Blog da Cubos Lagos

O pH da água em um lago ornamental

O pH da água é uma medida que fornece o grau de acidez que varia 0 a 14. Sendo pH 7 neutro, acima alcalino e abaixo acido. Em lagos de Nishikigois e Kinguios o pH ideal deve ficar entre 7,2 a 7,8. Valores menores 4 e acima de 11 são letais para os peixes.

Fatores que determinam o pH da água

Os principais fatores determinantes de pH são o dióxido de carbono (CO2) e a concentração de sais em solução. O CO2 está diretamente ligado a respiração dos peixes, plâncton e a matéria orgânica. Os sais em solução estão ligados ao tipo da construção do tanque (alvenaria, solo, EPDM, etc) e da região. Esses fatores são os principais responsáveis pelo valor do pH.

Quando o pH está inadequado ou próximo do limite de tolerância, é preciso fazer um analise para detectar a causa. Se for um fator que possa desaparecer com o tempo (sazonal) aguarda-se a mudança e em outros casos é necessário tomar as devidas providencias, como por exemplo colocar conchas trituras que elevam o pH ou tamponadores especiais para diminuir o pH.

Testes de pH

Faça duas medições do pH da água por dia

Para medir a variação de pH devemos usar aparelhos eletrônicos ou indicadores como fitas ou líquidos, duas vezes ao dia. Uma medição nas primeiras horas da manhã e outra no final da tarde.

Qualquer alteração brusca pode provocar stress nos peixes e deve ser rapidamente resolvida.

Sair da versão mobile