Fisiologia dos peixes Tratamento dos peixes

Sal em lagos ornamentais. Como e quanto usar para tratar os peixes.

64 Comentários
O sal (NaCl) é um produto de baixo custo e que encontramos em abundância. Quando o sal em lagos ornamentais é usado de maneira correta, se torna uma substância muito eficaz em ações preventivas e até terapêuticas de uma série de problemas que podem ocorrer com os peixes e nas condições ambientais adversas do tanque.
Benefícios do sal:
  • Prevenção de doenças;
  • Combate de parasitose protozonicas externas;
  • Equilíbrio metabólico;
  • Combate a toxidez por nitrito;
  • Auxilia na eliminação de algas filamentosas;
  • Controle e tratamento de infecções fungicidas (ectodérmicas);
  • Realça as cores dos peixes;
  • Alivio do estresse.

Ação do sal no metabolismo dos peixes

No organismo do peixe o sal (NaCl) age como um regulador da pressão osmótica. Sua presença dentro ou fora das células vão controlar a entrada e saída de água regulando assim a pressão osmótica (osmorregulação). A pressão osmótica é a força com que a água se move por meio da membrana citoplasmática de uma solução contendo uma baixa concentração de substâncias dissolvidas para outra com alta concentração de solutos.

Uso do sal em lagos ornamentais para tratamento dos peixes

Parasitas causam infestações e injurias nas brânquias dos peixes, o que favorece ainda mais a entrada de água no corpo e a perda de sais do sangue prejudicando a osmoregulação. Banhos de água salgada desidratam os parasitas levando-o a morte e ainda possibilita a reposição de sais no sangue dos peixes, restabelecendo o equilíbrio osmorregulatório.

 

Uso do sal em lagos

Kg/1.000 litros

Tempo

Uso contínuo – condições normais

3 a 5

Tempo indeterminado
Controle de parasitas (protozoários)

50

Banhos de 20 segundos a 2 minutos
Controle de fungos

20

Banhos de 5 a 20 minutos
Prevenção de doença ambiental nas brânquias

10

Banhos de 2 a 4 horas c/ intervalos semanais
Toxidez por nitrito

(g/m³)=[6x(NO-mg/L)-(Cl mg/L)]/0,6

Tempo – até que os níveis diminuam
Prevenção de parasitas e doenças

3

Tempo indeterminado

Saiba reconhecer quando o peixe está em seu limite no banho de sal

Os banhos com altas concentrações de sal não devem exceder 20 minutos. Os peixes estão no seu limite quando começam a perder o equilíbrio dentro da água com sal. Caso isso aconteça, tire o peixe imediatamente do banho de sal e a coloque de volta na água do lago.  A resistência dos animais mudam conforme a espécie.

Utilize sempre sal especial nos tratamentos dos peixes em seu lago. Caso o seu lago possua plantas aquáticas, nunca aplique o sal direto na água do lago. O sal poderá matar as plantas. Em caso de dúvidas entre em contato com um especialista da Cubos para receber mais orientações.

Fonte:

Fernando Kubitza – Panorama da Aquicultura.

64 comentários

      1. Olá, como é feita a distribuição do sal no lago, seria diluíndo em agua, jogada em varias partes do lago ou deixar em um recipinte ou um saco de esteira para que o sal va derretendo ao longo do tempo num local somente?

        1. Estou com alguns peixes com ictio, posso tratar o lago todo com sal? Tenho q retirar as mídias biológicas do filtro?
          Por qto tempo posso deixar em tratamento?
          Se eu der banhos individuais eles podem voltar para o lago sem sal?
          Vão transmitir para os outros peixes?

  1. Ola tenho um lago de 8 mil litros, possuo carpas, kinguios, Espadinha, bandeiras e cascudo.
    Além de planta guape e alface.
    Eu colocando sal seria 24kg no lago todo.
    Minha dúvida é alguman specie irá morrer? As plantas sobrevivem?

  2. ola tenho cvarios cascudos em meu lago devo tiralos por algum tempo ou ele nao pode ficar mais no ambiente com o sal no chao?.como que posso destribuir o sal?Pode ser sal de gado ou sal de churrasco?Desde ja obrigado!!!!!!!

      1. Boa tarde, meu lago têm 2000L, sempre tive medo deixa água salgada pra peixe de água doce, lago com carpas e kingios, um rapaz de um grupo Facebook disse que cria carpas há 15 anos nunca teve perdas por doenças, ele me recomendou de 3 a 5 kg de sal pra 2000L, é seguro ?

  3. estou tratando meu peixe com banho de sal, quartos banhos devo dar ?? 1 vez por semana ? todo dia ate curar?? meu peixe é uma carpa

      1. De quanto em quanto tempo adiciono o sal no meu tangue ele e de 500 litros coloco uma vez por mes ou so quando eu trocar a agua ?

        1. Flávio, bom dia. Não pode jogar todo o mês porque o sal se acumula na água. Só jogue novamente quanto fizer uma troca de água, e calcule para colocar a quantidade correta.

  4. Duas questões.
    1- Existe uma outra forma natural, como o uso do sal, que possa ser utilizado com os cascudos?
    2 -Para reduzir o PH utilizam vinagre com alcool. Neste caso pode ser feito com os cascudos?

    Obrigado

    1. Olá! Tenho um lago de água corrente e natural, não possuo filtro, e tenho carpas e peixe japonês, e ontem uma das minhas carpas estava ótima, e hoje ela amanheceu toda avermelhada, parece que tem sangue por baixo da pele, principalmente na cabeça. A cor dela é preta e branca. O que pode ser?

      1. Aconteceu agora com uma carpa minha, igual ao comentado pela Fernanda, gostaria de saber o que houve, mas pena que ninguém respondeu a esse problema.

  5. Tenho um lago montado numa piscina de 1000 litros , depois de colocar algumas carpas recem adquiridas,vieram doentes e agora todas estão doentes.apareceram hematomas vermelhos sob a pele que estão virando feridas e ja ocorreram 02 mortes . coloquei 12 colheres de sopa de sal grosso,é pouco?o que mais posso fazer para tentar salva-las?

  6. Boa tarde, meu lago tem 2.000l, meus peixes estão nadando estranho, sem rumo. e fica batendo entre as pedras, uma karpa esta sem escama. será que é parasita? se eu colocar sal, posso salvar os peixes do lago? me ajuda se puder. obrigado.

  7. Olá! Tenho um lago de água corrente e natural, não possuo filtro, e tenho carpas e peixe japonês, e ontem uma das minhas carpas estava ótima, e hoje ela amanheceu toda avermelhada, parece que tem sangue por baixo da pele, principalmente na cabeça. A cor dela é preta e branca. O que pode ser?

  8. Olá tenho um posso de concreto 8.000.00millitro de água tenho carpas e tilapias.so que a água agora está verde o devo fazer

  9. Ola, fiz uma fonte sabado (01-02) terminei de encher e coloquei carpas e cascudo, hoje (04-02) a agua esta escura quase nem dá pra ver os peixes, como devo fazer para limpar. tenho filtro e bombinha para a agua. deve ter de 3 a 3,5 mil litros de agua

  10. Caio boa noite! Para evitar infecção bacteriana, qual a periodicidade de inserir sal no lago, de quanto em quanto tempo?

    1. Celso, bom dia. Como o sal não evapora, ele vai se acumulando na água. Tem que tomar cuidado para não deixar a água com muito sal. Você poderia colocar o sal uma vez por ano para não comprometer a saúde dos peixes.

      1. Caio muito pelo retorno, pois no Blog não diz a periodicidade e inserir o Sal , como diz por tempo indeterminado, para leigo fica a duvida. Uma sugestão poderia acrescentar no blog. Obrigado.

  11. Boa noite Caio, meu lago de carpas (20 carpas) tem 14000 litros, filtragem e filtro UV. pelo que entendi, posso deitar de 42 kg a 70 kg de sal diretamente no lago?
    Isso não vai transformar as carpas em bacalhau?
    Não é que tenha qualquer problema de saúde nos peixes, deitaria apenas para prevenção.
    O que você acha?
    Abraço de Portugal
    Obrigado

    1. Oi Paulo, tudo bem? Pode colocar essa quantidade de sal sim. Só não pode reaplicar isso em um curto espaço de tempo porque o sal não evapora. Acho uma boa ideia a aplicação. Abraços e obrigado por nos acompanhar.

  12. Ola, como é o processo de aplicação do sal?
    Diluindo em agua, espalhando in natura pelo lago ou concentrando tudo in natura num ponto específico do lago?

    Grato.

  13. Ola, tenho um lago de aproximadamente 4 mil litros, e hj tive a infelicidade de descobrir q meus peixes estão com ictio, oque devo fazer, sendo q na maioria sao cascudos e pintado. Desde ja obrigado

  14. Caio boa noite, meu cascudo sumiu entre as pedras faz mais de um mês que não aparece estou tratando minhas carpas com sal grosso semanal quase em pequenas quantidades será que é por isso que o cascudo sumiu? Ou morreu nas pedras e não sei

  15. Ola, tenho um lago com 10.000 litros, carpas, bandeiras, neons, Mato Grosso, espadas, paulistinhas, comedor de algas (flying fox) e Lebistes… Lago aquecido com 27Grau constante. Posso colocar quanto de sal que nao afete os demais peixes? Todos meus produtos são Cubos pela ótima qualidade, inclusive tenho 2 sacos de sal recém comprados de 25kilos

  16. Bom dia, no banho de sal , quantas carpas posso tratar com a mesma agua salgada, numa caixa de500 litrospor exemplo? Grato

  17. Olá estou com carpas com manchas vermelhas e parece ser ulcerações nas escamas, para tratamento com sal no lago elas podem ficar dentro dele, tenho cascudos também não vão ser afetados.

  18. Olá caio tenho um lago com tilapias tá aparecendo manchas brancas e tão perdendo escama e morrendo aos poucos o que pode ser isso e como posso tratar desde já agradeço se poder me ajudar

  19. Olá tenho um lago com 100mil litros.
    E outro com 200 mil litros de água… Porém a minha água ela é renovada em média de 15% por dia, como o lago é escavado, e concretado as 4 paredes, então não se usa filtro correto, eu estou com juvenil de carpas Koi, em um mês a 1 mês e meio, tive algumas carpinhas koi, que estavam nadando estranho, bem agitadas, hora de lado rodopiando, fiquei sabendo que pode ser aquela bechiga d’água, fiquei sabendo que o sal seria bom, e já previne em outros aspectos, qual a quantidade a cada 100mil litros de água, não entendi direito a tabela, e aprico de uma vez ou divido em vários dias?

    1. Oi Ricardo, tudo bem? O ideal é você verificar com um veterinário especializado em peixes ou no local onde você comprou os peixes. Tem que analisar de perto para entender melhor qual é a doença.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *