Biologia e química no lago Doenças dos peixes

Oxigênio em lagos e a influência dos processos biológicos

Sem comentários

Muitos são os fatores que podem contribuir para a redução de oxigênio em lagos. Processos biológicos estão acontecendo o tempo todo e a grande maioria deles utiliza o oxigênio. Uma baixa concentração de oxigênio na água do lago ornamental pode causar diversos problemas nos peixes e no equilíbrio biológico do lago.

O nitrito pode comprometer o oxigênio no sangue dos peixes

A concentração de nitrito em torno de 0,1 ppm é estressante aos peixes, já concentrações acima de 0,5 ppm podem matar os peixes por asfixia.  Alta concentração de nitrito faz o sangue do peixe adquirir um tom escuro. Isso dá origem a um sintoma conhecido como doença do sangue marrom.  Está mudança de cor se deve a concentração de acido nitroso. Ele oxida os ions ferrosos da hemoglobina formando a metahemoglobina. Dessa forma, a hemoglobina não é capaz de transportar o oxigênio, matando os peixes por asfixia.

O nitrato pode aumentar a quantidade de algas no lago

O nitrato é o produto final dos filtros biológicos (bactérias aeróbicas). O filtro biológico (bactérias anaeróbicas) transforma o nitrato em gás nitrogênio e o retira do tanque.O ciclo do nitrogênio deve ser compreendido para entender melhor esse processo biológico. O nitrato não causa maiores problemas aos peixes, porém deve ser retirado para evitar a proliferação de algas.

Apesar das algas fazerem fotossíntese e produzirem oxigênio durante o dia, durante a noite elas só consomem oxigênio. Uma quantidade muito grande de algas pode fazer a concentração de oxigênio baixar muito durante a noite.

Carbonato na estabilização do pH

A quantidade de carbonato na água é o que determina a alcalinidade.  A alcalinidade se relaciona com o pH, gás carbônico e a nitrificação da amônia. As bactérias nitrificantes do filtro biológico retiram o carbonato da água para formar o seu esqueleto. A oxidação da amônia fornece energia para esse processo. O aumento do nível de amônia no sistema reduz a concentração de carbonato de cálcio. A falta deste elemento compromete o funcionamento do filtro biológico. Para cada grama de amônia que entra no sistema são necessárias 7 gramas de carbonato de cálcio para sua neutralização.

A presença de carbonato de cálcio na água evita grandes mudanças de pH geradas pela transformação do gás carbônico em acido carbônico (efeito tampão). O dióxido de carbono (CO2) é produzido pela respiração e decomposição da matéria orgânica no sistema.

Oxigênio em lagos. Fator determinante para o equilíbrio do lago e saúde dos peixes

A exposição a longo prazo a baixo níveis de oxigênio em lagos causam no sistema imunológico dos peixes uma queda no nível da proteína do plasma. Essas proteínas encontradas no plasma são os precursores na criação de anticorpo, os quais os peixes usam para combater os parasitas. Como muitos parasitas são muito bem adaptados para viverem em ambientes com baixos níveis de oxigênio, a vida dos peixes fica comprometida.

Todos esses processos biológicos citados anteriormente, com excessão das bactérias anaeróbicas,  acontecem no lago e precisam de oxigênio. Por isso a importância de se preocupar com uma boa oxigenação no lago. Utilizar um sistema de filtragem bem dimensionado e de qualidade pode resolver facilmente uma falta de oxigenação em lagos ornamentais.

Conheça os equipamentos para lagos da Cubos e veja como podemos lhe ajudar na filtragem da água de seu lago ornamental.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *