Doenças dos peixes Tratamento dos peixes

Observar com atenção é a melhor forma de identificar uma doença no peixe

2 Comentários

Mesmo com as melhores condições de manutenção do lago podem surgir doenças nos peixes. O importante é saber identificar uma doença no peixe, classificá-las e tratá-las corretamente. Para tal, são necessários alguns conhecimentos básicos das doenças mais frequentes.

Observe os peixes durante a alimentação para identificar uma doença no peixe

Para avaliar o estado de saúde dos peixes é preciso que todos os dias durante sua alimentação, verificarem os sintomas de doenças e comportamentos fora da normalidade. Também deve ser mantida uma vigilância rigorosa caso algum peixe se isolar ou se destacar por qualquer outra razão.

A observação precisa dos peixes no lago não é naturalmente fácil como em um aquário, nem sempre é possível elaborar um diagnóstico exato, especialmente em grandes lagos e no caso de peixes mais tímidos. Uma importante ajuda contra doenças é o fortalecimento do sistema imunológico. Deve verificar se os valores de água estão corretos e oferecer aos peixes todos os nutrientes necessários, especialmente vitaminas.

Os peixes com maiores defesas no organismo são menos suscetíveis a doenças do que os animais sob stress. Porém, se forem contaminados, os peies mais resistentes terão a sua recuperação será mais rápida e garantida. Uma propagação de doença entre a população de peixes pode ser evitada com a aplicação de remédios na água e os cuidados corretos de manutenção e higiene no lago.

Conheça os principais sintomas que devem ser observados nos peixes:

  • Está se alimentando normalmente?
  • Está isolado em um canto ou parado?
  • Está com alguma dificuldade em nadar, ou nadando meio de lado ou torto?
  • Está pegando ar na superfície?
  • Está se raspando nas pedras como se estivesse se coçando?
  • Está respirando de forma alterada ou ofegante?
  • Apresenta alguma ferida no corpo?
  • Apresenta vermelhidão em alguma parte do corpo?
  • Apresenta pontos brancos nas escamas?

Em um primeiro momento o importante é identificar algo estranho no peixe e, a partir disso, procurar um especialista para orientar o que deve ser feito.

2 comentários

  1. Olá! Meu nome é Lucas Vargas, e eu queria saber, qual é o nome do profissional que cuida de lago ornamentais, porque eu cuido de um lago de 600mil litros cúbicos, e a empresa disse que não tem uma profissão específica para esse trabalho. Gostaria de saber se tem. Obg

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *