Quando viajamos pelo Brasil ou pelo mundo passamos por diversos ecossistemas e, às vezes, nem imaginamos quantas interações podem existir entre os seres vivos e o meio ambiente que ali vivem. Estas interações ocorrem em ecossistemas que podem ser divididos em dois principais: os terrestres (matas, cerrado, tundra, deserto etc) e os aquáticos. Os ecossistemas aquáticos podem ser divididos em salinos (água salgada) como as praias e oceanos, de água salobra como os manguezais, e os dulcícolas (água doce) como os rios, represas, lagos e lagoas.
Desta forma, quando possuímos um lago em nossa residência podemos afirmar que ali também é um ecossistema e que há diversos organismos que interagem entre si e com o meio ambiente.
As interações, num ecossistema, podem acontecer entre os seres bióticos, aqueles que possuem vida (animais, plantas e microorganismos) e entre estes com os seres abióticos, aqueles que não possuem vida (oxigênio, pH, temperatura, salinidade, luminosidade, umidade, etc). Quando estes fatores abióticos não estão dentro de uma faixa adequada, os seres vivos de um ecossistema, no nosso caso um lago, podem ter sua saúde comprometida. No entanto, há alguns seres vivos que podem nos dar indícios de como está o andamento do nosso lago.
Índice
As larvas vermelhas no lago
Neste artigo vamos detalhar a vida de um destes seres que é uma larvinha de cor avermelhada e que normalmente aparece nos lagos residenciais, principalmente dentro dos filtros. Você já viu um destes em seu lago? Caso sim, comente conosco.
Conhecidas como bloodworms
Estas são larvas de um inseto da Ordem Diptera e pertence à maior família de insetos aquáticos, a Chironomidae. Seu gênero é o Chironomus e sua principal característica é a sua coloração vermelha devido a presença do pigmento de hemoglobina, uma proteína com íons de ferro na sua constituição e que originou o seu nome popular, em inglês, de bloodworm. Este pigmento é responsável por transportar oxigênio (O2), e parte do gás carbônico também. Quando estas larvas estão em ambientes pobres com déficit de O2 sua coloração torna-se mais intensa ainda. Geralmente estas larvas mexem-se continuamente e rapidamente o que auxilia na absorção de O2 dissolvido da água por difusão para seu corpo.
Estudos demonstram que as bloodworms são extremamente resistentes e, portanto, ótimos bioindicadores da qualidade da água dos ambientes. Elas são geralmente encontradas em ambientes lóticos (de água corrente como rios, riachos e ribeirões) urbanos com constantes descargas de esgoto. Também, estas larvas são encontradas em lagoas de pisciculturas e lagos em estado de eutrofização quando há grande acúmulo de nutrientes disponíveis, principalmente fosfato e nitrogênio.
Em ambas as situações, descargas de esgoto e eutrofização, ocorre proliferação de microorganismos, como bactérias e algas, que diminuem a quantidade de oxigênio dissolvido na água ocasionando hipóxia ambiental. As larvas bloodworms são capazes de resistir por horas em ambientes totalmente anóxicos, isto é, com completa abstenção de oxigênio. Desta forma, a sua presença indica que um lago pode estar “doente” com pouco oxigênio e/ou muita matéria orgânica disponível.
As larvas vermelhas no lago ornamental podem aparecer nos filtros e isso não é algo preocupante
Apesar de sua presença poder indicar má qualidade da água ou excesso de matéria orgânica, estes organismos não causam problemas aos peixes.
Quando encontradas dento dos filtros dos lagos ornamentais, não devemos nos preocupar. Elas normalmente aparecem nas espumas ou escovas de filtragem, onde a concentração de matéria orgânica é muito alta e o ambiente fica ideal para o seu desenvolvimento.
As larvas vermelhas no lago servem de alimento para os peixes
Na verdade, as bloodworms são até utilizadas como alimentos vivos de muitos peixes. Devido as carpas serem onívoras, isto é, possuírem uma ampla variedade de alimentos que vão desde pequenos animais até frutas, restos de plantas e ovos, também podem alimentar-se de larvas de bloodworms.
E ainda podem ser úteis para o lago
As larvas vermelhas no lago também são muito úteis para absorção de nutrientes que são tóxicos aos peixes em alta concentração, como nitritos, e metais pesados como chumbo, cádmio, cromo, manganês e zinco.
Embora as larvas bloodworms sejam inofensivas aos peixes, é necessário investigar a causa da presença delas: falta de oxigênio e/ou eutrofização da água. A grande maioria das vezes só precisamos limpar os filtros de nosso lago para diminuir o acumulo da matéria orgânica.
Bibliografia
Abílio, F.J.P.; Fonseca-Gessner, A.A.; Watanabe, T.; Leite, R.L. (2005) Fauna de Chironomidae e outros insetos aquáticos de açudes do semi-árido paraibano, Brasil. Entomol. Vect., 12 (2):255-264.
Callisto, M.; Moretti, M.; Goulart, M.D.C. (2001) Macroinvertebrados bentônicos como ferramenta para avaliar a saúde de riachos. RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos, 6(1):71-82.
Dornfeld, C.B. (2002) Utilização de análises limnológicas, bioensaios de toxicidade e macroinvertebrados bentônicos para o diagnóstico ambiental do reservatório de Salto Grande (Americana, SP). Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia Ambiental, p. 280.
Machado, N.G.; Nassarden, D.C.S.; Santos, F.; Boaventura, I.C.G. et al. (2015) Chironomus larvae (Chironomidae: Diptera) as water quality indicators along na environmental gradiente in a neotropical urban stream. Rev. Ambient. Água [online], 10 (2):298-309.
Thiago de Campos Belão é Biólogo, mestre e doutor em Ciências Fisiológicas pela UFSCar. Especializou-se em fisiologia animal com enfase em peixes tropicais e, principalmente, nas áreas de comportamento animal, metabolismo, toxicologia e nos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central e periférico.
Boa tarde, achei agora no aquario da minha tartaruga uma larva vermelhinha de aproximadamente 1cm. Achei que ela poderia estar com parasitas e foi procurando o que poderia ser que encontrei essa publicação. Sabe me dizer se pode ser as larvas bloodworms? Pois li que parasitas de tartarugas são brancos.
Desde já obrigada!
Att, Lucieli Horn
Oi Lucieli, tudo bem?
Essas larvar vermelhas são larvas de inseto, e podem até servir de alimento para os peixes. Não precisa se preocupar.
Abraços,
e para as tartarugas? são prejudiciais? o lago da minha tem muitas.
obrigada
Não é prejudicial, fique tranquila.
Obrigada Thiago pela informação. Estava preocupada pois apareceu uma quantidade grande destas larvas vetmelhas no meu lago ornamental. Valeu.
Ficamos sempre a sua disposição. Abraços!
Boa tarde meu nome Juliana
Eu achei umas larvas vermelhas na minha caixa d’água ai limpei a caixa quando liguei a bomba sair mais do meu poço artesiano eu bebo essa água faz mal estou preocupada vc pode me ajudar
Olha, eu não usaria essa água para consumo sem uma boa filtragem e analise de laboratório.
Valeu Tiago, achei que uma evolução do aedes. Kkk
Esssas larva se transformam em q tipo de inseto?
Eu tenho um lago pequeno, o interessante, que quando usei essa larva vermelha com esterco de galinha e a água , para fazer um para fazer um substrato pra plantas, observei, uma reação das larvas que só vi em um cardume de sardinhas ao ser atacado, um formato arredondado.
Tenho lago há mais de 1 ano. Possuo 2 filtros com mídias, espumas de filtragem, carvão e UV.
Na última manutenção, foi a primeira vez que vi essas larvinhas vermelhas. Nunca tinha aparecido antes. Mas acho que foi devido a queima das 2 UVs do lago, porque o lago ficou demasiadamente esverdeado. Falta de O2 não foi pois o lago possui duas cascatas. Deve ter sido mesmo o excesso de matéria orgânica. Depois que esvaziei a menos da metade e recoloquei as UVs voltou ao normal.
Legal Alexandre, obrigado por compartilhar a sua experiência! Abraços.
Encontrei no bebedor de um salao de belesa que frequento devi me preocupar?
Com certeza deve se preocupar! Isso não deve ser encontrado em bebedouro de água potável.
Achei uma larva vermelha, parecida com o que foi descrito no texto, mas estava no box do meu banheiro, quase subindo na parede. Pode ser a que vc descreveu ou seria outra coisa?
Deve ser a mesma coisa, uma larva de inseto.
Minha piscina é fechada com lona , hoje ao abrir estava cheia de larvas vermelhas, sera que são as mesmas?
No seu caso acredito que seja falta de cloro na água da piscina.
Olá boa tarde a minha caixa d’água está lotada desta larva vermelha já tirei fotos e tudo mais liguei para zoonoses da minha região a mais de 15dias e eles não dão respostas o q devo fazer….
A quem devo me recorrer ?
Pode fazer algum mal p mim e minha família?
Natália, isso são larvas de insetos. Não deveriam estar na sua caixa de água. Tem que fechar bem a caixa e fazer uma limpeza completa.
Boa tarde tenho um pequeno lago ,esta larvas apareceram nos filtros ,logo liguei ao excesso de nutriente no filtro, percebi que as larvas estão muito vermelha isso e porquê a falta de oxigênio no filtro o na agua que fluir pelo meu lago .
Oi Ricardo, tudo bem? Pode ficar tranquilo, essas larvas costumam aparecer mesmo e não fazem nenhum mal.
bom dia achei larvas vermelhas dentro do filtro do aquario de minhas tartarugas tigre d agua ,no primeiro instante fiquei apavorado pensando ser dengue
depois de muita pesquisa achei essa publicação que me trouxe um alivio danado pois ja estava pensando em me desfazer de meu petz.
Li aqui que isso não traz doenças para os petz,ontem foi dia de manutenção restrita coloquei meus petz em uma bacia com agua e tirei toda a agua do aquario ,limpei os filtros e bombas mas mesmo assim continua aparecendo essas larvas.
O QUE EU DEVO COLOCAR NA AGUA PARA QUE ISSO NÃO APAREÇA MAIS?
Oi Marcos,
Não se preocupe com isso, pode dar as larvas para os peixes que eles adoram.
Olá Caio! Que bom que encontrei esse artigo! Ontem fui fazer a limpeza do filtro biológico do lago que fizemos em casa e encontrei muitas dessas larvas vermelhas no meio do tecido filtrante. Inicialmente pensei que fosse algum problema, mas pelo que li no seu artigo e nos comentários, não preciso me preocupar né? Só uma dúvida… posso tirar essas larvas do filtro e jogar direto dentro do lago para alimentar as carpas?
Oi Rodrigo, bom dia. Pode sim jogar para as carpas, elas adoram.
Olá, Caio. Tenho um aquário na sala de casa que está ciclando, portanto não há peixes. Recentemente encontrei várias larvas como essa no meu aquario, estão por todo lado. Elas viram mosquito? Tem algum problema deixar elas até completar a ciclagem ou devo imediatamente colocar um predador no aquário?
Oi Caio, elas são larvas de mosquito. Pode colocar já uns peixinho para ir comendo as larvas.
Encontrei aproximadamente de 8 a 10 larvas dessa no filtro do meu aquário hoje quando fui fazer a TPA, fiquei preocupada com medo de fazer algum mal a meus peixes.
Mas corri pra internet pra pesquisar o porque,pois a mais de 1 Ano tenho aquário nunca tinha visto. Graças à Deus e a vocês encontrei esse site falando sobre o assunto. Que alívio senti. Obrigado
Olá minha vizinha achou na água de beber só que já fazia dias que todos lá bebiam da água isso pode causar algum problema de saúde?
Melhor não beber essa água…
Caro Caio, muito boas suas explanações a respeito desse verme, o meu caso é um pouco diferente, tenho uma aquaponia e os vermes atacam justamente as raízes das plantas, o que faz com que a planta não cresça, chegando levar até a morte da planta, no decantador e na biologia não acumula os vermes, pois sempre estou utilizando a agua dele para regar outras plantas de vasos, porém acumula muito na mesa onde ficam as verduras (nas raízes), então saberia me dizer como eu poderia fazer para combater esses vermes sem atacar os peixes e a biologia do sistema?
Oi Fábio, tudo bem? Vou te mandar um e-mail com uma indicação de um parceiro nosso que é especializado em aquaponia.
Que post legal, linguagem muito bacana, vim pois fiquei preocupada com essas larvas saindo do meu ralo do banheiro e ainda não sei o que fazer sobre isso, minha mãe ficou desesperada kkkkk. Mas a matéria foi tão boa que li até o fim, adorei
Obrigado por nos acompanhar!