Construção do lago

Planejando o tamanho ideal para o lago ornamental

2 Comentários

Antes de iniciar um novo projeto de lago ornamental, é preciso decidir quais as dimensões que ele terá. Pode ser que você tenha um espaço limitado para realizar esse sonho ou, ao contrário, um espaço gigantesco. Para isto, é preciso avaliar sabiamente os prós e contras de um lago pequeno ou grande. Após a análise, é hora de decidir o que será melhor fazer e o tamanho ideal do lago ornamental para o projeto.

Impermeabilização do lago ornamental

Todo lago ornamental deve ser impermeabilizado. Isso é um fator determinante para que a água não tenha contato com o solo e seja contaminada perdendo as características de limpeza e transparência. Lagos pequenos são normalmente feitos de alvenaria ou de manta. Já, nos lagos grandes, a preferência é na utilização da manta pela facilidade e velocidade de instalação.

O lago ornamental precisa de movimentação de água

Independentemente do tamanho do lago, é importante que ele tenha uma grande movimentação na água. Quem faz essa movimentação são as bombas d´água que a enviam para cascatas ou corredeiras. A bomba do lago também é responsável por levar a água para diversos equipamentos como os filtros biológicos, mecânicos, filtros UV ou geradores de ozónio.

Como dimensionar corretamente a bomba do lago?

Nós indicamos que o total da vazão ideal das bombas para um determinado lago seja de, pelo menos, o dobro do próprio volume do lago; por exemplo, caso o lago possua 2.000 L, o total de vazão das bombas deverá ser de, no mínimo, 4.000 L/h. Alguns construtores de lagos super-dimensionam esse valor para três à seis vezes o volume do lago. Logicamente, quanto maior a movimentação da água maiores serão os benefícios para o lago. Dentre outros benefícios, estão os seguintes:

  • Maior oxigenação da água que a manterá ideal para a respiração dos peixes;
  • Mais eficiência na filtragem mecânica/biológica;
  • Melhor manutenção do pH da água, importante para manter a sanidade dos peixes;
  • Baixa concentração de amônia na água.

Cuidado com o consumo de energia das bombas do seu lago

Quanto maior o lago, mais bombas ele deverá ter! E ao mesmo tempo, maior será o gasto com energia elétrica. Faça essa conta antes de iniciar o projeto para não ter surpresas desagradáveis no final do mês.

Procure por bombas robustas e com consumo de energia mais baixo, como por exemplo as bombas da linha Orca que são as preferidas dos laguistas amadores e profissionais.

Quanto maior o lago maior os filtros

Outro caso a considerar para a montagem do lago é o tamanho do filtro biológico, a potência da lâmpada Ultra-Violeta (UV) e do ozônio.

Quanto maior for o lago, o filtro biológico também deverá ser maior e conter mais quantidade de mídias biológicas dentro dele. Escolha filtros biológicos que sejam dimensionados para a realidade do Brasil, e fuja de equipamentos fabricados na china ou fabricado para a realidade do clima de outros países. Uma boa dica é simplesmente comparar o peso dos filtros biológicos entre os fabricantes. Só com isso é possível ter uma boa idéia dos filtros que possuem bastante mídia biológica de qualidade e diferenciar daqueles filtros que usam mídias plásticas e são cheios de espumas.

O mesmo vale para os filtros UVs e para os geradores de ozônio. Da mesma forma que nas bombas para lagos, os equipamentos como filtro UV e gerador de ozônio também consomem energia. Porém, o consumo é muito baixo comparado com o consumo das bombas e, por isso, normalmente não são uma grande preocupação.

Quantos peixes posso colocar no lago?

Um último fator, porém não menos importante, é a densidade dos peixes do lago. Obviamente, quanto maior for o lago mais peixes poderá ter. Nós dimensionamos a quantidade de um peixe adulto para cada 500 litros de água. Não se esqueça que os peixes irão crescer rapidamente. Não adianta colocar um monte de peixes pequenos achando que eles irão ficar sempre do mesmo tamanho. É fato que os peixes se desenvolvem melhor e plenamente em lagos grandes, mas mesmo em lagos pequenos haverá um bom desenvolvimento.

Se o seu objetivo é ter 10 peixes no lago, o volume deverá ser de pelo menos 5.000 litros. Essa é uma forma de se decidir o tamanho do lago, caso a prioridade seja ter um certo número de peixes.

Mas então, como vou decidir o tamanho do meu lago?

Tudo se resume a custo. A decisão normalmente está baseada em quanto dinhero estamos dispostos a investir em um lago ornamental e qual a qualidade dos produtos que iremos utilizar. Além do custo com a construção temos os custos com manutenção que também devem ser considerados.

Uma grande vantagem dos lagos grandes é o seu equilíbrio biológico. Quanto mais água temos, mais estável fica todo o sistema. Em lagos grandes podemos ter mais peixes, o lago pode ser mais profundo e pode até ser utilizado com piscina natural.

Enfim, o importante é planejar e não sair fazendo o buraco do lago sem ter a real noção de quanto isso irá custar. A Cubos possui profissionais que poderão lhe dar uma consultoria e orçamento para a montagem do seu lago. Não deixe de consultar nossos profissionais.

 

2 comentários

  1. Bom dia
    Estou querendo fazer um Lago ornamental no quintal pretendo usar em formato de “P ” sendo o círculo com 2m e a perna de 1m de largura. Será que carpas se adaptarao a um corredor de 1m?

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *