Cuidados com o lago Fisiologia dos peixes

O pH da água em um lago ornamental

16 Comentários

O pH da água é uma medida que fornece o grau de acidez que varia 0 a 14. Sendo pH 7 neutro, acima alcalino e abaixo acido. Em lagos de Nishikigois e Kinguios o pH ideal deve ficar entre 7,2 a 7,8. Valores menores 4 e acima de 11 são letais para os peixes.

Fatores que determinam o pH da água

Os principais fatores determinantes de pH são o dióxido de carbono (CO2) e a concentração de sais em solução. O CO2 está diretamente ligado a respiração dos peixes, plâncton e a matéria orgânica. Os sais em solução estão ligados ao tipo da construção do tanque (alvenaria, solo, EPDM, etc) e da região. Esses fatores são os principais responsáveis pelo valor do pH.

Quando o pH está inadequado ou próximo do limite de tolerância, é preciso fazer um analise para detectar a causa. Se for um fator que possa desaparecer com o tempo (sazonal) aguarda-se a mudança e em outros casos é necessário tomar as devidas providencias, como por exemplo colocar conchas trituras que elevam o pH ou tamponadores especiais para diminuir o pH.

Faça duas medições do pH da água por dia

Para medir a variação de pH devemos usar aparelhos eletrônicos ou indicadores como fitas ou líquidos, duas vezes ao dia. Uma medição nas primeiras horas da manhã e outra no final da tarde.

Qualquer alteração brusca pode provocar stress nos peixes e deve ser rapidamente resolvida.

16 comentários

  1. Olá , estou construindo um lago co mil litros de água , estrutura em alvenaria , revestido em cerâmica , pretendo criar algumas carpas, alguma recomendação a respeito ?

  2. Bom dia, eu tenho um lago na minha casa e faz um ano que estou lutando e não consigo chegar a um resultado satisfatório. Contratei uma empresa da minha cidade para fazer o lago mas aqui na minha cidade não tem nenhum profissional capacitado, já mudei toda a filtragem do meu lago e a agua não fica cristalina, gostaria de alguma ajuda com relação a cor da agua.

  3. Bom dia estou montando um lago e pretendo colocar carpas estou com receio de colocar muitas pedras no fundo por causa do ph Sra w tem problemas

  4. boa noite tenho um lago em alvenaria com carpas …3mil litros d agua – 12 carpas médias ainda- 4 cascudos . Como faço para manter o equilíbrio da água para evitar morte de peixes.A temperatura pode afetar o ph a agua ou o excesso de chuva? Qual o ph adequado ? Tenho três especies de carpas juntas…pode haver conflito entre elas? Posso adicionar plantas na água como o aguapé? Tenho pedra de rio – seixos no fundo do lago.
    Agradeço desde ja a atenção.

  5. Boa tarde.
    Há 2 meses fiz um lago ornamental no jardim da minha casa e na data de 10/05 acabei comprando 4 carpas, mas não demorou muito para duas carpas morrerem. No dia seguinte as duas carpas que restaram acabaram morrendo também, fiz a medição do PH e está em 6.8 e não estou conseguindo aumentar o PH da água para poder colocar carpas. No lago já possui duas tartarugas e 2 cascudos. Poderia me ajudar com o assunto?

    Atenciosamente.

    Eduardo Fernando Xavier de Moura

  6. Bom dia,
    Tenho um aquário de aproximadamente 400 l de água, água que uso da rede da rua, às vezes com alto teor de cloro, tenho alguma variedade de peixes, cascudo, carpas e outros ornamentais, perdi todas as carpas, e outros ornamentais, estão resistindo só os cascudos, como fazer para controlar este ambiente e continuar com meu criatório?
    Obrigado

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *