Blog da Cubos Lagos

Horta em casa: aprenda aqui como começar uma!

horta em casa

Sabe o que é melhor para sempre contar com ingredientes fresquinhos na sua cozinha? É ter uma horta em casa. Cultivar uma horta no seu jardim ou, até mesmo, dentro de casa, é um meio de ter mais saúde no seu dia a dia e ficar em contato constante com a natureza, independentemente do tamanho ou variedade dos alimentos plantados.

O fato de poder cultivar hortaliças e temperos livres de agrotóxicos por si só já é um bom motivo para você investir em uma horta. Você só precisa escolher o local, as espécies e colocar a mão na massa.

Não sabe nem por onde começar? Calma, que este material vai sanar todas as suas dúvidas e fazer com que você comece a planejar a sua horta hoje mesmo.

Onde plantar uma horta em casa?

Engana-se quem acha que só casas com jardins têm espaço para uma horta. Você pode plantar uma até mesmo em vasos e deixar dentro de casa. A horta só vai precisar se adaptar ao espaço e recursos disponíveis.

Se a sua casa ou apartamento recebe muito sol o dia todo, você pode ter uma horta completa, com hortaliças, leguminosas, ervas, entre outras espécies. E pode deixar os vasos nos ambientes despreocupadamente.

Caso contrário, se tiver poucas horas de luz, o mais indicado é deixar temperos e ervas em locais com mais luminosidade, como sacadas, varandas ou janelas.

O parapeito de janelas, por exemplo, é um ótimo lugar para você deixar a sua horta.

Como plantar?

Existem várias opções para quem quer ter uma horta em casa. Primeiro de tudo, é importante pensar no espaço onde vai plantar, considerar as espécies e avaliar qual modelo combina melhor com você.

Para quem tem área externa, pode plantar direto na terra as sementes ou mudas. Os vasos são perfeitos por serem práticos e combinarem tanto com quem mora em casa quanto em apartamento. São várias opções de materiais, formatos e cores. Mas, é imprescindível observar se o vaso é furado no fundo para drenar a água e não encharcar as espécies.

As jardineiras são ótimas para aquelas pessoas que não têm muito espaço, porque elas podem conter mudas de diferentes tipos. Só é necessário ter cuidado para escolher apenas as espécies que convivem bem com outras, que não é o caso da hortelã e da salsinha, por exemplo.

Algumas misturas que dão certo: manjericão, cebolinha e manjerona; tomilho, sálvia e alecrim.

Outra opção para quem sofre com a falta de espaço é criar uma horta vertical, aproveitando as paredes e espaços que não são utilizados. Os temperos podem ser plantadas em vasos ou em estruturas de madeira.

Também existe a alternativa de utilizar materiais reciclados para criar sua horta. Latas, potes de vidros, caixas de leite e garrafas pet são saídas baratas e sustentáveis, mas é preciso sempre lembrar sobre a importância de furar o fundo dos recipientes. Até canecas e xícaras podem ser belos vasos para mini-hortas.

Como preparar o solo?

Pode ter certeza de que essa é uma das etapas mais importantes para o sucesso da sua horta.

A terra precisa ter uma adubação equilibrada, seja em canteiros, vasos ou caixas. O ideal é misturar duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico ou húmus de minhoca e uma parte de areia.

O canteiro ou vaso não pode ter pedras e o solo deve estar bem fofo para que as pequenas raízes encontrem espaço livre para o desenvolvimento. A profundidade ideal para os canteiros é de 30 centímetros, no mínimo, para o bom enraizamento das plantas. Caso seu terreno seja muito argiloso, acrescente areia junto ao adubo para que ele fique mais permeável à água.

Quais cuidados deve ter?

Uma horta é quase que um bicho de estimação: dá um certo trabalho, mas a recompensa é incrível.

Primeiro de tudo, é preciso se atentar à quantidade de luz e irrigações. É importante até quatro horas de luz solar e regas todos os dias, para que se desenvolvam da forma correta. Além disso, como qualquer planta, é recomendado regá-la pela manhã bem cedo ou durante a noite, evitando horários de sol mais intenso.

Se você tiver um lago ornamental em sua casa, é uma ótima ideia utilizar a água dele para irrigar as plantas. A água do lago normalmente possui muitos nutrientes que a plantas irão adorar!

Procure também deixar as suas plantas em um local protegido do vento, se não forem resistentes como a lavanda, o alecrim, o tomilho e a citronela.

Outra preocupação é com a adubação. A torta de nim é um ótimo adubo para hortas porque também afasta pragas e doenças. O húmus de minhoca e a torta de mamona, rica em nitrogênio, também são ótimas alternativas porque fazem com que as folhas fiquem grandes e robustas.

Mas, é sempre bom optar pela torta de mamona se você não tiver bichos ou crianças, pois ela é tóxica. Para esses casos, você pode substituir a torta de mamona pela torta de algodão.

Também é bom sempre observar se as folhas da sua horta continuam bonitas. Caso pareçam velhas, retire-as. Além disso, quando suas espécies começarem a morrer ou perderem a vitalidade, é indicado recomeçar plantando novas mudas.

Quais espécies plantar?

Para cada caso, existe uma melhor opção. Cada uma das espécies precisa de um tipo de tratamento específico e tem um ciclo de crescimento próprio. É bom sempre se informar se aquilo que está escolhendo é o mais recomendado para você.

Separamos aqui algumas espécies que desenvolvem bem em determinados ambientes. Porém, antes de adquirir, certifique-se de que é uma boa escolha para onde vai plantar, segundo as condições do ambiente.

Grandes espaços: chicória, couve-flor, espinafre, abobrinha, alecrim, milho, quiabo, repolho, boldo, berinjela, tomate, vagem, salsão, sálvia e ervilha-torta.

Pequenos espaços (varandas, vasos ou pequenos quintais): coentro, hortelã, manjerona, manjericão, salsinha, tomilho, rabanete, rúcula, alface, agrião, cebolinha, orégano e beterraba.

Viu como não é tão difícil ter a sua horta em casa? Com um pouco de cuidado e vontade, você pode ter sempre à mão os seus ingredientes preferidos.

Gostou da dica? Então dá uma olhada também no que sugerimos para você ter uma área de lazer para ninguém botar defeito. Temos certeza de que vai gostar.

Sair da versão mobile