Blog da Cubos Lagos

Lagos naturais e artificiais

lagos naturais

Para construir um lago ornamental, é importante saber o mínimo de como se formam os lagos naturais, e quais os tipos de vida em que neles podem existir.

Os lagos naturais

O lago natural é originado a partir do armazenamento constante de grandes volumes de água em depressões que se formam de maneira natural. Essas depressões podem ser formadas de diversas maneiras. A forma em que o lago é originado é o que dá a nomenclatura para determinar o tipo de lago.

Os tipos de lagos naturais

Os lagos podem ser de origem glacial, tectônica, marinha, de barragem, entre outras. Existem no planeta lagos de água doce (dulcícola) e lagos de água salgada. Em relação a água de lagos existem vários fatores que contribuem para diferenciar as suas propriedades. Podemos dizer que a posição geográfica é o fator mais importante para determinar o tipo de água e seu desenvolvimento biológico.

Água de lagos naturais resultam de acumulo de água de chuvas, de represamento de rios, água de atol, água subterrânea, entre outras. Quando a água do lago é proveniente de chuvas pode ter sua propriedade alterada por influência do local de onde foram formadas as nuvens. A água do lago pode ter também a sua propriedade influenciada por detritos trazidos por enxurradas causadas por tempestades.

Quando a água é de origem subterrânea, pode ter sua propriedade diferenciada de acordo com o mineral em que ela fica em contato.

De todo modo, pode-se dizer que a característica da água é alterada de acordo com o ambiente.

A forma de vida existente em um determinado lago natural é uma questão muito ampla, assim como em qualquer ambiente biótico que envolve muitas questões evolutivas e fisiológicas.

Lago ornamental é um lago decorativo e artificial

Quando falamos em lagos ornamentais, logo pensamos em ornamento ou decoração, assim como a nomenclatura sugere. As pessoas constroem lagos ornamentais com o intuito de ter um algo belo e decorativo. Mas visando o belo acabam deixando de lembrar que, além de belo, um lago ornamental deve ter um equilíbrio estabelecido entre todos os seres nele contido.

Lagos ornamentais no geral são feitos através de escavações artificiais, onde impermeabiliza-se o local escavado com materiais industrializado para que não se tenha perda de água por vazamentos e alterações da propriedade da água por contato.

As propriedades da água armazenada em seu lago ornamental podem ser manipuladas de forma fácil, uma vez em que o volume é consideravelmente pequeno em relação a lagos naturais. O mercado possuir muitos produtos que são vendidos como corretivos dos parâmetros da água. Mas tome cuidado, assim como a propriedade da água pode ser alterada e manipulada ao seu favor, esta mesma pode sofrer alterações de forma acidental com a mesma facilidade, e tornar essa água totalmente inadequada aos seres introduzidos neste ambiente. Lembrando que nem sempre ambiente inadequado, quer dizer que a água esteja ruim, e sim ruim para uma determinada espécie

Com o propósito de manter o correto equilíbrio de lagos ornamentais, empresas especializadas em lagos ornamentais trabalham com biólogos e zootecnistas. Assim, podem auxiliar de forma correta como montar e manter um meio apropriado para determinadas espécies.

Lembrando que um ambiente em equilíbrio não se resume em uma água translúcida, e sem odores. Vale lembrar que em ambientes naturais existem muitos lagos e rios onde a água não é translúcida e mesmo assim abriga uma grande biodiversidade.

Sair da versão mobile