Biologia e química no lago

Aedes aegypti: O mosquito transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela urbana

Sem comentários

Aedes aegypti, conhecido popularmente como mosquito-da-dengue ou pernilongo-rajado, é originário da África e está atualmente presente em quase todo o mundo. Esse mosquito é o transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela urbana. O Aedes aegypti é menor quer um mosquito comum, com menos de 1cm. Ele tem o corpo preto com listras brancas no tronco, cabeça e pernas. Para que ele consiga se estabelecer em uma região, é necessária a presença humana. Os humanos dificilmente conseguem escutar o bater de asas desse mosquito, o que dificulta ainda mais a prevenção.

Suporta temperaturas entre 5°C e 42°C. A temperatura ótima para o mosquito é em torno de 36°C, podendo ter suas atividades reduzidas à espera de temperaturas favoráveis.

Como é feita a reprodução do Aedes aegypti?

A sua reprodução é normalmente feita em água limpa e parada, local onde o mosquito Aedes aegypti prefere por seus ovos. Sua preferência também é por locais sombreados e na área externa das residências.  Atualmente descobriu-se que o Aedes aegypti também coloca seus ovos em água suja, como esgoto e águas turvas, por exemplo.

Sua reprodução se dá pela cópula. Os machos são atraídos pelos zumbidos emitidos pelas asas das fêmeas. O macho não sobrevive à cópula, pois a fêmea o devora no chamado canibalismo sexual.

O mosquito vive em torno de 30 dias e o macho se alimenta exclusivamente de frutas. Já, a fêmea, necessita de sangue para o amadurecimento de seus ovos e chega a colocar entre 150 a 200 ovos que eclodem rapidamente, em menos de 30 minutos. Esses ovos são postos separadamente, normalmente na parede interna de objetos próximos a água, como pneus, latas, vasos, garrafas, calhas, espelhos d’água, etc. Podem também depositar seus ovos em lagos ornamentais, lagos naturais e piscinas biológicas, em locais sem acesso aos peixes que normalmente comeriam as larvas. Espelhos de água ou piscinas sem tratamento também são fontes de procriação do mosquito.

Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o mosquito adulto.

São insetos com ovos muito resistentes, que depois de depositados, podem aguardar por vários meses a chegada da água para a sua incubação. Se esses ovos tiverem sido postos por fêmeas contaminadas com o vírus da dengue, seus filhos também serão transmissores da doença.

O sangue humano é a fonte de proteínas preferida das fêmeas, que costumam atacar no inicio do dia ou ao entardecer. Além dos humanos não escutarem o bater de asas do Aedes aegypti, a fêmea possui uma substancia anestésica na sua saliva que torna a picada indolor.

Como eliminar o mosquito da dengue, febre amarela e zika e chikungunya?

Uma forma muito eficiente e segura de eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela urbana, é com a utilização de controles biológicos como o Cubos Aedes. Seu ingrediente ativo é a bactéria que ocorre naturalmente no meio ambiente, o Bacillus thuringiensis israelensis (BTI). Essa bactéria é totalmente inofensiva para os seres humanos, animais domésticos, peixes, aves e plantas.

A aplicação é feita de forma bem simples, bastando borrifar o produto nos locais de procriação como bordas dos lagos e recipientes que podem acumular água. A aplicação deve ser repetida de 15 em 15 dias para se garantir que as larvas do mosquito não se desenvolvam.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *