Filtragem do lago

Carvão ativado para uso em aquários ou lagos ornamentais

Sem comentários

O carvão ativado possui diversas aplicações, Algumas delas são:

  • Tratamento de efluentes;
  • Remoção de metais pesados em indústrias;
  • Remoção de odores e gostos em águas de abastecimento público;
  • Entre outras.

O uso do carvão ativado na redução de cheiro e metais pesados

Em lagos e aquários sua aplicação foca principalmente na remoção de odores e metais pesados. Estes, vêm presentes em águas de poços, rios ou até mesmo de abastecimento público.

Colocar antes ou depois da filtragem?

Segundo artigo adaptado de Najm et al. (1990), o carvão ativado aplicado na água bruta (dentro do filtro) objetiva um aumento do tempo de contato deste com os compostos orgânicos causadores de gosto e odor. Dessa forma, tem a vantagem de permitir maior retenção. No entanto, há a possibilidade do carvão ativado adsorver compostos orgânicos de alta densidade. Nesse caso, podemos ter a diminuição da quantidade de poros de adsorção disponíveis para a remoção dos compostos orgânicos causadores de gosto e odor. Ou seja, o carvão ativado quanto aplicado dentro do filtro, se satura mais rapidamente, porém ajuda muito na retenção de impurezas tanto grossas quanto finas. Já, quanto aplicado após o sistema de filtragem, o carvão ativado foca na retenção de partículas de baixa densidade como as causadoras de odor típico de peixe e lodo.
Carvão ativado especial da CubosCarvão ativado especial da Cubos, para aquários ou lagos ornamentais

Assim, podemos concluir que os dois posicionamentos são eficientes. Como na maioria das vezes não existe o melhor, mais sim o mais indicado para cada projeto. Em projetos de lagos onde a filtragem de todos os tamanhos de partículas está abaixo do recomendado, o carvão deve vir antes. Já, em casos em que o sistema de filtragem está eficiente, é mais recomendado o uso do carvão após o sistema de filtragem.

Bibliografia:

Interferência do processo de coagulação na remoção de compostos orgânicos causadores de gosto e odor em águas de abastecimento mediante a aplicação de carvão ativado em pó por Margarida MarchettoI; Sidney Seckler Ferreira Filho

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *