Blog da Cubos Lagos

Dicas para manutenção de lagos ornamentais

manutenção de lagos

A princípio, quando falamos dos cuidados básicos necessários para a manutenção de lagos ornamentais, pensamos na mão de obra e no trabalho que teremos pela frente. Pensando nisso, acabamos deixando sempre a manutenção para depois. Isso acaba sendo um erro, pois prolongando as manutenções, acumulamos todo um trabalho que poderia ter sido realizado em apenas alguns minutos uma vez por semana. Quando deixamos o trabalho de manutenção do lago acumular e colocamos a mão na massa, o trabalho parece não terminar e não ter resultados.

Primeiro devemos ter um bom sistema de filtragem

Para manter um lago ornamental saudável, equilibrado, com água cristalina e limpo sem acumulo de sujeira é necessário um bom sistema de filtragem e uma grande circulação de água. Mas seja qual for o sistema de filtragem, sempre deve haver uma manutenção no lago e nos filtros.

Leva aproximadamente 60 minutos semanais para manutenção de lagos

Na verdade, são coisas simples que devemos fazer na manutenção de lagos, e que levam cerca de 60 minutos semanais, em lagos artificiais de pequeno porte. Esse tempo é suficiente para mantermos um lago em dia.

1. Trocas parciais de água

Em primeiro lugar, recomendamos trocas parciais de água, cerca de 20% (utilizar sempre o Cubos Water Protect para remover cloro, cloramina e metais pesados), que devem ser realizadas semanalmente. Essa troca é necessária para renovação do ambiente, como em um rio onde a água corrente está em constante troca. O lago ornamental é um meio ambiente fechado, então devemos realizar as trocas parciais para renovação da água.

2. Verificar os equipamentos elétricos

Segundo item, é a verificação do funcionamento dos equipamentos elétricos. É preciso verificar como estão bombas, filtros UV’s e geradores de ozônio. As bombas podem ser limpas preventivamente uma vez por semana. Isso irá evitar desgaste desnecessário do rotor, o que diminui sua vida útil. Bem como o filtro UV, devemos observar pelo menos uma vez por semana se está com sua lâmpada funcionando. Um descuido com a lâmpada UV queimada a água pode ficar rapidamente verde, dependendo das condições internas e externas de cada lago.

3. Limpeza do sistema de filtragem

Em terceiro lugar, o filtro mecânico e biológico que deve ser limpo semanalmente. A filtragem mecânica tem que ser trocada ou lavada dependendo do material. A filtragem biológica pode ser lavada com a água do próprio lago. Se utilizar água da torneira, lembre-se sempre de aplicar o Cubos Water Protect pra retirar todo o cloro, cloramina e metais pesados da água.

4. Troca de mídias filtrantes

E, por fim, as mídias de filtragem química, como carvão ativado, zeólita e concha triturada. Elas possuem um prazo de duração e devem ser trocadas para evitar saturação e poluição do lago. O carvão ativado e a zeólita devem ser trocados no máximo a cada três meses. A concha triturada vai perdendo sua reserva alcalina gradativamente, com seis meses de uso também pode ser trocada.

Sair da versão mobile