Cuidados com o lago Fisiologia dos peixes

Oxigenação de lagos ornamentais e pisciculturas

Sem comentários

A oxigenação de lagos é um dos fatores críticos que limitam a sobrevivência dos animais em sistemas ornamentais e de criação de peixes. As falta de oxigenação acaba causando a baixa da imunidade e morte dos peixes, levando a prejuízos econômicos e sentimentais.

Cada tipo de peixe necessita de uma quantidade de oxigênio

Segundo texto adaptado de Kubitza (1998), “o consumo de oxigênio varia com a espécie, tamanho, grau de atividade dos peixes, diluição de oxigênio e temperatura da água, entre outros”, assim sendo existe uma grande dificuldade para a maioria das pessoas definirem a quantidade ideal de oxigenação do sistema de criação que possuem.

A entrada de O² na água acontece pela superfície na oxigenação de lagos

É sabido que a água tenta se manter em equilíbrio com a atmosfera, absorvendo espontaneamente oxigênio (O²) da atmosfera. Porém, em sistemas com baixa renovação de água, ou totalmente fechados, esta capacidade de troca de oxigênio (O²) na maioria das vezes não é capaz de suprir a taxa de respiração dos animais.  Em média, o consumo de oxigênio do peixe é de 15 ml/h de O² para cada quilo do animal. Além disso,  para cada 10 graus de aquecimento da água esta taxa de respiração praticamente dobra.

É muito importante que tenhamos em mãos equipamentos que possam suprir as necessidades de O². Listamos abaixo algumas  situações extremas onde pode haver falta de oxigenação no lago:

  • Alta taxa de população;
  • Tratamentos contra doenças onde aquecemos a água até 30 graus;
  • Em piscicultura, quando fornecemos ração para os animais. Principalmente no arraçoamento noturno. Em casos onde há presença de plantas aquáticas, estas sem iluminação solar, param o processo de fotossíntese e realizam respiração, consumindo ainda mais oxigênio.

Recomenda-se que se procure um profissional para dimensionar a necessidade de um compressor de ar para seu sistema, pois cada projeto sempre terá características únicas.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *