Cuidados com o lago Fisiologia dos peixes

O pH da água em um lago ornamental

38 Comentários

O pH da água é uma medida que fornece o grau de acidez que varia 0 a 14. Sendo pH 7 neutro, acima alcalino e abaixo acido. Em lagos de Nishikigois e Kinguios o pH ideal deve ficar entre 7,2 a 7,8. Valores menores 4 e acima de 11 são letais para os peixes.

Fatores que determinam o pH da água

Os principais fatores determinantes de pH são o dióxido de carbono (CO2) e a concentração de sais em solução. O CO2 está diretamente ligado a respiração dos peixes, plâncton e a matéria orgânica. Os sais em solução estão ligados ao tipo da construção do tanque (alvenaria, solo, EPDM, etc) e da região. Esses fatores são os principais responsáveis pelo valor do pH.

Quando o pH está inadequado ou próximo do limite de tolerância, é preciso fazer um analise para detectar a causa. Se for um fator que possa desaparecer com o tempo (sazonal) aguarda-se a mudança e em outros casos é necessário tomar as devidas providencias, como por exemplo colocar conchas trituras que elevam o pH ou tamponadores especiais para diminuir o pH.

Testes de pH

Faça duas medições do pH da água por dia

Para medir a variação de pH devemos usar aparelhos eletrônicos ou indicadores como fitas ou líquidos, duas vezes ao dia. Uma medição nas primeiras horas da manhã e outra no final da tarde.

Qualquer alteração brusca pode provocar stress nos peixes e deve ser rapidamente resolvida.

38 comentários

    1. Boa noite , estou construindo um lago em.casa , queria dicas de bombas ,tipos de peixes e como verificar o ph da água, o lago é pequeno , uns 300 litros de água, aguardo resposta , obrigada !

  1. Olá , estou construindo um lago co mil litros de água , estrutura em alvenaria , revestido em cerâmica , pretendo criar algumas carpas, alguma recomendação a respeito ?

    1. Boa noite,
      Estou planejando fazer um lago ornamental de alvenaria(cerca 2000l), sabe me informar se a água fica muito alcalina por esse motivo,qual peixes séria adequado para o lago?
      Carpas vivem bem com água alcalina?

      Abr

      1. Vinicius, não recomendo deixar direto na alvenaria, o pH sobe muito e pode prejudicar os peixes. O ideal é passar o nosso Cubos Ecoply que vai impermeabilizar e isolar a alvenaria do contato com a água.

  2. Bom dia, eu tenho um lago na minha casa e faz um ano que estou lutando e não consigo chegar a um resultado satisfatório. Contratei uma empresa da minha cidade para fazer o lago mas aqui na minha cidade não tem nenhum profissional capacitado, já mudei toda a filtragem do meu lago e a agua não fica cristalina, gostaria de alguma ajuda com relação a cor da agua.

  3. Bom dia estou montando um lago e pretendo colocar carpas estou com receio de colocar muitas pedras no fundo por causa do ph Sra w tem problemas

  4. boa noite tenho um lago em alvenaria com carpas …3mil litros d agua – 12 carpas médias ainda- 4 cascudos . Como faço para manter o equilíbrio da água para evitar morte de peixes.A temperatura pode afetar o ph a agua ou o excesso de chuva? Qual o ph adequado ? Tenho três especies de carpas juntas…pode haver conflito entre elas? Posso adicionar plantas na água como o aguapé? Tenho pedra de rio – seixos no fundo do lago.
    Agradeço desde ja a atenção.

  5. Oi boa tarde
    Tenho um lago em alvenaria de 20mil litros preciso baixar o ph.
    Está com pedra de Rio no fundo. O que casso?

  6. Boa tarde.
    Há 2 meses fiz um lago ornamental no jardim da minha casa e na data de 10/05 acabei comprando 4 carpas, mas não demorou muito para duas carpas morrerem. No dia seguinte as duas carpas que restaram acabaram morrendo também, fiz a medição do PH e está em 6.8 e não estou conseguindo aumentar o PH da água para poder colocar carpas. No lago já possui duas tartarugas e 2 cascudos. Poderia me ajudar com o assunto?

    Atenciosamente.

    Eduardo Fernando Xavier de Moura

  7. Bom dia,
    Tenho um aquário de aproximadamente 400 l de água, água que uso da rede da rua, às vezes com alto teor de cloro, tenho alguma variedade de peixes, cascudo, carpas e outros ornamentais, perdi todas as carpas, e outros ornamentais, estão resistindo só os cascudos, como fazer para controlar este ambiente e continuar com meu criatório?
    Obrigado

  8. Boa tarde.
    Tenho um lago ornamental, dentro de casa e na cascata tenho algumas samambaias silvestres. Faz mais de anos que tenho essas samambaias e notei que recentemente o pH da água está baixo, variando em torno de 6,4-6,6, o que era 6,8-7,0 anteriormente. Tenho carpas, kinguios, um cascudo abacaxi. Em relação à quantidade de peixes o tamanho do lago é satisfatório. Verifiquei nos seixos que ficam no fundo e não está sujo. Coloquei conchinhas trituradas no filtro há 7 dias e parece que não está subindo, mantendo-se da mesma forma. Fiz TPA em 30% da água no dia 20/11, coloquei água sem cloro…O que pode estar ocorrendo? Perdi um kinguio que parou de comer, e morreu com as nadadeiras roídas…ele deteriorando aos poucos quando parou de comer, mas as nadadeiras ficou evidente que reduziram em 2 dias.
    Poderia me ajudar?

  9. Bom dia! adaptei uma piscina em forma de feijão para fazer meu laguinho, tem 3mil litros tenho carpas , kiguio, pangasiuos e caborja, meu PH sempre ficou neutro, 7.0, agora na época de chuvas fortes ele ta baixo 6.6. A unica diferença é a chuvas de verão isso influencia?

  10. Olá boa tarde!
    Tenho um lago com mais ou menos 3.000 l de agua, o lago é feito em tela ( igual á das piscinas)
    Tenho algumas pedras lá dentro com as quais fiz umas grutas, sendo que também tenho uma pedra ornamental em cimento.
    Tenho algumas plantas aquáticas que andam á deriva no lado.
    O lado tem certa de 15 peixes mas todos pequenos.
    Tenho um filtro de areia e a água sai numa cascata
    A água fica verde de um dia para o outro. Não gosto de ver a água assim, ontem meti um pouco de antialgas (do que se mete na piscina) e matei 4 peixes.
    O Ph da água do lago está muito alto, mas a mesma água sem estar no lago tem o PH baixíssimo.
    A água é proveniente de um furo.
    O que fazer? Acabar com o lago?
    Obrigado

      1. Boa noite,tenho um lago de 850 lts,e não consigo manter o pH ideal para carpas,o pH sempre alto, gostaria de saber o que eu posso fazer.

  11. Tenho um lago com 13 carpas e 2 cascudos. A água é cristalina, a amônia e nitrito é zero. O PH está em 8.5. Pelo teste feito está alto . Como faço para reduzir a alcalinidade?

  12. Ola, tenho um lago em alvenaria 1700L e pedra madeira, comprei o impermeabilizante da cubos porém, meus digníssimo pedreiros não passaram. Dessa maneira, estou com o lago a 7 meses, fiz o ciclo certinho, tenho filtro e bombas da cubos e coloquei 3 carpas e 2 kinguios.
    Amonia está zerada, nitrito tbm, porém, o ph está tirando meu sono. Está em torno de 8 chegando a 9 em algumas medições.
    Já utilizei acid da alcon com cuidado pra não matar meus peixes e tbm já usei neutral da seachem. Porém, sem sucesso.
    A água está cristalina, e as carpas ficam abocanhando as pedras e areia no fundo o dia todo. Estão comendo bem. Porém, já vi duas carpas que as vezes tremem repentinamente ao nadar. E já tive que tratar separadamente uma outra carpa com fungicida.
    Como eh meu primeiro lago, o que estou fazendo de errado?
    No meu relato, tem algo preocupante?
    O que posso fazem em relação ao ph sem ser quebrar as pedras pra passar o impermeabilizante?
    Aguardo retorno.

    Muito obrigada

    1. O pH está muito alto, isso pode ser bem perigoso caso a amônia venha a aumentar. Temos o Cubos Tamponamim que pode ajudar, mas tem que ir aplicando até conseguir estabilizar, o que pode demorar.

  13. Bom dia. Eu reformei meu lago para carpas fazendo uma cascata de cerca de 1,5m e pra segurar algumas pedras eu colei com argamassa (mas não foi muito). O PH está um pouco elevado (não muito) acredito que seja por causa do cimento, pois utilizei os mesmos materiais do lago antigo. Essa pequena quantidade de cimento pode ser prejudicial ou venenoso para os peixes? Esse cimento residual se neutraliza com o tempo?

    Obrigado

  14. Olá,
    Primeiramente parabenizar a Cubos pela excelência dos produtos.
    Tenho um lago de 6500L em minha casa revestido com porcelanato e uma cascata com pedra travertino (calcária) e rejuntada com argamassa branca. Uso luz UV e Ozonio e a água é cristalina e já está ciclado com meus filtros com mideas na quantidade correta. Estava aguardando estar tudo ok para colocar Carpas e Kinguios nele. O problema é que o pH é mantido muito alto (varia entre 8,3 – 8,8) e, acredito que seja por conta da pedra da cascata. Entretanto, não tenho como desfazer da cascata. Já me disseram que este pH não mataria os peixes mas reduziria o tempo de vida deles. Existe alguma solução para melhorar isso? Minha intenção é usar o Tamponamin, mas tenho dúvidas quanto ao efeito nos peixes e se vou precisar 650mL para esta litragem ou se posso usar um pouco menos para que alcance um pH em torno de 7,5-7,8. Outra questão é, considerando que não faça TPA, este produto mantem o efeito tampão por bastante tempo?
    Muito obrigado desde já!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *