lagos precisa de um acabamento diferente e que se adapte às técnicas utilizadas para sua construção.

A instalação dos lagos formais pode ocorrer tanto dentro quanto fora de uma edificação, havendo um impacto visual muito interessante e contemporâneo justamente por seu formato bem delimitado e geométrico.

Como são construídos os lagos formais?

Antes de mais nada, deve haver um excelente planejamento a respeito do local onde será construído o lago para não haver arrependimentos. Um projeto deve ser elaborado tendo como base as ideias a respeito do seu novo lago formal.

Alvenaria ou geomembrana?

Decidido o local e feito um projeto, chega a hora da decisão entre um lago de alvenaria ou de um com geomembrana. Não existe uma decisão errada a esse respeito e isso vai depender das condições do local. Aqui, continuaremos com o exemplo de um lago feito de alvenaria, que é a opção mais usual para lagos formais.

É necessária a demarcação dos limites na terra para ver exatamente o formato final do lago. Nessa fase são feitos todos os ajustes relacionados à forma e localização do lago no terreno.

Depois, o buraco é cavado e o solo é compactado para receber os tubos antes mesmo da concretagem do fundo. Durante a fase da escavação será prevista uma pequena elevação de 5cm em toda a borda, servindo como barreira natural para escoamento das águas das chuvas.

Após essa fase é desejável acrescentar um revestimento plástico para evitar a perda de água e a contaminação do concreto.

Em seguida é feita a estrutura de aço para que o concreto possa ser recebido na sequência. Um engenheiro ou arquiteto deverá fazer os cálculos para que não haja nenhum problema estrutural no seu lago formal.

A consistência do concreto deve estar perfeita. Se estiver muito úmido acabará ficando poroso e criando pequenas fissuras. Se estiver seco ficará enfraquecido e criará espaços ocos, comprometendo sua resistência e durabilidade.

Feita a concretagem, vem a fase de cura ou secagem do concreto. Na primeira semana ele deve sempre receber água para poder permanecer úmido. Já na segunda semana a absorção de água fica menor, precisando de menos umidade.

A cura é muito importante já que é ela que garante a estabilidade do concreto, bem como sua resistência mecânica e porosidade.

Impermeabilização do lago formal

Depois de curado e seco, o concreto deve ser impermeabilizado. Para isso é adicionado o reboco misturado a um aditivo impermeabilizante.

Feita a impermeabilização é necessário também fazer a vedação das paredes de concreto já prontas para que não haja alterações no pH da água ao entrar em contato com elas. Para isso pode ser utilizada uma tinta à base de epóxi ou fibra de vidro, por exemplo.

Existem produtos no mercado que substituem os aditivos do concreto e as tintas para vedar o contato da água. O mais conhecido é o Ecoply, uma membrana líquida de fácil aplicação, extremamente eficiente e durável.

Fora esse processo há também a possibilidade de fazer os lagos formais com blocos estruturais. O resultado final é o mesmo e também garante toda a segurança e beleza ao seu lago artificial.

Acabamentos do lago

Geralmente a cor final do revestimento dos lagos formais costuma ser preta ou bem escura para que o resultado não perca a estética com a formação natural das algas em seu interior. Depois, costuma-se acrescentar areia no fundo para deixar com um aspecto ainda mais natural.

Filtragem do lago, plantas e peixes

Por último, mas não menos importante, são selecionados os equipamentos, as plantas, as pedras e os peixes que vão povoar o seu lago. Essa decisão é bem importante para criar um sistema coerente em que as espécies vivam em harmonia umas com as outras.

É comum a utilização da espécie de carpas Kohaku, já que suas cores vermelho e branco contrastam bastante com a cor preta do revestimento do lago, criando um belo efeito visual.

Depois de tudo isso pronto é hora de aproveitar o seu novo lago formal e cuidar muito bem da manutenção para que as espécies ali colocadas permaneçam em ótimas condições, conservando o lago sempre belo e cheio de vida.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre lagos formais, aproveite e nos siga também nas redes para estar sempre atento às nossas dicas e novidades. Estamos no sociais FacebookInstagramTwitter, YouTube.

3 comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *