Construção do lago Lago no paisagismo

Lagos orgânicos: A melhor forma de imitar a natureza

8 Comentários

Quando se trata de decoração e paisagismo, a regra é dar asas à imaginação. A decoração seguindo o funcionalismo que o ambiente pode proporcionar é ideal para a vida de todos, enquanto o paisagismo é capaz de trazer tranquilidade e beleza a qualquer espaço, seja residencial ou comercial. Uma boa dica para inovar com o paisagismo, trazendo muita natureza para o cotidiano, é por meio dos lagos orgânicos.

Muita gente não sabe o que são os lagos orgânicos ou como construí-los. Ao começar um projeto para a construção de um lago ornamental ou artificial, deve-se ter conhecimento dos tipos de lagos disponíveis e qual é o melhor para a situação. Ou seja, cada projeto deve atender às expectativas de uma pessoa.

As dúvidas são muitas, e para esclarecê-las, criamos este post. Selecionamos algumas informações importantes sobre o formato dos lagos orgânicos, sobre a decoração e a semelhança com os lagos naturais e dicas para a construção. Continue a leitura e confira!

O formato dos lagos orgânicos

Diferente dos lagos formais, com linhas retas e geométricas, os lagos orgânicos possuem um formato não retilíneo com curvas suaves. Eles imitam os lagos presentes na natureza, ou seja, não passam a sensação de serem visualmente artificiais. Podem ser construídos tanto dentro de casa quanto nos jardins com o auxílio de um profissional da área. Logo, é aconselhado procurar um paisagista para projetar o lago.

Alguns lagos também podem ter tamanhos grandes e mais profundidade — tudo depende da sua funcionalidade. Se o lago é projetado para abrigar peixes e para que as pessoas possam mergulhar, a profundidade dele deve ser de pelo menos 1,5m — para que os peixes tenham um refúgio para se esconder da presença das pessoas que estejam nadando. Dessa forma, ele é construído tanto para o conforto das pessoas que o utilizarem quanto para os possíveis peixes que o habitem.

A decoração mais natural

O objetivo de criar um lago orgânico ornamental é que ele fique similar aos lagos naturais. Para isso, deve-se ter cuidado para não usar recursos que atribuam artificialidade ao projeto. Uma borda muito demarcada com pedras ou grama, por exemplo, passa a sensação de um lago artificial, uma vez que na realidade ele não é demarcado grosseiramente dessa forma.

O ideal é que o seu contorno seja o mais natural possível, com plantas compondo uma vegetação não muito marcada. Pode-se utilizar pedras também, mas elas não devem ser organizadas. A melhor solução seria uma mistura de pedras grandes e pequenas, com seixos e pedriscos pequenos para jardim, criando o acabamento perfeito. A dica é: quanto mais natural, melhor!

A semelhança com os lagos naturais

Uma questão muito comum em relação aos lagos orgânicos é quanto à funcionalidade. Afinal, eles podem ter a função de um lago natural? A resposta é sim, uma vez que além de belos como os naturais, muitas vezes eles são construídos por quem busca um hobby, como o de cuidar de peixes.

Além desse entretenimento, esses lagos valorizam os jardins e os imóveis pelo ambiente fascinante que criam, além de serem perfeitos para quem procura por um lugar para relaxar e descansar nos dias mais estressantes. Além disso, também propiciam um espaço perfeito para receber os amigos e encantam a todos que passam pelo local.

A construção dos lagos

Ao decidir-se pela criação desse projeto, deve-se planejar tudo com ajuda profissional — que terá o cuidado em providenciar o material mais adequado e de qualidade para a sua construção. Outro fator muito importante que deve ser levado em consideração é a importância de um bom trabalho de impermeabilização.

Uma maneira de construção fácil é por meio da escavação na terra e da impermeabilização com geomembranas especiais para lagos, que podem ser em EPDM ou em PVC. Com essa técnica rápida e segura, é mais simples o processo de moldar o formato do lago, que deve ser irregular.

O revestimento do fundo do lago pode ser realizado com areia especial para lagos, que deixa o fundo claro e permite que os peixes sejam vistos. Além disso, essa areia tem a função de contribuir para a filtragem anaeróbica da região. Ou seja, é possível cuidar do lago e, ao mesmo tempo, mantê-lo bonito e com um visual natural.

Tendências

O que promete ser tendência nos lagos orgânicos é a criação de uma prainha de areia. Nela é possível tomar banho de sol em cadeiras ou espreguiçadeiras. Além disso, a criação desse visual enfeita as casas e os jardins com muita beleza e requinte, trazendo aquele toque especial de natureza para o dia a dia. Com certeza o resultado vai superar qualquer expectativa e proporcionar muito lazer e satisfação às pessoas que circulam por esse espaço.

Quem não se interessou muito pela ideia de uma prainha de areia pode interessar-se por outra tendência, que é a criação de uma área de convivência montada com um deck de madeira. Esse espaço serve para reunir os amigos para aquela confraternização de fim de semana, além de enfeitar e contribuir para a paz que vem com o contato com a natureza.

Observa-se que é possível trazer a natureza para dentro de casa, para o jardim e até mesmo para as áreas comerciais. Esse contato com a natureza gera benefícios para a saúde a longo prazo, além de enfeitar o imóvel e valorizá-lo. Para isso, é importante investir em profissionalismo e materiais de construção de qualidade na hora de construir esse tipo de projeto.

Além disso, o planejamento do lago deve ser feito minuciosamente do início ao fim, para que não haja qualquer tipo de imprevisto. Dessa forma é possível evitar dores de cabeça desnecessárias e os danos financeiros que saem do orçamento criado previamente. Por isso, conte com a ajuda de um profissional de excelência para chegar ao resultado esperado sem estresse.

Gostou de saber um pouco mais sobre os lagos orgânicos e como eles contribuem para o bem-estar no dia a dia? Quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Então siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Twitter e no Flickr.

8 comentários

  1. Bom dia, tenho um lago artificial em casa de 3.000 litros. Mais tenho problemas com limo gostaria de saber como controlar o limo. Gosto muito do meu lago e preciso combater essa praga.

  2. Boa tarde!….tenho um lago (modelo feijão) no interior……o filtro é por gravidade e no inicio dava para ver as carpas…agora a agua mesmo limpa, não dá para vê-los…o que poderia se feito para clareá-la? disseram-me que falta uma lâmpada UV (somente) mas qual é a voltagem…vocês tem essa lâmpada…como instalar…..

    [email protected]
    obrigado

  3. Muito bom , ótima explicação e experiência bem analisado nos pontos do lago e decoração no paisagismo.

  4. ola, tudo bem!
    Faz um ano que montei meu lago de cimento na frente da minha casa…. Resolvi colocar plantas em vasos dentro do lago… a experiência foi muito boa… o lago está lindo, mas percebi de uns 2 meses pra cá que tem me dado muito trabalho… as carpas cresceram e estão fuçando muito… tem sujado mais a água com raízes… algumas nao cresceram mais…. tenho uma vegetação em volta, por fora da parede contornando, mas queria manter essa interna, tem alguma solução ou ideia para melhorar isso? No meu face tem um pouco do meu lago se quiser conhecer…

    Areia, bombas, filtro, bico geiser….. todos da Cubos.

    https://web.facebook.com/photo/?fbid=6435706453127479&set=a.467368063294711

    abraços,
    Alexandre

    email [email protected]

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *