Você já se imaginou subindo o Everest, onde o ar é rarefeito, com pouco oxigênio? Ou melhor, morando em uma cidade muito poluída e inalando constantemente um ar rico em gás carbônico e metais pesado? Já pensou sair da água do mar e não ter uma fonte de água doce para se banhar? Ou até mesmo saindo de uma piscina e depois do banho não ter um creme para pele e cabelos? Ou viver em uma casa sem sistema de saneamento? Comer hambúrguer todos os dias? Essas comparações podem facilmente ser encontradas nos peixes no lago ornamental. Imagine então todas estas condições juntas, e você não ter como fugir disso.
Quando construímos um lago artificial, temos em mente uma água cristalina, translúcida e esperamos que com isso, apenas com isso, estaremos garantindo a saúde dos indivíduos em que lá vivem. Para garantirmos a saúde dos peixes em lagos ornamentais é preciso ter cuidados adicionais.
Índice
Baixa circulação da água
Uma baixa circulação de água além de causar acúmulo de sujeiras no fundo, pode levar a falta de oxigenação para os peixes no lago ornamental. Isso é o que pode ser comparado com você escalando o Everest com dificuldades de respirar. Outra consequência da baixa circulação de água é um possível aumento da formação de algas nas áreas mais paradas.
Além de tudo isso, a questão estética do lago fica prejudicada. Um lago bonito é aquele em que temos uma água bem movimentada na superfície. Não faça a circulação de água somente com uma bomba para lagos instalada na cascata. A água da cascata cai de cima para baixo, o que gera uma movimentação pouco favorável. Utilize uma segunda bomba para lago instalando a sua saída próxima a superfície e no sentindo horizontal. Sempre faça com que a água se movimente em direção as bombas que levam a água para o filtro. No caso de captação de superfície, direcione a água para essa captação.
Água com poucos sais minerais
Uma água rica ou pobre em sais minerais pode causar um desequilíbrio osmótico aos peixes. Isso seria você desidratado depois de um dia de sol na praia sem beber água.O sangue dos peixes, assim como o sangue dos humanos, possui cerca de 0,9% de sal, sendo que nos peixes o íon de sódio (Na+) representa cerca de 75% a 80% desses sais. Os peixes de água doce tendem a perder sais por osmose, uma vez que a água que contem poucos sais fica em contato direto com os capilares sanguíneos de suas brânquias.
pH errado para os peixes no lago ornamental
Um peixe em um pH ácido ou alcalino demais, pode ter suas nadadeiras corroídas e mucosas danificadas. Isso poderia ser comparado a você saindo de uma piscina e não passar um bom creme hidratante. O pH é um unidade de medida que diz se á água está acida ou alcalina. Essa medida vai de 0 a 14, sendo 7 uma água neutra. Valores menores que 7 são ácidos e maiores que 7 são alcalinos. Para as caspas dos lagos ornamentais, o pH pode ficar entre 7,2 até 7,8.
Lago ornamental sem filtros
Um lago sem filtro fica sujo, cheirando mal, com água escura e sem condições de se manter um equilíbrio biológico. Isso seria como uma casa sem saneamento. O sistema de filtragem é importante não somente para remover a sujeira que é formada pelos peixes. Os filtros para lagos são fundamentais para a formação de colônias de bactéria nitrificantes responsáveis pelo ciclo do nitrogênio.
Ração de baixa qualidade para peixes do lago ornamental
Uma ração de baixa qualidade pode causar enfraquecimento e consequentemente doenças em seus peixes. Isso seria como comer hambúrguer todos os dias. A ração de lago ornamental é uma ração especial, diferente das rações utilizadas em engorda de peixes. Além de fornecerem uma complementação e uma formulação adequada para as carpas, elas são fabricadas de forma a não turvar a água do lago ornamental.
Vale a pena pensar que quando construímos um lago estamos construindo o mini universo para os peixes no lago ornamental. Um sistema fechado cheio de vida. Consulte sempre uma empresa especializada para lhe orientar a melhor forma de fazer isso e, sempre, utilizando os equipamentos corretos.
William Hagiwara é Biólogo especialista em lagos ornamentais.