Doenças dos peixes Tratamento dos peixes

Doenças externas e internas nos peixes

Sem comentários

Os peixes, como quaisquer outros animais, porem fica doentes. As vezes o tratamento pode ser muito simples e outras vezes muito complicados. A complexidade do tratamento pode aumentar de acordo com o tempo que demoramos para detectar o problema. A doença nos peixes são muito comuns de surgir quando temos parâmetros de água incorretos e stress nos peixes.

Doenças internas e externas

As principais doenças dos peixes são diferenciadas a partir de seu aspecto, denominadas como doenças externas e doenças internas. As doenças externas surgem em pontos comuns como nas nadadeiras, na pele e nas guelras. A maior parte pode ser detectada em fase inicial, sendo possível seu imediato tratamento. As doenças internas não são tão fáceis de detectar e diagnosticar. Porém, com uma observação minuciosa é possível notar algum comportamento atípico. Como por exemplo:

  • Falta de apetite.
  • Nado irregular.
  • Descoloração.
  • Isolamento.
  • Manchas no corpo.
  • Vermelhidão em certas partes do corpo.

A doença nos peixes podem ser evitadas com a prevenção

O diagnóstico correto é essencial para um tratamento bem sucedido em uma eventual doença nos peixes.

No caso das doenças internas, um criador atento pode notar em fase inicial através de uma observação regular. Nesta fase, os peixes doentes ainda não perderam completamente suas defesas, e as chances dos peixes saudáveis não estarem contagiados é maior.

O diagnóstico correto é essencial para um tratamento bem sucedido. Isso é válido para todas as doenças, pois um tratamento rápido aumenta consideravelmente a possibilidade de cura. O melhor tratamento para doenças é a prevenção. Principalmente mantendo a higiene do ambiente e evitando o stress dos peixes.

Uma boa alimentação e suplementação podem fazer a diferença

Procure sempre alimentar os seus peixes com ração de qualidade para que eles fiquem mais fortes e resistentes a doenças. Existem no mercado alguns suplementos que podemos utilizar na ração que irão ajudar muito a aumentar a imunidade dos peixes nos lagos ornamentais. Fique especialmente atendo nas épocas mais frias do ano. São nesses meses que a imunidade dos peixes pode diminuir e as doenças aparecerem.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *