Alimentação dos peixes

Vitamina C na ração para as carpas e sua importância para os peixes

Sem comentários

A vitamina C (Ácido Ascórbico) é um importante nutriente para a manutenção do tecido conjuntivo e nos processos de cicatrização dos peixes. Participa em alguns processos fisiológicos como o metabolismo da tirosina e de íons metálicos. Também é cofator em várias reações de hidroxilações, reduz os efeitos fisiológicos do estresse e facilita a absorção do ferro, prevenindo desta forma à anemia.

Vitamina C nas rações

Esta vitamina é instável quando submetida à alta temperatura. Ela é solúvel em água e oxida facilmente, podendo ser perdida durante o processamento e estocagem das rações. Por este motivo no processo de fabricação das rações tem-se utilizado os derivados de fosforados de ácido ascórbico por serem mais resistentes ao processo de fabricação.

Os peixes em cativeiro são incapazes de sintetizar a vitamina C em quantidade suficiente. Por esse motivo é necessário à suplementação deste nutriente nas dietas comerciais. Estudos de alguns pesquisadores demonstraram que os peixes com alta concentração de ácido ascórbico nos tecidos, apresentaram melhor resistência a infecções por bactérias e melhor tolerância à poluição ambiental.

Peixes alimentados com dietas deficientes em ácido ascórbico apresentam baixa taxa de crescimento; deformidades físicas, lenta cicatrização de ferimentos, aumento na mortalidade e baixa resistência a infecções.

Os produtos da linha de ração da Cubos recebem a suplementação de vitamina C estabilizada (ácido ascórbico monofosfatado) na quantidade ideal para cada fase de desenvolvimento.

Referência:

Fracalossi, D. M.; Cyrino, J.E.P. Nutriaqua: Nutrição e Alimentação de Espécies de Interesse para Aquicultura Brasileira. Ministério da Pesca e Aquicultura, 2012.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *