Blog da Cubos Lagos

Natureza em casa: 7 dicas criativas para você

Natureza em casa

Que estar perto da natureza deixa tudo mais gostoso e leve, ninguém pode negar. Imagina se você pudesse contar com a natureza em casa. Sim, as plantas podem fazer toda a diferença no ambiente que você mais ama no mundo. E olha que ter sua própria selva é mais fácil do que você pensa.

Morando em casa ou apartamento, você pode transformar os espaços com um pouco de verde, até mesmo se a sua residência não for muito grande. Essa decoração é ainda mais necessária para quem mora nas grandes cidades, para quebrar o tom cinza do asfalto e dos prédios.

E olha que não precisa ser um ás na jardinagem, não. Com um pouco de dedicação, você pode cuidar sem problemas das suas plantinhas. E, muitas vezes, pode até arregaçar as mangas para criar alguns projetos com as próprias mãos. Divertido, não?

Para provar isso tudo, trouxemos algumas ideias. É a inspiração que você precisava para ficar ainda mais próximo da natureza!

1. A beleza do lago ornamental trazendo a natureza em casa

Para aqueles que moram em casa e contam com um quintal, que tal ter seu próprio lago? Os lagos ornamentais trazem elegância e um encanto todo especial para o ambiente.

Criados com rochas naturais, eles podem até mesmo ter cascatas para oxigenar a água. O som da cachoeira traz uma paz indescritível. Junto da água e de todo o verde, os peixes coloridos transformam toda a paisagem.

O lago pode ser construído com pedras, solo-cimento, fibra de vidro, concreto, lonas e alvenaria. Pode ter certeza que, com ele, você vai criar uma personalidade única para o seu quintal.

2. A praticidade da horta

Até quem mora em apartamento pode ter uma hortinha para chamar de sua. Em pequenos vasos dentro da própria cozinha, você pode plantar todos os temperos que gostar.

E, então, na hora em que estiver cozinhando aquela massa deliciosa fica mais fácil apanhar o manjericão que faltava para sua receita ficar irresistível. Fora que horta feita em vasinhos fica um charme!

Mas lembre-se de que essa dica só é válida para quem tem uma cozinha que recebe iluminação solar. Se não, sua hortinha não vai para frente.

3. A simplicidade do jardim vertical

O forte da sua casa não é espaço? Calma, que tem jeito. O jardim vertical é uma ótima alternativa, trazendo mais leveza e frescor para o ambiente. E tudo o que você vai precisar é de uma parede livre.

Moderno e econômico, é uma estilosa opção que você mesmo pode construir. Depois, é só cuidar das plantas com muito carinho e amor. Viu como não precisa de muito para transformar algum espaço da sua casa?

4. O clássico jardim de inverno

Já é um clássico, mas sempre vai ser bem-vindo.

O jardim de inverno pode até mesmo simular uma varandinha ou uma vitrine no meio da sala ou quarto. Basta apenas criar um projeto junto com um profissional. Mas, antes, é bom analisar bem o espaço onde quer trazer o jardim para saber se tem uma boa iluminação natural ou se precisará ter um projeto de iluminação artificial.

A principal característica de um jardim de inverno é ser composto por plantas que necessitam de menos iluminação do que aquelas que precisam viver em luz direta. As Dracenas, como o Pau D’água e o Pleomele Verde, são ótimas opções por serem resistentes aos ambientes internos e não exigirem muitos cuidados. As bromélias também são ótimas alternativas e trazem mais cor ao jardim.

As plantas artificiais também são boas pedidas, mas não pense que você não vai precisar cuidar delas. É bom sempre tirar a poeira e limpar as folhas para manter a aparência.

Cuidado na hora de escolher os elementos decorativos do seu jardim para não sufocar o ambiente. Além disso, as fontes são lindas, mas exigem uma manutenção extra. Água parada pode virar vetor de doenças, como a dengue. Então, todo o cuidado é pouco.

5. O inesperado com a fotografia

Você pode trazer o verde para sua casa sem precisar trazer plantas. Como? Com a fotografia!

Um enorme painel de uma floresta pode ir na sua sala de jantar para criar a sensação de uma janela direto para a mata. Outra ideia é fazer uma composição de quadros fotográficos formando uma árvore, como o ipê, na parede. Fica perfeito em lugares onde você pode ficar contemplando os quadros, como se fosse uma obra de arte mesmo.

Você também pode colocar um único quadro com uma foto linda de plantas para trazer a natureza para pertinho de você.

6. O surpreendente dentro do banheiro

Seu banheiro não precisa ser mais do mesmo. Misture os azulejos com um pouco de verde para ver como faz diferença para um ambiente como esse.

Um jardim dentro de um espaço pequeno traz uma sensação de amplitude, além de trazer uma energia e frescor para o cômodo.

Para não ficar muito pesado, escolha revestimentos mais neutros e inclua na decoração um pouco de madeira e vidro para aquecer o ambiente.

7. A natureza no lugar certo

Sabe aquele corredor sem graça? Ou aquela parede vazia? Ou aquele cantinho que está faltando alguma coisa? Tudo o que eles precisam é de verde.

Os corredores ficam super charmosos com um vaso grande e bonito em destaque. Os cactos podem ser uma ótima escolha, porque são plantas mais resistentes para ambientes mais fechados.

Aquela parede grande e sem graça pode receber uma estante verde. Isso mesmo: uma estante de madeira pode receber plantas por todo o seu comprimento. É um jeito criativo de trazer mais verde para um ambiente meio caído.

E que tal levar um hanger para aquele cantinho que só precisa de um pequeno trato? Ele é uma solução prática e bonita para pendurar plantas dentro de casa. E fica um charme com plantas trepadeiras, como as jibóias, por exemplo.

Gostou das ideias? Sim, a natureza em casa pode fazer um bem que você nem imagina. E, de quebra, corta um pouco o clima de cidade grande. Quer receber mais dicas como essa? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Sair da versão mobile