Lago no paisagismo

Pedras decorativas: como utilizá-las na sua área externa?

2 Comentários

Viver em um espaço que aproxima você da natureza e que reflete o seu estilo de vida é maravilhoso. Fazer da sua residência um ambiente mais agradável e relaxante é fundamental para melhorar a sua qualidade de vida e de seus familiares. Assim, uma ótima sugestão é ter um jardim externo com plantas, flores e pedras decorativas.

Convenhamos que parece faltar alguma coisa em uma casa sem um jardim, não é mesmo? Além de trazer bem-estar, uma área aconchegante e tranquila valoriza o seu patrimônio.

Portanto, continue a leitura deste post. Preparamos um conteúdo para ajudar você a melhorar a aparência externa do seu lar e a criar elementos harmoniosos com o uso de pedras decorativas no jardim.

Embeleze a área externa com rusticidade e aconchego

Plantas e flores podem ser consideradas as estrelas de um jardim. Com a presença das pedras, o local ainda adquire um ar rústico e sossegado. A decoração com elas, quando bem planejada, faz o maior sucesso: dificilmente alguém não se deixa encantar pelo conjunto.

Não é necessário dispor de uma área grande para instalar o seu jardim. O indispensável é saber fazê-lo com bom gosto, do jeito que você gosta e que traduza seu prazer de estar em contato com a natureza.

As pedras decorativas possibilitam excelentes composições e podem substituir ou intercalar com a grama. Claro que a sua criatividade é o que ditará a melhor combinação.

Saiba como usar as pedras decorativas no jardim

As pedras decorativas são uma alternativa de baixo custo e muito charme para ornamentar. Os diversos tipos estão disponíveis em empresas especializadas, e cada um contribui para um aspecto diferente na decoração.

O tamanho do local interfere na escolha das variedades. É recomendável, por exemplo, que para áreas pequenas se use um só tipo. Caso você tenha um espaço maior, vale a pena optar por mais variedades. Lembre-se de que o preço das pedras depende do tipo e do tamanho: quanto maior, mais caras.

Para que você possa planejar e construir o seu jardim encantado, com ideias criativas e inspiradoras, relacionamos algumas dicas fundamentais para o sucesso do seu projeto. Confira:

Conheça os tipos de pedra para jardim

As pedras decorativas para jardim são comercializadas de muitas maneiras: em sacos fechados, por metro quadrado ou por quilo. Contudo, nem toda pedra é ideal para combinar com plantas e flores. Verifique se ela é resistente, proporcional e compatível com o tipo de arranjo que você deseja obter.

Os tipos mais usuais são:

Dolomita branca

É uma pedra arredondada com diversos tamanhos e que pode ser aplicada tanto no jardim externo quanto no interno. É indicada principalmente para fazer contrastes, produzindo um resultado final muito bonito.

Seixo

Arredondado, é facilmente encontrado às margens dos córregos e riachos (normalmente a coleta é proibida). Conforme o seu tamanho e o do jardim, não é necessário uma quantidade grande para dar um toque de classe ao espaço.

Mármore

É uma pedra que agrega elegância, distinção, estilo e beleza à decoração. Utilizar as pedras cortadas em tamanhos diferentes é uma ótima alternativa. Assim, é possível reutilizar os pedaços que são descartados nas marmorarias e comercializados por um preço baixo. O mármore é fácil de limpar e causa um belo efeito ao jardim, especialmente quando usado como caminho entre plantas e flores.

Argila expandida

Apesar de não ser considerada uma pedra natural, é usada frequentemente, e com ótimos resultados, como elemento decorativo do jardim. Além disso, ela contribui na drenagem de água e garante proteção natural ao solo, assegurando o bom aproveitamento dos adubos por parte das plantas.

Brita

Para decorar o jardim com essa pedra muito conhecida, é importante aplicar uma manta de bidim (ou manta de drenagem) antes de espalhá-la no terreno. Assim, evita-se o afundamento das pedras no solo.

Granito

É uma pedra que permite muitas aplicações no jardim. Seu preço é bem acessível em relação a muitas outras pedras decorativas oferecidas no mercado. É de ótima qualidade, muito resistente e prática.

Pedrisco branco

É uma pedra barata e irregular, com uma beleza própria, recomendada para ornamentar áreas menores. Também proporciona lindos contrastes nos ambientes em que é usada.

Pedras artificiais

Muito interessantes quando se procura por pedras grandes e leves. Podem ser utilizadas em lajes e em locais de difícil acesso.  Outra grande vantagem é que são ecológicas, já que não são retiradas da natureza.

Prepare o solo corretamente para receber as pedras

Um solo bem preparado é fundamental para que o seu jardim seja saudável e exuberante. O primeiro passo é aprontar o terreno, consertando eventuais irregularidades e retirando plantas velhas, mato e ervas daninhas. Caso queira, delimite os lugares para as plantas.

Depois, coloque uma fina camada de areia e, sobre ela, outra camada de terra. Essa camada deve conter um substrato para oferecer nutrientes às plantas. Para as espécies que exijam terreno mais rico, é aconselhável plantá-las em vasos.

Misture pedras com plantas e flores

Um projeto com muitas plantas, flores e pedras incentiva combinações sensacionais e um visual deslumbrante. A relação entre as espécies de plantas e as texturas das rochas gera movimento e harmonia entre todos os elementos. Nessa fase, a sua criatividade e a sua sensibilidade orientarão o processo.

Coloque pedras junto a um lago ornamental

Um lago ornamental no jardim cercado de pedras é um item que faz toda a diferença e produz um efeito maravilhoso no ambiente. A colocação das pedras dependerá do tamanho do lago e da sua utilização: pode ter plantas e flores ao seu redor, ou ainda peixes, que propiciam um clima mais autêntico e uma sensação de conexão com a natureza.

O jardim com lago ornamental deve ser decorado com pedras de tamanho médio compondo com outras menores e gerando movimento. Assim, dá vontade de ficar no lugar e interagir com a paz que ele oferece.

Usar pedras decorativas para fazer o seu jardim — e valorizar tanto a sua qualidade de vida quanto o seu imóvel — é uma das maneiras mais agradáveis e imaginativas de se praticar a jardinagem. Essa é uma tarefa para ser executada com a delicadeza e a simplicidade tão necessárias à vida.

Gostou das dicas de hoje? Então, confira nosso artigo sobre o prazer de curtir a natureza em casa e inspire-se para deixar seu lar ainda mais bonito!

2 comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *