Lago no paisagismo

Veja 6 maneiras de usar madeira para decorar a área externa

Sem comentários

Tão bom ter a casa do nosso jeito e decorada com o nosso estilo, não é mesmo? E você já pensou no que fazer com o jardim ou com a varanda da sua residência? Para acabar com esta dúvida, traremos diferentes possibilidades de uso da madeira para decorar a área externa. Tudo para que o seu lar fique mais aconchegante e bonito.

Hoje, a madeira é o material mais procurado para decorar ambientes ao ar livre. E não é à toa: além de aliar beleza e durabilidade, ela é versátil e costuma ser encontrada em vários tamanhos e formatos. Seja dentro ou fora de casa, a madeira pode ser aplicada em móveis, janelas, pisos, divisórias, telhados e vigas.

Para você não ficar perdido, separamos aqui tudo o que precisa fazer para incluir a madeira no seu dia a dia. Vamos lá?

Melhores tipos de madeira para área externa

Em primeiro lugar, você precisa entender as melhores alternativas para o seu caso. Abaixo, listamos os principais tipos de madeira que você pode adquirir para fazer a decoração do espaço externo:

Madeira maciça

Ela é usada em seu estado bruto. Os móveis resultantes deste tipo de madeira são de estilo colonial e rústico. Por durar muitos anos, essa madeira é indicada para aquelas pessoas que não pretendem trocar de móveis rapidamente.

Sua beleza está no fato de trazer todas as características naturais. E, por conta de sua solidez, a madeira maciça pode ser usada em itens, como cadeiras, bancos, pisos, mesas e sofás. Além de tudo, ela é resistente ao calor intenso, umidade e arranhões.

Como exemplo deste material, o ipê traz um ar de sofisticação e requinte, sendo muito usado em espreguiçadeiras e bancos. Já a maçaranduba, com seu tom avermelhado, é outra opção requisitada. Resistente a cupins e fungos, ela fica ainda mais charmosa com o passar dos anos, quando o tempo de exposição ao sol escurece seu tom.

A cumaru é ideal para quem quer uma madeira com alto grau de resistência à água, vento e luz natural. Sua durabilidade é superior a 12 anos e é por conta disso que costuma ser usada em espaços gourmets e churrasqueiras de prédios.

Madeira de demolição

Este tipo de madeira é proveniente de peças prontas e de construções antigas, como trilhos de velhas ferrovias, portas de antigos casarões e janelas coloridas da casa da sua própria avó, por exemplo. Para ser reutilizada, ela precisa passar por tratamentos industriais, e costuma apresentar um visual bem rústico.

Sua estética única, mostrando o desgaste e as marcas do tempo, tem encantado muita gente. Todo esse charme é aproveitado em móveis planejados, grandes mesas e bancos, revestimentos e pisos. Por sua cara mais antiga, esta madeira é muito utilizada em decorações de estilo vintage e industrial.

Madeira MDF

Por ser resultado da aglutinação de fibras de madeira e resina sintética, esta matéria-prima é bastante usada em peças que precisam de relevos detalhados, cortes e entalhamentos.

Devido a sua versatilidade, seus usos são diversos. Escrivaninhas, racks, prateleiras, estantes, armários, portas, batentes, divisórias. As opções são muitas! Em ambientes externos, este tipo de madeira pode aparecer em artigos de decoração, tampos de mesa e quadros. Também é um material ecologicamente correto e durável.

Madeira de reflorestamento

Cada vez mais, as pessoas têm optado por materiais ecologicamente corretos. É exatamente por este motivo que a madeira de reflorestamento tem sido tão utilizada.

Ela é originada de árvores que foram replantadas e que, portanto, não passaram pelo processo de desmatamento. Por apresentar uma qualidade acima da média, ela pode ser usada em diversos móveis para áreas externas, além de pisos, janelas e portas.

Um dos exemplos desta madeira é o jatobá, uma ótima opção para móveis de luxo por causa de sua cor marrom avermelhada e porque traz um toque de clássico à decoração. Também costuma ser utilizada em bancos e espreguiçadeiras.

Outra opção é o eucalipto, que é utilizado em móveis desde a década de 50. Sua madeira leve pode ser facilmente trabalhada e produzir itens de ótima qualidade e resistência.

6 maneiras de usar madeira para decorar a área externa

Após conferir as opções de madeira que você pode adotar na sua área externa, é hora de ter algumas sugestões de como decorar este ambiente, que pode ser um convite para relaxar ou aproveitar o dia com os amigos. Confira:

1. Uma sala de estar externa

Um espaço para receber as pessoas pode ser uma ótima ideia. É só investir em um banco ou, até mesmo, um sofá e uma poltrona, tudo de madeira. Para completar, adicione algumas almofadas grandes ao redor, mantinhas para os dias de frio e cachepôs com plantas para dar um clima ainda mais gostoso.

2. Um espaço para relaxar

Um final de semana aproveitando o clima do jardim ou da varanda é uma delícia. O uso da madeira no ambiente externo já traz esse clima mais caseiro, mas o uso de redes para descanso ajuda a deixar tudo aconchegante.

Levar plantas e flores para o ambiente proporciona uma sensação ainda maior de conforto, perfeito para relaxar. Se o espaço for grande, você também pode investir em biombos vazados de madeira para delimitar áreas sem quebrar a continuidade visual.

3. Um charme para seu lago ornamental

Se o seu jardim conta com um belo lago ornamental, que tal incluir ao redor dele um deck de madeira? Fica super charmoso e combina bastante com este ambiente integrado em meio à natureza.

4. Um lugar especial para leitura

Você é daquelas pessoas que adoram ler ao ar livre? Então, que tal criar um ambiente para este fim? Combine banquinhos ou poltronas de madeiras para você sentar, jardins verticais feitos com ripados de madeira para dar um clima aconchegante e, ainda, estantes para colocar os seus livros preferidos. O conjunto criará a atmosfera ideal  para a leitura.

5. Um clima charmoso para a noite

Combinar a madeira da área externa com um projeto de iluminação gera um clima muito aconchegante para jantares românticos ou, até mesmo, um happy hour divertido com os amigos. Spots de luz embutidos no deck e balizadores para jardim são ótimas pedidas!

6. Um ambiente feito com tacos de madeira

Modernos e elegantes, os tacos de madeira vêm ganhando bastante destaque e sendo usados como revestimentos de paredes externas. Eles ficam charmosos quando aparecem na fachada da varanda ou quando compõem pequenos painéis decorativos ao redor da casa.

Gostou das sugestões que preparamos para você? Agora, é só optar pela melhor madeira para decorar a área externa da sua casa e pensar no tipo de ambiente que quer criar.

Você já tem um ambiente externo todo decorado com madeira? Conte nos comentários o que resolveu fazer para incentivar outras pessoas a aproveitarem esse material tão charmoso!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *