Equipamentos Filtragem do lago

Dosagem UV-C para inativação de microrganismos

50 Comentários

O filtro UV para lagos e aquários é um equipamento que possui a função de eliminar microrganismos presentes na água. Dessa forma, a água fica mais cristalina, pois ele remove as algas verdes em suspensão e, fica também, mais saudável para os peixes já que o filtro UV elimina vírus, bactérias, fungos e protozoário. 

A eliminação ou inativação dos microrganismos se dá através de uma lâmpada germicida que emite radiação ultravioleta com comprimento de onda na faixa de 254 nanometros. A luz com esse comprimento de onda tem a capacidade de alterar o DNA da célula fazendo com que ela não consiga mais se reproduzir. 

 

Como saber se um microrganismo será morto pelo filtro UV?

Cada microrganismo possui uma tolerância diferente à radiação ultravioleta. Alguns são bem sensíveis como o vírus koi herpesvirus que é responsável pela temida doença da primavera em lagos de carpas. Outros são extremamente resistentes como o protozoário Cryptocaryon irritans que causa o íctio em aquários marinhos. Para combater um microrganismo específico é preciso conhecer qual é a dosagem de radiação necessária para elimina-lo. Em seguida, deve ser observado, nas especificações do filtro UV, qual a vazão necessária para atingir essa dosagem. 

No gráfico abaixo, temos um exemplo da dosagem UVC pela vazão. Para eliminar a água verde causada pela alga Chlorella vulgaris, é necessária uma vazão de 800 l/h no filtro UV de 9W da Cubos. Com essa vazão, a dosagem alcançada é de aproximadamente 12mJ/cm2, dosagem essa, suficiente para eliminar 90% dessas algas em somente uma passagem pelo UV. Como em um lago ou aquário o sistema é fechado e a água passa repetidamente pelo filtro UV, essa vazão pode ser bem maior que os 800 l/h para dar um bom resultado.

Dosagem UV-C por vazão para filtro UV 9W da Cubos

Dosagem UVC x vazão para filtro UV Cubos de 16W.
Gráfico de dosagem UV-C para filtro UV de 95W da Cubos.

Cada equipamento terá o a sua própria especificação de vazão para uma certa dosagem. Quando maior a potência maior será a dosagem para uma mesma vazão. Equipamentos de alta qualidade, como os filtros UVs da Cubos, são projetados para otimizar ao máximo a dosagem da radiação. Isso se deve a geometria de construção, lâmpadas de qualidade, cristais de quartzo de alta pureza, reatores especiais entre outros fatores. 

Tabela de dosagens UVC

Abaixo temos uma tabela que apresenta a dosagem necessária para inativar alguns microrganismos. Essa inativação deve acontecer em apenas uma passagem da água pelo filtro UV. Como em lagos e aquários a passagem dá água se dá varias vezes pelo filtro UV, os valores da tabela podem ser considerados com folga na hora de fazer o dimensionamento.

Os estudos de dosagem são feitos em cima de uma porcentagem de eliminação começando por 90% de eliminação e indo para 99%, 99,9%, 99,99% e assim por diante, muito comumente apresentada em redução logarítmica de log 1, log 2, log 3 e log 4 como mostrado na tabela abaixo.

Os valores da dosagem são apresentados em mWs/cm2 ou, igualmente em mJ/cm2

  90% (log 1) 99% (log 2) 99,9% (log 3) 99,99% (log 4)
ALGAS        
Chlorella vulgaris (algas verdes) 12
         
PROTOZOÁRIOS        
Amyloodinium ocellatum 105
Ceratomyxa shasta 30
Costia necatrix 318
Cryptocaryon irritans (íctio marinho) 280
Ichthyophthirius multifi liis (íctio de água doce) 100
Myxobolus cerebralis (TAMs, Whirling Disease) 40
Perkinsus marinus (dermo disease) 30
Sarcina lutea (Micrococcus luteus) 26
Trichodina nigra 159
Trichodina sp. 35  
         
FUNGOS        
Saprolegnia diclina (zoospores) 40 170
         
VÍRUS        
AHNV (Atlantic Halibut Nodavirus) 105
CCV (Channel Catfish Virus) 20
CSV (Chum Salmon Virus) 100
IHNV (Infectious Hematopoietic Necrosis/CHAB) 20
IHNV (Infectious Hematopoietic Necrosis/RTTO) 30
IPNV (Infectious Pancreatic Necrosis Virus) 246
ISA (Infectious Salmon Anemia) 8
KHV (koi herpesvirus) 4
OMV (Oncorhynchus masou Virus) 20
VHS (Viral Hemorrhagic septicemia) 32
         
BACTÉRIAS        
Aeromonas salmonicida 3,6
Bacillus subtilis (spores) 22
BKD (Bacterial Kidney Disease) 60
Flavobacterium psychrophilum (Salmonid Bacterial Coldwater Disease) 126
Listeria monocytogenes 16
Pseudomonas fl uorescens (fin rot) 11
Streptococcus sp. (seawater) 20
Vibrio anguillarum 30
Vibrio sp. (oyster) 155
Yersinia ruckeri 30

Os dados da tabela foram retirados de diferentes estudos e servem apenas como uma referência. 

Fique atento nas unidades de medida da dosagem, que podem variar muito de tabela para tabela e de equipamento de diferentes fabricantes. A comparação deve sempre ser feita considerando uma mesma unidade de medida. A unidade da dosagem ultravioleta sempre será no formado de [ (Watts x segundos) / (área) ]. O (Watt x segundo) pode ser substituído pela unidade J (Joule) que é exatamente o mesmo que (Watt x segundo). A área normalmente será apresenta da em cm2 ou m2. Também é muito comum utilizar o mili Joule (mJ) ou o micro Joule (µJ). 

Outra dica importante é quando for utilizar tabelas que estão escritas em inglês. No inglês a virgula não é a separação da casa decimal, mas sim a marcação do milhar. Em inglês, o número 10,200 tem o valor de 10 mil e duzentos e não 10 virgula 2 como em português. 

 

50 comentários

  1. Boa tarde Caio
    Com esses valores de vazão ficam bem longe da vazão da bomba medusa por exemplo que é 12000 litros. Se eu passar toda a vazão da bomba pelo UV, ele não terá eficiência nenhuma, é isso?
    Preciso colocar o UV em um bypass então para diminuir a vazão pelo UV?

    Quando voc6e diz “os valores da tabela podem ser considerados com folga na hora de fazer o dimensionamento” quer dizer que posso colocar mais vazão no UV? Ou quer dizer que posso colocar menos vazão no UV?

  2. Olá uma boa noite, Sempre instala o filtro UV na primeira captação da água do lago antes de ir para a filtragem biologica, mecânica e etc…??? Agradeço antecipadamente!!!

    1. Oi José, tudo bem? Nós não temos uma loja, pois somos fabricantes. Mas podemos lhe atender em nossa fábrica, entre em contato pelo 11 30436800 para que possamos marcar com você.

    1. Oi Vinícius, tudo bem? Obrigado por nos acompanhar. O melhor é instalar o ozônio antes do UV pois, quando o O3 passa pelo UV, ele gera hidroxila que é mais oxidante que o ozônio.

  3. Boa tarde!
    Fiquei em dúvida sobre o gráfico do UV 9W.
    O texto diz que para a vazão de 800 l/h a dosagem é de 20mJ/cm2.
    Mas pela curva do gráfico dá 10 mJ/cm2 !?
    É isso ou estou lendo errado?

  4. O filtro UV e respectivo reator tem que ser obrigatoriamente instalados em ambiente abrigado ou podem ser instalados ao tempo?

    1. Os modelo de 9W, 16W e 36W podem ser instalados ao tempo, com o fio que sai do UV voltado para cima. Os modelos de 60W e 95W deve ficar abrigados. Os reatores devem ficar, preferencialmente, abrigados.

  5. Tenho um laguinho de cimento com aproximadamente 4000 litros de agua totalmente exposto ao sol, nele tenho 4 carpas coloridas de aproximadamente 30 cm cada uma, o laguinho tem 50 cm de profundidade, uso uma bomba para circulação da agua para 10.000 litros, já tentei vários filtros mas a agua continua sempre turva e esverdeada, minha pergunta: qual o filtro ideal (marca, modelo,, potência capacidade) para que eu consiga tem uma agua transparente em cristalina???
    Antecipadamente agradeço seu retorno.

  6. Caio, comprei o UV de 36W de um amigo que usava em um aquario marinho de 1000l, meu aquario tem a metade do tamanho, 500 litros, qual a vasão que coloco nele? Ele deve ficar ligado 24h por dias? Obrigado

    1. Olá Luiz, tudo bem? Uma boa vazão para o seu UV de 36W seria na faixa de 300 a 500 l/h. O UV deve ficar ligado 24h por dia. Só veja ze a lampada já tem mais de um anonde uso, caso afirmativo, você deve fazer a troca.

  7. Caio, tudo bem ? Quer dizer que o 16w não elimina o ictio de agua salgada ? OU elimina com uma vazão de água menor ? Se puder explicar, agradeço.
    Att. Rodrigo

  8. bom dia.
    meu lago é de 7.000l.
    a agua é limpa , mas com poucos dia cri um limo verde nas paredes e no fundo
    tenho 2 bombas de 16.000l com 2 sampes de 150 litros cada um.
    me oriente por favor

  9. Olá, tenho um lago de carpas koi com 20mil litros. Uso Ozônio, filtro biológico e UV Cubos 60W (q acabou de estragar) mas, mesmo assim, pedras laterais e areia branca do fundo ficam verdes. Pode orientar se devo usar um mais potente e com qual vazão?

  10. Bom dia, adquiri um filtro UV Cubos de 9w e gostaria se possível de saber qual a fórmula utilizada para o gráfico do posto.

    Desde já muito obrigado

  11. Boa tarde Caio, tudo bem?
    Tenho um aquário de 200lts, água doce, com ciclídeos africanos, e filtragem HOPAR HL-3313 FLmáx: 1800L/H
    Por favor qual UV você indica?
    Devo colocar o UV após a filtragem?
    Muito obrigado!
    Abraço

  12. Olá Caio!
    Tenho um aquário marinho de 2 mil litros e problemas crônicos de infestação de ictio.
    Qual a potencia do filtro UV recomendado e qual o volume ideal passando pelo filtro para me ajudar nesse controle que preciso?

    1. Fabiano, bom dia. Tudo bem? O ictio de água salgada é bem resistente, ele precisa de uma dose de aproximadamente 300mJ/cm2. Para essa dose, você pode usar um UV da Cubos de 60W com uma vazão de até 200l/h ou o modelo de 95W com uma vazão de até 400l/h.

  13. Boa noite Caio!

    Tenho um aquário de agua doce de 225L com um sump para filtragem. Adquiri um filtro UV da Cubos de 36w e o objetivo ~e matar algas verdes. Qual seria a vasão que coloco nele?

  14. Tenho um lago com aproximadamente 6000 litros de agua totalmente exposto ao sol, , o lago tem 70 cm de profundidade, uso uma bomba para circulação da agua para 20.000 litros com tubulação de 50mm, comprei um filtro UV60W, poderia utilizar esta mesma bomba com a tubulação de 50mm para que eu consiga tem uma agua transparente em cristalina, ou é muita vazão para este filtro de 60W?
    Antecipadamente agradeço seu retorno.

  15. Boa tarde.

    Caio, tenho um sistema de aquapônia com criação de tilápias (3 caixas de 1000 L) e estou com problemas com algas filamentosas. Uso uma bomba de 9000 L/h no sistema, 3 filtros mecânicos de 200 L e um sump também de 200L. Qual seria o equipamento ideal e vazão para o meu sistema?

  16. BOA TARDE,
    PARA UM AQUÁRIO MARINHO DE 250 LITROS TOTAIS (100X50X50) E SUMP DE 128 L (80X40X40) – VOLUME REAL DE 260 L, QUAL A RECOMENDAÇÃO DE VAZÃO E MODELO DE UV RECOMEDADO para a eliminação da maioria das infestações ?

  17. Boa tarde, estou montando um lago em alvenaria com 10.000 l, exposição a pleno sol e filtragem realizada com uma bomba de 20 mil l/h. Estou em dúvida quanto a potência do UV, um de 36W é suficiente?
    A instalação junto a bomba deve ser realizada com BYPASS?
    Qual o melhor ciclo de uso sempre ligado ou ciclos 12/12 h, por exemplo?
    Desde já obrigado pela atenção.

  18. Caio, estou querendo colocar na piscina de casa (6000L) p/ evitar que a água fique verde e tbm reduzir a necessidade de cloro. Pretendo colocar o acionamento do filtro UV/Cubos juntamente com o tempo de acionamento da bomba do motor de filtragem da água, desta forma, ficaria atuando cerca de 2 horas por dia. Sabendo que estas 2 horas é o tempo que leva para o filtro atuar no volume total de água, estou pensando em colocar o filtro de 36W neste percurso pós/antes da filtragem do filtro de areia. Atende o meu caso esta especificação de 36W sob esta condição proposta?

  19. Caio boa tarde, estou com um problema no meu lago que não consigo a transparencia desejada pelo meu cliente, gostaria de te enviar fotos e videos e os equipamentos que utilizei, inclusive um UV de 95W

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *