Cuidados com o lago

Quer um lago sujo e peixes morrendo? Então não faça nada!

Sem comentários

Se você ou seu caseiro realizam um bom trabalho de manutenção em seu lago, com certeza ele nunca se tornará um “pântano”. Possivelmente, estará com água cristalina e peixes saudáveis. Do contrário, ele se tornará verde e tão escuro que só faltará o monstro do lago Ness para se transformar num o pântano de verdade. Nós escrevemos algumas dicas para lhe ajudar na manutenção em lago ornamental.

1. Leia muito e constantemente

Leia sobre lagos ornamentais, manutenção, peixes, filtragem, qualidade da água. Acompanhe as empresas especializadas no Facebook. Não deixe um problema ocorrer para depois “correr” atrás da informação. Aliás, leia os nossos posts publicados neste blog. Separamos alguns relacionados a manutenção do lago que poderão lhe auxiliar nesse inicio, veja:

  1. Dicas para manutenção de lagos ornamentais
  2. Conheça 6 indicadores importantes para a qualidade da água para os peixes
  3. A água ideal para o seu lago
  4. Nem todos os tipos de peixes podem viver no mesmo local

2. Seja um bom observador

Você deve acompanhar o comportamento dos peixes, tendo sensibilidade para identificar algo diferente. Inclusive nos momentos das refeições que é um momento muito propício. Ao dar comida aos peixes, não saia logo de perto do lago, mas verifique se eles estão alimentando-se normalmente e de forma rápida. Isto é importante tanto para que a ração não fique na água e se torne substrato para o crescimento de algas, quanto para certificar que os peixes estão saudáveis (geralmente os peixes doentes ou estressados não comem muito ou não comem).

3. Privilegie os peixes mais do que as pedras verdes

Muita gente acredita que um lago com as pedras verdes está sujo ou desequilibrado. Isso não é verdade. Em um lago recém construído, as pedras estão bem limpinhas e sem nenhuma alga. Com o passar dos dias, a biologia do lago vai se formando e junto com ela as algas que irão grudar nas pedras. Inclusive, essas algas irão auxiliar na filtragem da água do seu lago.

Não se preocupe em limpar as pedras esfregando até tirar todas as algas. Você dificilmente vencerá essa guerra contra as algas. Se concentre sempre na limpeza dos filtros. São eles que devem ser limpos e que devem fazer a sua água ficar cristalina e sem cheiro.

Agora, se a sua água está verde como uma “sopa de ervilhas”, ai sim tem algo errado. Utiliza sempre um bom filtro UV para se livrar dessas algas em suspensão que deixam o lago muito feio.

4. Anote quando utilizar os produtos no lago

É bom ter um caderno com anotações de informações do lago. Anote sempre! Veja a lista dos itens que consideramos mais importante de se registrar:

  • Troca parcial de água, ou TPA.
  • Aplicação de acelerador de biologia, algicida, clarificante ou algum outro produto químico pra lago.
  • Troca de lâmpada UV.
  • Troca de carvão ativado e zeólita.
  • Limpeza nos filtros mecânicos.
  • Limpeza nas bombas do lago.
  • Análise dos parâmetros de pH, amônia, nitrito e nitrato
  • Temperatura do lago.
  • Dia em que um novo peixe foi introduzido e qual é esse peixe.

Isto te deixará mais seguro de quando tais ações precisam ser realizadas novamente ou quando algo novo foi feito no lago. Nos manuais dos produtos sempre há indicações de quando é necessário a troca de cada item. Portanto, leia sempre todas as informações que existem tanto nos manuais quanto nas embalagens dos produtos.

Estas são dicas simples para quem possui ou pretende fazer um lago. No entanto, são literalmente negligenciadas por quem já possui algum lago há bons tempos. O intuito deste post é incentivar você a começar a seguir estas dicas, apesar de simples, e dar apoio total para ter sucesso em seu lago, evitando que ele se torne um pântano a longo prazo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *