Alimentação dos peixes

A gordura na alimentação dos peixes

Sem comentários

Alguns tipos de gorduras necessárias na alimentação dos peixes são fornecidas através de rações balanceadas e são essenciais para saúde. A gordura na alimentação dos peixes têm duas funções principais. Uma é o fornecimento de energia de alta qualidade para o organismo e outra é a reserva de gordura do corpo para garantir as necessidades de energia em longo prazo.

Omega 3 e Omega 6 como gordura na alimentação dos peixes

Certas gorduras são a fonte principal de energia para atividades dos peixes e seus músculos. As gorduras essenciais para os peixes são Omega 3 e Omega 6, sendo que peixes de água doce necessitam mais do Omega 6 e peixes marinhos do Omega 3. Já as espécies de carpas necessitam exclusivamente dos dois tipos de gordura.

Na falta de gordura a queima acontece nas proteínas

No alimento das carpas é necessário conter ácidos gordos polinsaturados, ou seja, gorduras Omega 3 e 6. Esses peixes possuem uma composição equilibrada de gordura que estão distribuídas por todo o organismo. Se na alimentação não estiverem disponíveis as gorduras essenciais, o organismo das carpas queimam proteínas ao invés de gorduras. Esse processo aumenta a excreção de amônia através das guelras. No entanto, se o alimento conter a quantidade de gorduras suficiente, não são mais queimadas as proteínas e os peixes vão obter energia queimando as gorduras. E assim a excreção de amônia pelas guelras é reduzida ao mínimo.

Reserva de energia insuficiente e suas consequências nos peixes

No caso de reserva de energia insuficiente, as carpas ficam muito sensíveis a alterações de pH. Principalmente quando o pH esta mais alcalino. No caso da amônia, mesmo em baixas concentrações os peixes também ficam mais sensíveis. A sensibilidade também aumenta com as mudanças de temperatura e agentes patogênicos.

Fique por dentro dos artigos da Cubos acompanhando sempre o nosso blog e curtindo a nossa página no Facebook.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *