Biologia e química no lago Filtragem do lago

Eutrofização em lagos artificiais: O que pode causar a “morte” do seu lago

Sem comentários

Eutrofização em lagos, é um processo natural, raro, e lento, associado ao tempo de evolução dos ecossistemas. Ocorre normalmente com o aumento de matéria orgânica, principalmente fósforo e nitrogênio na água. Existem outros fatores em que podem contribuir para a eutrofização de lagos, como aumento de temperatura e exposição contínua sobre luz solar.

A eutrofização ocorre de forma diferente em lagos naturais e nos lagos artificiais

Lagos, represas, lagoas e outras fontes de água dulcícola que se formam de maneira natural, normalmente possuem volumes de água maior do que lagos artificiais. Possuem também uma população menor de indivíduos macroscópicos por litro de água, além de uma troca de água contínua. Isso torna o processo de eutrofização mais lenta. Já em lagos artificiais ornamentais, temos as seguintes situações:

  • A evaporação em relação ao volume total de água é grande.
  • A população de indivíduos macroscópicos por volume de água é maior.
  • A troca de água não é continua.

Isso acaba acelerando o processo de acúmulo de matéria orgânica e consequentemente a eutrofização. Nesse momento ocorre uma proliferação excessiva de algas, que pode ter aceleração de seu metabolismo em temperaturas maiores, e alta taxa de multiplicação quando exposto continuamente à luz.

Eutrofização em lagos ornamentais

A eutrofização em lagos pode causar a extinção da vida no lago ornamental

Um dos grandes problemas do excesso de algas em um lago artificial pode, um um primeiro momento, ser apenas o aspecto de sujeira. Mas o maior de todos os problemas é que o excesso de algas pode impedir a chegada de iluminação nas partes mais profundas de seu lago. Isso acaba ocasionando os seguintes problemas:

  1. Morte das plantas aquáticas.
  2. Aumento da quantidade de matéria orgânica que vai nutrir bactérias aeróbicas.
  3. Aumentando a quantidade de gás carbônico.
  4. Extinção da vida.

Para evitar que tais problemas ocorram, recomenda se manutenções periódicas no sistema filtrante de seu lago acompanhado de trocas parciais de água. Além claro, de uma boa circulação de água para garantir a devida oxigenação.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *