Alimentação dos peixes

Minerais na alimentação dos peixes

1 Comentário

Os animais precisam de vários nutrientes como aminoácidos, proteínas, fibras, lipídeos, vitaminas e minerais na sua alimentação. As exigências de cada um vão depender de espécies para espécies.

Continuando no tema sobre alimentação, hoje vou falar um pouco sobre os minerais e sua influência na alimentação dos peixes.

O que são minerais?

Os minerais são elementos inorgânicos que estão presentes nos tecidos mais duros como os ossos e dentes. Atuam também no crescimento muscular e nos processos do metabolismo e fisiológicos como desenvolvimento, sistema reprodutivo e sistema imunológico.

Os minerais se dividem em macro minerais (que são exigidos em maior quantidade) e micro minerais (exigência em pouca quantidade).

Micro minerais

Os micros minerais, se forem consumidos em excesso, podem causar alguns problemas para a saúde dos peixes como uma intoxicação. Os micros minerais são manganês, zinco, ferro, cobre, selênio, iodo

Macro minerais

Os macro minerais são aqueles que os animais necessitam em maior quantidade, são eles: cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro e magnésio.

A importância dos minerais na alimentação dos peixes

Os minerais são importantes para a vidas dos animais, inclusive dos peixes. Atuam na formação do esqueleto, ossos e dentes. Alguns também atuam na produção de enzimas, hormônios e na regulação ácido base.

Nos peixes, as exigências de minerais ainda não são muito conhecidas, com exceção do cálcio e fósforo. Esses dois são os macro minerais mais importantes, pois são essências para a formação dos ossos e crescimento muscular. O cálcio e o fósforo são os principais minerais e exigidos em maior quantidade que os outros.

Os peixes podem absorver os minerais direto do meio aquático e, se estão mantidos em cativeiro, precisam consumir uma ração suplementada com minerais.

Cálcio

O cálcio pode ser absorvido pelos peixes através da água ou pela ração. O intestino é o órgão responsável pela absorção do cálcio.

o cálcio está presente na formação dos ossos, dentes, escamas, coagulação do sangue, desenvolvimento e crescimento do sistema esquelético, muscular e sistema enzimático.

Estudos mostram que a deficiência desse mineral pode afetar o crescimento dos peixes.

Fósforo

O fósforo é um macro mineral essencial, pois está ligado ao crescimento, sistema reprodutivo e processos metabólicos dos peixes. O fósforo se encontra em todas as células do organismo e atua também na formação de ATP.

A necessidade de fósforo nos peixes vai depender do tamanho do animal, sistema digestório  e taxa de crescimento dos peixes. Estudos mostram que a absorção dele ocorre no duodeno e ele é melhor absorvido quando está em pH ácido.

O fósforo que não foi absorvido pelo organismo do peixe é eliminado e liberado na água. Quando liberado em excesso, pode prejudicar a qualidade da água, pois depois que ele se decompõe pode causar eutrofização na água.

Alguns estudos mostram que a deficiência desse mineral pode prejudicar a formação do esqueleto, diminuir a eficiência alimentar, afetar a digestibilidade dos carboidratos e lipídeos assim comprometendo o crescimento dos peixes.

Algumas fontes de minerais que são adicionadas a ração são a farinha de carne e ossos e farinha de peixes.

Referências

PINTO, L. G. Q. EXIGÊNCIAS E DISPONIBILIDADE DE FONTES DE FÓSFORO PARA TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus). UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA CAMPUS DE BOTUCATU.

ROCHA, M. K. H. R. CÁLCIO E FÓSFORO PARA JUVENIS DE TILÁPIA DO NILO. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA CAMPUS DE BOTUCATU.

RIBEIRO, P. A. P.; MELO, D. C. D.; COSTA, L. S.; TEIXEIRA, E. D. A. MANEJO NUTRICIONAL E ALIMENTAR DE PEIXES DE ÁGUA DOCE. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.

NUTRIÇÃO DE PEIXES DE ÁGUA DOCE: DEFINIÇÕES, PERSPECTIVAS E AVANÇOS CIENTÍFICOS. FELIPE WAGNER BANDEIRA SANTOS DEP/CCA/UFC.

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *